Maquete eletronica

Por: jairo  

Em: 24/05/2007 19:13

Olá Quanto se cobra por uma Maquete Eletrónica hoje. Bem feita com iluminação com o VRay. jairo
Jairo Para orçar uma Maquete Eletrônica existem muitas variáveis envolvidas. Segue abaixo alguns ítens que levo em consideração: *Área do(s) ambiente(s), Edificação ou Empreedimento; *Se as mesmas serão Volumétricas, Semi-Realistas, Foto-Realistas; *O nível de detalhes exigidos pois, por exemplo, um ambiente com mobiliário de linhas modernas ou contemporâneas é bem menos complexo que um ambiente clássico, com mobiliário rebuscado, por exemplo; *Tamanho e qualidade da imagem – a qual é definida pelo uso que será dado a mesma, que vai desde a apresentação para um cliente em folha A4/A3, ou em um PC/Laptop, ou se irá ser utilizada em Outdoors ou Gigantografias; *Prazo necessário para a entrega; Por isso o valor de uma Maquete Eletrônica de dois Projeto com a mesma área pode variar muito de um para outro.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
NOTA: TABELA BASEADA EM VALORES COBRADOS POR PROFISSIONAIS DA ÁREA ESTA TABELA NÃO É OFICIALIZADA, PORTANTO, NÃO EXISTE NENHUM ÓRGÃO PROTETOR PARA DEFENDER A COBRANÇA DESSES VALORES. A PROTEÇÃO QUE NÓS, ANIMADORES TEMOS, É A UNIÃO DE TODA A CATEGORIA PARA ESTABELECER UM PISO DE VALOR JUSTO, ONDE O FUNCIONAMENTO DO MESMO DEPENDE DA COLABORAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS, SEM EXCEÇÃO. DEVO REFORÇAR QUE ESTA TABELA REPRESENTA UM PISO, NÃO UM TETO SALARIAL. QUALQUER VALOR COBRADO ABAIXO DISTO É CONSIDERADO FAVOR, DESCONTO, AMIZADE OU PROSTITUIÇÃO. O CRITÉRIO FICA POR SUA CONTA, MAIS PEDIMOS HUMILDEMENTE PARA QUE PENSE DUAS VEZES ANTES DE FAZER ISSO, UM CLIENTE DIFICILMENTE IRÁ VOLTAR A PAGAR O VALOR JUSTO DEPOIS DE TER ACHADO ALGUÉM QUE LHE FORNEÇA O MESMO SERVIÇO POR UM MENOR PREÇO. PREÇOS REFERENTES À ILUSTRAÇÃO 2D SÃO PARECIDOS, MAS NÃO NECESSARIAMENTE IGUAIS. ESTA TABELA DESTINA-SE ESPECIFICAMENTE À ANIMAÇÃO 3D INICIANTES PODEM E DEVEM SE BASEAR NESTA TABELA. EM BREVE ESTAREMOS NA INTERNET, SEUS E-mails JÁ ESTÃO ARQUIVADOS E ASSIM QUE HOSPEDADO O LINK SERÁ ENVIADO PARA TODOS VOCÊS. TIPOS DE PAGAMENTO: POR HORA GERALMENTE USADA PARA IMAGENS ESTÁTICAS, COBRAR POR HORA SIGNIFICA QUE VOCÊ IRÁ ESTABELECER ANTES DO ACORDO O TEMPO QUE IRÁ PRECISAR PARA CONCLUIR O PROJETO. UMA VEZ FEITO ISSO, NÃO É BOM PARA SUA IMAGEM VOLTAR ATRÁS, POR ESSE MOTIVO A COBRANÇA POR HORA GERA POLÊMICAS. SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL EXPERIENTE E SABE EXATAMENTE QUANTO TEMPO VAI GASTAR PARA CONCLUIR UM PROJETO, NÃO EXISTE PROBLEMA. SE O PROJETO EXIGE ESTUDO, MUITA COMPLEXIDADE OU QUALQUER FATOR QUE PONHA EM DÚVIDA O TEMPO EXATO PARA A CONCLUSÃO DO MESMO, RECONSIDERE ESTA OPÇÃO. DEIXAR PARA CONTABILIZAR O PREÇO DEPOIS QUE O PROJETO TERMINA É PERIGOSO, O CLIENTE NÃO VÊ QUANTO TEMPO VOCÊ REALMENTE TRABALHOU E EXISTE A POSSIBILIDADE DO VALOR ULTRAPASSAR MUITO O ORÇAMENTO DISPONÍVEL. NESTES CASOS, O BOM SENSO É O QUE VALE. (O VALOR MÉDIO POR HORA TRABALHADA GIRA EM TORNO DE R$ 80/100,). POR SEGUNDO DE ANIMAÇÃO ESTE TIPO DE PAGAMENTO É AUTO-EXPLICATIVO, OU SEJA, COBRA-SE PELA DURAÇÃO DO TRABALHO QUANDO O MESMO REPRESENTA UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS ESTÁTICAS (VULGO ANIMAÇÃO). A VANTAGEM DESTE TIPO DE SERVIÇO É QUE FICA ACORDADO DESDE O INÍCIO DO PROJETO EXATAMENTE COMO SERÁ O PRODUTO FINAL, TENDO EM VISTA QUE OS MEIOS DE VEICULAÇÃO DE MÍDIA NÃO TOLERAM ACRÉSCIMOS DE TEMPO, TUDO É RIGOROSAMENTE CRONOMETRADO, LOGO, SE UM FILME PRECISA TER 30 SEGUNDOS, ESSE É O TEMPO EXATO QUE O PRODUTO FINAL DEVERÁ TER. EXISTEM DIVERGÊNCIAS QUANTO AO VALOR QUE DEVE SER COBRADO, MAS ENTRE O MÍNIMO E O MÁXIMO, A DECISÃO VAI DEPENDER DE FATORES ANTERIORMENTE CITADOS COMO: TEMPO DE EXECUÇÃO, PRAZO, COMPLEXIDADE, ETC. (O VALOR MÉDIO DO SEGUNDO DE ANIMAÇÃO GIRA EM TORNO DE R$ 120/300,). POR CONTRATO O PAGAMENTO POR CONTRATO NADA MAIS É DO QUE A JUNÇÃO DOS MÉTODOS CITADOS ANTERIORMENTE, VOCÊ PODE FAZER O CÁLCULO BASEADO NOS SEGUDOS DE ANIMAÇÃO, POR HORAS TRABALHADAS, PELA COMPLEXIDADE, DENTRE OUTROS FATORES. GERALMENTE É USADO PARA PROJETOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE, POIS ALÉM DAS CONSIDERAÇÕES BÁSICAS, OUTROS TIPOS DE FATORES DEVEM SER LEVADOS EM CONTA, TAIS COMO A CONTRATAÇÃO DE UMA EQUIPE, O ALUGUEL/ COMPRA DE EQUIPAMENTOS, O TIPO DE MÍDIA DA QUAL O PROJETO SERÁ VEICULADO BEM COMO A GRANDEZA DO PROJETO EM SI. CITAR UMA MÉDIA PARA O VALOR DE UM CONTRATO É IMPOSSÍVEL, MAS PARA FACILITAR, ABAIXO ESTÃO LISTADAS AS PRINCIPAIS COISAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONTA NA HORA DE FECHAR UM ORÇAMENTO. VALE LEMBRAR QUE TODAS AS CONSIDERAÇÕES ABAIXO TAMBÉM SÃO APLICADAS PARA OS PAGAMENTOS POR SEGUNDOS E HORAS TRABALHADAS. .ADIANTAMETO: QUALQUER TRABALHO REQUER UM, ATÉ MESMO QUANDO VOCÊ CONFIA NA PESSOA. O ADIANTEMENTO VAI ALÉM DA GARANTIA DA SUA REMUNERAÇÃO, ELE TAMBÉM SERVE PARA ARCAR COM POSSÍVEIS CUSTOS QUE VOCÊ TERÁ AO EXECUTAR O SERVIÇO, TAIS COMO: LICENSAS, UPGRADES, MÍDIAS, LUZ, INTERNET, PESQUISAS FOTOGRÁFICAS, DESLOCAMENTO, ETC. TUDO AQUILO QUE FOR CONSIDERADO FORA DO SEU ÂMBITO (LUZ, MÍDIAS, MATERIAS NECESSÁRIOS...) DEVE SER COBRADO POR FORA DO ORÇAMENTO OU ACRESCENTADO NO VALOR FINAL DO MESMO. O VALOR DO ADIANTAMENTO VARIA DE PESSOA PRA PESSOA. (ALGUMAS PESSOAS PEDEM 30%, OUTRAS 50%. AVALIE A NECESSIDADE E JULGUE DE ACORDO COM O QUE FOR NECESSÁRIO). .FINAIS DE SEMANA, FERIADOS E MADRUGADAS: É COMUM NA CARREIRA DE ANIMADOR TRABALHAR QUANDO GERALMENTE SE DEVIA ESTAR DESCANSANDO. MAIS UMA VEZ, POLÊMICA! UM EXEMPLO DISSO É QUANDO VOCÊ POR ALGUM MOTIVO PREVÊ QUE NÃO VAI CONSEGUIR ENTREGAR UM TRABALHO NA DATA PRÉ-ESTABELECIDA, CIENTE DE QUE PRAZO É COISA SÉRIA, A ÚNICA ALTERNATIVA QUE LHE RESTA É USAR AS HORAS VAGAS PARA ADIANTAR O TRABALHO. SE ESTE FOR O CASO, NÃO HÁ SAÍDA, A CULPA É SUA, SEU DEVER SERIA ESTABELECER UMA DATA QUE LHE PERMITISSE CONCLUIR O SERVIÇO TRABALHANDO APENAS EM HORÁRIO COMERCIAL. INFELIZMENTE ESSA NÃO É A REALIDADE NA MAIORIA DOS CASOS, PRINCIPALMENTE NA PUBLICIDADE, OS PRAZOS SÃO MUITÍSSIMO APERTADOS, LOGO, É SEU DEVER (E NECESSIDADE) ACRESCENTAR ESSE PERCENTUAL QUANDO TRABALHAR NESSAS DATAS FOR INEVITÁVEL. OS ACRÉSCIMOS DE FINAS DE SEMANA, FERIADOS E MADRUGADA GERALMENTE SÃO OS MESMOS DE EMPRESAS DE OUTROS SETORES: 50% PARA SÁBADOS E HORÁRIOS ALÉM DAS 22:00 100% PARA DOMINGOS E FERIADOS (ACRÉSCIMOS COBRADOS EM CIMA DO VALOR DA HORA OU DO PREÇO FINAL DIVIDIDO POR DIAS TRABALHADOS, ACRESCENTANDO A PORCENTAGEM NOS FINAIS DE SEMANA). EQUIPE: É MUITO COMUM A DIVISÃO DE TAREFAS QUANDO O TRABALHO É MUITO GRANDE OU O PRAZO MUITO APERTADO, NESTE CASO, O PAGAMENTO DESTA(S) PESSOA(S) É ACRSCENTADO AO VALOR FINAL. A FORMA COMO VOCÊ IRÁ PAGAR O PROFISSIONAL FICA POR SEU CRITÉRIO. TANTO VOCÊ PODE REMUNERÁ-LO DE MANEIRA IGUAL A SUA, COMO PODE PAGAR PELAS HORAS TRABALHADAS (CASO A NECESSIDADE DELE(S) NÃO SEJA TÃO GRANDE). TUDO VAI DEPENDER DA PARTICIPAÇÃO DESTA(S) PESSOA(S) NO PROJETO. CABE A VOCÊ DECIDIR. PESQUISA: ETAPA QUE FAZ PARTE DA PRÉ-PRODUÇÃO, A PESQUISA É DE MUITA AJUDA NA HORA DE COLHER REFERÊNCIAS FOTOGRÁFICAS, TEXTURAS, LUZ OU QUALQUER COISA QUE SEJA FUNDAMENTAL PARA O PROJETO. OS ACRÉSCIMOS BASEIAM-SE NO VALOR DO DESLOCAMENTO, ALIMENTAÇÃO, POSSÍVEL HOSPEDAGEM E AS HORAS TRABALHADAS (ESSA FICA POR SEU CRITÉRIO, ISSO NADA TEM A VER COM AS HORAS COBRADAS POR ANIMAÇÃO). MATERIAL EXTRA: A PRINCÍPIO, O VALOR COBRADO TEM BASE NO SEU CONHECIMENTO. APESAR DISSO, CERTOS GASTOS FAZEM PARTE DO PROCESSO DE ANIMAÇÃO, PODEMOS EXEMPLIFICAR COMO O EQUIVALENTE DA MATÉRIA PRIMA DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO. O VALOR DE UM CARRO É COBRADO EM CIMA DOS CUSTOS COM ALUMÍNIO, TINTA, FIOS, TECIDO E ETC. A MATÉRIA PRIMA DE UM ANIMADOR TAMBÉM DEVE SER COBRADA, E DENTRE ELAS PODEMOS CITAR A LUZ, ALGUMA EVENTUAL COMPRA DE CDS PARA GRAVAÇÃO, A AQUISIÇÃO DE MAIS LICENSAS PARA AS MÁQUINAS E ALGUMAS COISAS MAIS. CONTABILIZE-AS E TIRE A MÉDIA A SER ACRESCENTADA. VEICULAÇÃO: NENHUM SER HUMANO EM SÃ CONCIÊNCIA IRÁ COBRAR O MESMO PREÇO PARA UMA IMAGEM QUE SERÁ EXIBIDA EM UM SITE DO QUE AQUELAS QUE SERÁ EXIBIDA EM REVISTAS E OUTDOORS EXISTEM CLARAS DIFERENÇAS. NESTES CASOS, USE AS MÉDIAS DE VALORES, POR EXEMPLO: R$ 150, O SEGUNDO DA ANIMAÇÃO PARA UM TRABALHO DE POUCO CIRCULAÇÃO E R$ 300, PARA O DE GRANDE CIRCULAÇÃO. FATOS A CONSIDERAR: CONTRATO DE RISCO: O PAGAMENTO SÓ É GARANTIDO NO CASO DE SUCESSO DA CAMPANHA/ IMAGEM/ FILME. É O MESMO QUE INVESTIR NA BOLSA DE VALORES, VOCÊ PODE GANHAR UMA BOLADA OU PERDER TUDO. CREMOS QUE A ANIMAÇÃO NÃO FOI FEITA PARA QUEM GOSTA DE VIVER PERIGOSAMENTE, MESMO QUE A PROPOSTA SEJA APARENTEMENTE BOA, EXISTE SEMPRE A POSSIBILIDADE DE O CONTRATANTE ESTAR COM MÁS INTENÇÕES. NINGUÉM ACONSELHA, MAS FICA POR SUA CONTA E RISCO. A POLÊMICA DOS INICIANTES: A HISTÓRIA DE QUE UM INICIANTE DEVE COBRAR MENOS POR FALTA DE EXPERIÊNCIA É LENDA. O QUE REALMENTE OCORRE É QUE GERALMENTE UM INICIANTE NÃO OFERECE SERVIÇOS DA MESMA QUALIDADE QUE UM PROFISSIONAL, E UM TRABALHO DE MENOR QUALIDADE OBVIAMENTE CUSTA MENOS. PARADOXALMENTE OU NÃO, UM NOVO USUÁRIO PODE APRESENTAR UM TRABALHO DE QUALIDADE REALMENTE BOA ENQUATO UM USUÁRIO ANTIGO DA FERRAMENTA DEIXA A DESEJAR. NO SITE http://br.geocities.com/anim_help/ HÁ UM TRECHO QUE DIZ QUE SE O CLIENTE TE CONTRATA E VOCÊ ACEITA, É PORQUE VOCÊ SABE QUE É CAPAZ, SER CAPAZ DE FAZER UM SERVIÇO SIGNIFICA QUE VOCÊ TAMBÉM É CAPAZ DE COBRAR JUSTAMENTE POR UM, PROFISSIONALISMO COMEÇA NA ATITUDE. AGORA, É FATO QUE SE O TRABALHO EXERCIDO TIVER QUE SER REMODELADO POR CULPA DA INEXPERIÊNCIA DO ANIMADOR, O SERVIÇO TERÁ QUE CUSTAR UM POUCO MENOS. TROCANDO EM MIÚDOS: JULGUE PELA QUALIDADE DO SEU TRABALHO, NÃO PELO TEMPO QUE VOCÊ OFEREÇE O MESMO. PIRATARIA: A PIRATARIA NOS ASSOMBRA, TODOS JÁ TIVERAM UM SOFTWARE PIRATA EM SEU COMPUTADOR, SE VOCÊ É A EXCEÇÃO, PARABÉNS! DA MESMA FORMA QUE A REALIDADE ECONÔMICA BRASILEIRA INVIABILIZA A COMPRA DE TODOS OS PACOTES ORIGINAIS, A NÃO LEGALIZAÇÃO DO MESMO A CADA DIA AFASTA MAIS OS INVESTIDORES, LOGO, CENTROS DE TREINAMENTOS OFICIAIS, FEIRAS, SUPORTE TÉCNICO NO NOSSO TERRITÓRIO E DEMAIS BENEFÍCIOS DEIXAM DE VIR PARA O BRASIL POR CAUSA DA PIRATARIA. A DICA É: COBRANDO PROFISSIONALMENTE COMO FOI ORIENTADO NESTE TEXTO, EM POUQUÍSSIMO TEMPO A VERBA NECESSÁRIA PARA A AQUISIÇÃO DOS PACOTES ORIGINAS É CONSEGUIDA. (MAYA, 3DSTUDIOMAX, PHOTOSHOP E AFINS). ALÉM DE ESTAR AJUDANDO O NOSSO PRÓPRIO MERCADO, OS LUCROS NO FINAL SERÃO MAIORES QUE O PREJUÍZO. IMAGINE VOCÊ COM O CONTRATO DA SUA VIDA EM EXECUÇÃO DEPENDEDO DO SUPORTE TÉCNICO AUTORIZADO PARA RESOLVER ALGUM BUG DO PROGRAMA? ISTO NÃO É DE JEITO MANEIRA UMA EXIGÊNCIA, É APENAS UM HUMILDE PEDIDO PARA QUE VOCÊ TENHA PELO MENOS COMO META A LEGALIZAÇÃO DOS SOFTWARES DE SEU USO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: “AMIGOS ANIMADORES, AGRADEÇO IMENSAMENTE A LEITURA DESTA PEQUENA REFERÊNCIA. O OBJETIVO DESTA TABELA NÃO É GENERALIZAR O PREÇO DE TODAS AS ANIMAÇÕES, E SIM TENTAR ESTABELECER UM PISO, UM VALOR JUSTO QUE COM CERTEZA GARANTE UMA ÓTIMA REMUNERAÇÃO PARA TODOS NÓS. LEMBRE-SE SEMPRE QUE VOCÊ É UM ARTISTA, MAS TAMBÉM É UM VENDEDOR. O SEU PRODUTO VALE MUITO, A QUALIFICAÇÃO NÃO É PRA QUALQUER UM, O APRENDIZADO É CARO E OS EQUIPAMENTOS MAIS AINDA. PRIVILEGIADO É A PALAVRA CERTA! LUTE CONOSCO PARA NÃO DEIXAR A CLASSE CAIR NA PROSTITUIÇÃO, O FUTURO REALMENTE É PROMISSOR E FELIZMENTE SÓ DEPENDE DE NÓS! PARA MAIORES MOTIVAÇÕES ACESSE http://br.geocities.com/anim_help/ E DISTRUBUA O LINK PARA SEUS AMIGOS QUE TAMBÉM ESTÃO NO MERCADO.” UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711194.

Total de membros registrados: 138712

Últimos membros registrados: Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs, Silpmon026, MORSOLETO.

Usuário(s) on-line na última hora: 369, sendo 9 membro(s) e 360 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Willmitnick, Frenette, Lessieshelms, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.