Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Anderson Leao   São Paulo, SP
RSFX   São Paulo
leoaks   Brasil - MG
Vinicius Luiz   Teresina - PI
Jorge Lopes   Rio de Janeiro - Brazil

Portfólios Ver Mais

THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
wallace   Rio de janeiro
DavidMartony   centro da terra
vanderabelo   Barsil - MG

Uso de RPC's 3ds max 8.0_desvantagens

Por: Danilo  

Em: 22/05/2007 03:23

Olá pessoal da 3d1...Boa noite a todos! Eu a um certo tempo trabalhei muito com tecnologia de rpc's pra composição de maquetes realistas pra área de Arquitetura e Urbanismo porém revi alguns conceitos e estou deixando de lado o uso de rpc's por conta do falso recebimento de luz solar nas pessoas,vegetações e veículos sem falar que eles não gerem G.I. Tenho que fazer uma maquete em que tenho que colocar várias árvores diferentes e flores,carros e pessoas e gostaria de saber como é que faço SEM o uso de rpc'... teria algum jeito de pegar várias árvores(imagens)pela net e recortá-las no PS e depois colocá-las em um mapa de opcidade do Max mas n sei direito recortá-las pelo PS pra que fiquem perfeitamente cortadas...alguém puderia me dar uma ajuda?? No mais eu agradeço a colaboração ok??xau... :D
Oi Danilo, tudo bem? Esses dias eu dei uma dica para outro leitor sobre isso, os RPCs têm imagens muito boas, o ruim é o plug-in, então, você pode usar as imagens dos RPCs mesmo. Para poder criar mapas de opacidade e colocar em Planes no Max, assim, vai ter todos os efeitos modernos de iluminação interagindo com as plantas, além de ficar mais leve e evitar problemas de render. Para isso é simples, você nem vai precisar recortar, pega um RPC e renderiza pela vista Front, só ele na cena. Salva no formato TGA 32 Bits ou TIF, assim, vai guardar o canal Alpha junto. Abre a imagem no PhotoShop e apenas recorta certinho para deixar a árvore justa no arquivo de imagem, assim, facilita a aplicação no Max, mas nem precisaria. Depois, aplica essa imagem no Diffuse e no Opacity, mas no Opacity você habilita as opções de Alpha no mapa Bitmap que vai gerar o recorte. Elas ficam na parte inferior do menu Bitmap Parameters, nos grupos Mono Channel, RGB Channel e Alpha Source. Abraços
Olá mestre André Vieira...Boa noite! Vlw pela maravilhosa explicação a cerca de rpc's...essa idéia do render na vista frontal do Max foi fantástica mesmo! depois que eu passo pro PS e o recorto perfeitamente e depois levo pro Max..ok?procedimento entendido! Quando terminar a maquete eu mando aqui pr sessão de Imagens e Animações pro pessoal dá uma comentada lá vlw? Ei mestre André...to pensando em fazer um outro tuto sobre Efeitos especiais II com fogo no Max...o que acha da iniciativa?? Abraço pra vc e pra todos os leitores e participantes da família 3d1! :D
Oi Danilo, tudo bem? Dá uma lida melhor na minha resposta, não precisa levar para o PhotoShop e recortar. No máximo se quiser cortar melhor o quadro da imagem para ficar justo na árvore. Porque quando gravar em TGA 32 bits ou TIF, o recorte já estatá embutido na imagem. Basta colocar no canal Opacity e habilitar as opções de Alpha, assim, o Max vai exibir o canal Alpha no Opacity em vez de exibir o canal de cores RGB. Sobre o tutorial de fogo, será uma ótima colaboração, envie para o meu email que eu coloco na 3D1. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 546, sendo 12 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, Allen Anderson, mdpontes, Renatto, leansculpt, JesusEnzo , Guilhermegrc, Thiago Couto, gilson antunes, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.