Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
An3dre   Araras / SP - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

David   tucurui Pa
ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
Zemer   Brasil - AC

Tem como desativar o calculo da sombra sobre o Hair and Fur?

Por: Luiz  

Em: 22/06/2007 16:01

Estou fazendo um render externo, estou usando Daylight e MR. Tem uma parte de jardim que estou usando Hair and Fur, e não seria necessário o calculo de sombra de cada folhinha de grama, o que na minha opinião deve fazer o render demorar muito mais. Tem como desligar o calculo de sombra sobre o Hair and Fur? Já reparei que não adianta eu configurar o objeto o qual apliquei Hair and Fur para não gerar sombra, que mesmo assim o calculo é feito. Só uma informação que não sei se é necessária, no "Hair Rendering Options" a opção "Hair" esta em "Mr Prim". Obrigado.
A sombra não vai mudar muito o cálculo de render, o que vai mudar é desativar o cálculo de GI. Clica com o botão direito sobre o objeto, escolhe properties e entra na aba Mental Ray. Desmarca a opção generate GI, ai ele não vai mais participar do cálculo de GI
Múcio
então cara a sua informação é a solução!! tente mudar de mr prim para a outra q se naum me engano chama-se buffer...ai vc vai ver q ele naum vai renderizar a sombra! depois posra o result ai pra gente ver!
Oi Luiz, tudo bem? Se você está usando o Mental Ray, então, a melhor opção é justamente usar MR Prim em vez de Buffer, porque com MR Prim os fios serão de verdade e serão primitivas de Hair do Mental Ray. Usando o Buffer os fios são feitos pelo Hair and Fur e aplicados sobre a imagem, nem sempre fica perfeito em todas as situações, com MR Prim sempre fica perfeito. Só vale a pena usar o Buffer quando você precisa de fios muito finos, mas mesmo assim deve tomar cuidado e dê preferência compor num soft à parte, para ter mais controle sobre a posição. Eu já tive que animar esse mapa para poder alinhar corretamente no objeto animado, porque a composição errava na hora de aplicar o Hair sobre a imagem. Mas realmente é mais rápido renderizar com os fios gerados pelo buffer do que com MR Prim. Desabilitar o cálculo de sombra não é boa idéia, porque vai deixar a grama diferente do resto, mais clara, não vai interagir com a sombra dos demais objetos da cena, não vai receber a sombra da casa, por exemplo. Você pode otimizar o cálculo retirando a grama da geração de GI, como o múcio disse. Mas no Mental Ray teria muitas outras opções para otimizar, poderia ter GI e sombra em tudo sem problema e calcular o FG de forma diferente só na grama, deixando com baixa qualidade de FG na grama e alta qualidade no resto. Nem perceberia problema nenhum e melhoraria muito o tempo de render, para isso precisa usar Shaders de terceiros, como o Is MI Object. Abraços
Obrigado pelas respostas. Infelizmente usando MR estou chegando a conclusão que é impossível ter paciência para esperar gerar a grama usando Hair and Fur, na verdade ate agora não consegui ver como poderia ficar, mesmo usando baixas configurações do Hair and Fur, o que mais me frustra e verificar que quando mudo para “Default Scanline Renderer”, demora apenas 13 segundos para gerar a grama. Sei que a qualidade do MR é infinitamente superior, mas muitas vezes no dia a dia de um escritório, é impossível ter disponível esse tempo a mais de render que o MR pede.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Oi Luiz, tudo bem? Eu posso te garantir com certeza absoluta que é uma questão de conhecer bem o Mental Ray e saber bem os detalhes de suas configurações. Este teste eu já mostrei aqui, não está perfeito, você pode ver pela veneziana dos quartos, que aparece manchas, mas o resto da cena está melhor e a grama tem 100 mil fios de Hair And Fur, veja o tempo de render na parte inferior da tela, 18 minutos. Para corrigir o problema da janela, poderia usar o Is MI Object para fazer mapa de Final Gather só para a janela, então, apenas esse mapa teria mais qualidade, porque a janela está precisando, o resto está bom com essa configuração e o render continuaria por volta dos 18 minutos. Neste outro teste, com iluminação ao entardecer, também usando 100 mil fios no Hair And Fur, o tempo ficou ainda menor, apenas 17 minutos. Em nenhum dos testes eu estou usando alguma coisa especial, algum artifício, algum Shader de terceiros, nada, apenas materiais comuns e configuração do render normalmente. Portanto, dá para obter tempos super baixos de render com Hair and Fur numa boa, tanto com Buffer como com MR Prim. Abraços
Oi Luiz, tudo bem? Então, você testou as configurações do Hair And Fur e do Mental Ray para diminuir o tempo de render? Veja se não está com muito Passes e muito Segments no Hair, não precisa disso para grama. Outra coisa que pode influir muito no tempo de render é a configuração errada do Radius do Final Gather. Se estiver usando os recursos que colocaram para iniciantes no Max 9, como aquele Interpolate Rays sei lá das quantas, pode ser isso, porque em certos casos ele só deixa a cena boa com altos Samples, tenta configurar pelo Radius se estiver usando esse Interpolate. Abraços
Ola Andre. Desculpa não ter respondido antes, mas só vi agora sua outra resposta. Não consegui diminuir o tempo de render, mas fiz um teste bem simples, e o maior problema que vejo mesmo é a sombra, independente da qualidade do GI. Gerei 2 imagens sem GI, só ligando e desligando a opção de gerar sombras na luz, e a diferença de tempo é realmente muito grande. Gostaria muito de conseguir não gerar sombras em meus fios de grama, só consigo excluir nas propriedades da luz, o plane o qual esta aplicado o Hair and Fur, mas não acho onde excluir as sombras do Hair and Fur em si. Na minha opinião, se você tiver uma grande quantidade de fios, a sombra seria desnecessária, e talvez só fizesse alguma diferença se olhasse a grama de perto, que na maioria das vezes, não é o caso. Bem vou continuar procurando aonde desligar as sombras do Hair and Fur. Abraços.
To começando a achar que não tem como desligar a sombra do Hair and Fur usando Mental Ray. Foi só mudar o método de render para Default Scanline com a opção Buffer no Hair and Fur, que não fez sombra, agora qualquer opção faz sombra com MR. Parece um problema pequeno, mas na minha opinião, praticamente impossibilita o uso de MR com Hair and Fur, pois a demora é muito maior.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Sei que já to chato insistindo nesse assunto, mas é que realmente a questão da sombra do Hair and Fur esta atrapalhando minha vida...rs. Estou fazendo um render externo de uma casa, e como pode-se ver, na minha opinião o gramado já esta ficando bom, porem nesse teste, esta renderizado sem sombra, mostrando realmente que não seria necessário gerar sombras no gramado. Esse preview demorou 5 minutos, agora se eu ativar a sombra, talvez com sorte demore umas 20 horas...rs. Obrigado pela paciência, e se alguém tiver uma luz, agradeço....

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138736

Últimos membros registrados: glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo.

Usuário(s) on-line na última hora: 487, sendo 3 membro(s) e 484 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Shang026, valdez, glucovixfortemx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.