Oi Luiz, tudo bem?
Eu posso te garantir com certeza absoluta que é uma questão de conhecer bem o Mental Ray e saber bem os detalhes de suas configurações.
Este teste eu já mostrei aqui, não está perfeito, você pode ver pela veneziana dos quartos, que aparece manchas, mas o resto da cena está melhor e a grama tem 100 mil fios de Hair And Fur, veja o tempo de render na parte inferior da tela, 18 minutos.
Para corrigir o problema da janela, poderia usar o Is MI Object para fazer mapa de Final Gather só para a janela, então, apenas esse mapa teria mais qualidade, porque a janela está precisando, o resto está bom com essa configuração e o render continuaria por volta dos 18 minutos.
Neste outro teste, com iluminação ao entardecer, também usando 100 mil fios no Hair And Fur, o tempo ficou ainda menor, apenas 17 minutos.
Em nenhum dos testes eu estou usando alguma coisa especial, algum artifício, algum Shader de terceiros, nada, apenas materiais comuns e configuração do render normalmente.
Portanto, dá para obter tempos super baixos de render com Hair and Fur numa boa, tanto com Buffer como com MR Prim.
Abraços