Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rb84   paraná - AC
Shaolin   Campinas - SP
Millow   São Paulo - AC
Rafael   Sorocaba-SP - AC

Portfólios Ver Mais

Bremer   Recife - PE
krabat   ceara - AC
Fmatheusb   Brasil - PE
boriz   maceio/al - AL

Ajuda Cad

Por: Bruna Soares da Silva  

Em: 18/05/2007 12:29

Muito legal essa discussão! Fico feliz em saber que ela está ajudando no novo curso. Concordo com você sobre a necessidade de manter os modelos importados na mesma escala do cad caso seja necessário acrescentar alguma modelagem ou mesmo usar plantas baixas em 2d como referência e depois aumentar tudo para poder texturizar etc..Como você disse, um box 1x1x1 que quando ampliado fica com uma medida de 39,37 und. dificulta bastante o trabalho com medidas precisas. Nos meus trabalhos, eu costumo prestar muita atenção na proporção dos modelos na cena, pois antes de mais nada o max é um programa artístico. É muito comum para o pessoal que está iniciando errar nesse ponto. Eu mesmo já errei um bocado.. rsss! Sobre a questão do ucs em 0,0,0 eu crio as plantas nessa coordenada e quando inicio uma modelagem no cad eu colo a planta baixa também nessa coordenada. Isso faz com que os objetos ao serem importados cheguem bem próximos, ou até mesmo no exato local de uso na cena. abrs!
Oi Eduardo, tudo bem? Essa discussão ajudou sim, porque eu quero mostrar todas as opções e se tivesse alguma que eu não tinha percebido, era importante saber. Com a sua penúltima mensagem que eu percebi que você estava falando sem respeitar as medidas do AutoCAD e eu estava falando respeitando as medidas do AutoCAD. O leitor Bernardobomb postou uma outra dica legal de combinação que permite trabalhar com o Max usando unidades precisas e num tamanho adequado para o mundo padrão do programa. Só que precisa mudar o System Units Setup, então, a pessoa tem que ser experiente no Max, porque não poderá mais seguir tutoriais na internet, todos os valores serão diferentes para obter o mesmo resultado. Mas se a pessoa já conhece o que precisa do Max e não vai precisar acompanhar tutoriais, é uma boa opção. Ele fala para passar para centímetros no Display Units e mudar a escala da unidade no Units System Setup para 2.54, que é o valor de uma polegada em centímetros. Assim, poderia trabalhar em centímetros num tamanho bom para o mundo padrão do Max. Ele não mencionou que se colocar a escala correta de polegadas para metros, daria para trabalhar em metros também. Abraços
Oi Eduardo. Como é que eu faço para posicionar a planta em ucs 0,0,0 no cad. Se eu salvar a planta em centimetros no cad, como eu seto a ficha de importação do Max? E tambem em metros. Voce mexe nas unidades genericas do Max? Eu queria saber porque quando eu importo uma planta e modelo ela com wall, e depois importo uma porta, essa porta vem tão pequena que eu não consigo achá-la. Obrigado.
Olá Osires! Para posicionar em 0,0,0 basta selecionar o que interessa (no caso as linhas em 2d do cad), copiar usando CTR + C, depois vc cria um arquivo novo e cola usando CTR + V. Nesse momento, o CAD solicita o local onde vc quer colar esse desenho então é só digitar 0,0,0 (sem usar @) que o desenho fica certinho. Lembrando que não se deve mudar nada nas unidades do CAD. Se vc modela no max, então é só importar o arquivo sem mudar nada também e fazer toda a modelagem normalmente. Somente na hora de aplicar as texturas e iluminar a cena é que se deve aumentar a cena toda com o comando scale do max umas 10X. Tenta fazer assim e depois me diz o result. abrs!
Olá Eduardo, então eu vou abrir um arquivo novo no cad, não mexer em nada, limpar a minha planta, fazer como voce explicou e depois eu digo o que aconteceu. Obrigado e abraço. É aí que é a UCS 0,0,0 ?
Eduardo tudo bem? É assim que a planta deve chegar no Max? Obrigado e desculpe a insistencia!
Olá pessoal, desculpem a insistencia, mas eu tenho um proposito de até o final do ano, fazer uma maquete de um sobrado para um parente meu. Primeiro eu apanhei para aprender alguma coisa de cad, depois foi um sufoco para aprender alguma coisa de modelagem com polisolid e depois com o boudari e extrude.Agora é o importar de uma maneira que eu possa modelar e importar modelos no Max confortavelmente. Mandei duas imagens, uma de como a planta chegou no Max e outra a modelagem com Wall. Digam para mim o que tem de muito errado e de mais ou menos certo. Obrigado e desculpem
Oi Osires, tudo bem? Você quer importar no Max respeitando as medidas reais do AutoCAD? Então, entra no menu Tools, clica no Measure Distance, habilite o Snap de vértice e use o Measure Distance para medir uma parte conhecida do projeto. Por exemplo, se tem uma parede que mede 1 metro no AutoCAD, veja se depois que importar no Max essa parede também está medindo um metro. Se estiver com a unidade em metros, deve medir 1, se estiver com as unidades em centímetros, deve medir 100. Dessa forma vai estar certo, mas é muito ruim trabalhar no Max com medidas reais em qualquer unidade do sistema métrico, só funciona perfeitamente se trabalhar em polegadas, porque o Max foi feito para trabalhar em polegadas e isso nunca muda, independente da unidade que escolher. Abraços
Oi André, Eduardo, pessoal, tudo bem? Eu estou inventando uma maneira mais ou menos cômoda de eu trabalhar: Eu salvo a planta baixa em metros no cad, depois importo no Max com o reescale habilitado em metros, e determino a largura da parede e a altura, fazendo uma regra de três simples: se 2,45cm é igual a 1 unidade Max, 2,65m (altura da parede) é igual a x em unidade max. Desta maneira eu consegui aquela modelagem que está aí acima, e a importação de uma porta chega, eu diria que quase ma medida certa. Voces acham que dá certo? Ah! André, eu vou verificar qual é o comprimento da parede e aplicar a tua explicação para conferir, mas isto é só para ir treinando até um futuro bem próximo se Deus quiser. Obrigado pessoal.
Oi Osires, tudo bem? Mas dessa forma fica muito trabalhoso, se for para fazer assim, então é melhor modificar o tamanho da unidade no 3ds max, porque ai essa conversão será feita automaticamente para você. Veja que se você converter para metros ou qualquer outra unidade no sistema métrico vai permitir que você modele em escala mas o problema de ter que configurar muito mais coisas em todos os parâmetros para conseguir o que deseja, isso sempre vai acontecer e só não aconteceria se trabalhar em polegadas, porque seja a unidade que for, os valores padrões não mudam e eles foram definidos de acordo com polegadas. É isso que precisa conseguir "ver", se perceber isso, ai essa questão de unidades no Max fica clara como água. Use uma porta de exemplo, a espessura do batente na realidade tem 5 centímetros, mas o valor padrão que vem nessa espessura da porta paramétrica do 3ds max é 2. Então, se estiver em metros, a espessura do batente é criado com 2 metros, você terá que ajustar para ficar correto. Se estiver em centímetros, a espessura será de 2 centímetros, você terá que ajustar também. Mas se estiver em polegadas é duas polegadas, que é igual a 5 centímetros, entende? Então, este é apenas um parâmetro do programa, em praticamente todos os outros vai acontecer a mesma coisa. Porque o Max é um programa artístico feito para trabalhar sem medidas, então, usaram uma unidade como base e não pensaram que algum dia iriam querer usar ele como um soft de CAD, tendo que modificar essa unidade. Por isso que todo mundo que trabalha com maquete apanha muito mais para fazer coisas simples do que uma pessoa que trabalha artisticamente nele e faz as coisas num tamanho compatível com o ambiente 3D padrão do programa. Estas pessoas não têm nem um décimo dos problemas que o pessoal de maquete tem, tanto trabalhando com metros quando trabalhando com centímetros, mas com metros é muito pior. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 632, sendo 12 membro(s) e 620 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, vanderabelo, AlexTerra, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.