Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Lucas Rafael   Parana - PR
EvandroGP   Paraná - PR
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG

Portfólios Ver Mais

damorim1   Diadema-sp - AC
graciano   Indaiatuba
Igor   San Alberto Paraguay - AC

Triângulos pretos na parede [Mental Ray]

Por: FineFace  

Em: 04/07/2007 16:26

Olá gente gente!... essa imagem aí já é o meu 189º render!... e eu nao estou consegundo tirar esses triangulos pretos do muro!... conforme eu mudo a posição da direct... eles mudam de lugar ou de parede... rss estou usando o mental ray (primeira vez que estou usando pra valer)... realmente adoraria comprar o cd aqui do site... talvez mês que vem... no momento nao da... a cena esta composta por uma direct... 2 onmis dentro das garagens... e uma skyligth... o final gather esta habilitato... com 0 de bounces Gi com 5000 photons... e com 300 de radius... (o desenho esta em escala real) realmente eu nao sei o que esta acontecendo... e existe muuuuuuuuito pouca informação sobre externas com mental ray... inda mais em portugues!... alguem pode me ajudar?... essa frente ai ta meio estranha!... ainda falta displacement e arrumar a calçada!... liga pra ela não!.. ta horrivel mesmo... muito obrigado gente!... valeu mesmo!...
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Pode ser por faces sobrepostas na modelagem, ai tem que editar as faces do modelo. Pode ser bug do Max 9, se tiver usando ele, e pode ser os materiais que aplicou nos objetos. Informação sobre o Mental Ray para o max é raro em qualquer língua. Mas em português tem o ótimo vídeo curso aqui da 3D1, eu aprendi com ele, fala sobre interna, sobre externa e sobre muitas outras coisas.
Olá supermax não tem nada sobreposto... o material é um standart comum mesmo... só com a cor do difuse alterada... o bug eu já nao sei responder... pois usando scanline e vray isso nao acontece... não gostaria de usar vray!... quero aprender mental.. mas ta dificil d+++!!... o video curso eu realmente nao estou conseguindo comprar... estou terminando de pagar meu curso de max... preciso dar uma respirada.... ainda fica aqui meu tópico em aberto.. por gentileza.. se alguem puder me ajudar...
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Então é muito estranho, porque não acontece isso, acontece outros erros, quadradinhos pretos na imagem. Mas esse defeito ai da sua imagem não se parece com os outros que vi por aqui. Que sombra você está usando? No Mental Ray só é para usar raytrace. Se colocou shadowmap, é isso.
oppppaaaaaaa!!!.... é isso mesmo!... estava usando shadowmap!... mudei para Ray Traced Shadows e os triangulos sumiram!... qui maravilha!... estou ate emocionado!... aproveitando a resolução da duvida... qual é a diferença entra Ray Traced Shadows e Adv. Ray Traced?.. muito obrigado supermax!.. ajudou bastante cara!... valeu mesmo!... abraço!...
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Pode esquecer todas essas sombras, não existe mais nenhuma, só existe raytrace se está usando o mental ray. Com raytrace o mental ray faz tudo, sombra dura e sombra suave, só depende do tipo de luz que usou. Não vai mais controlar a sombra usando tipos de sombra diferentes, no mental ray o que manda na sombra é o tipo de luz. Com luzes Area a sombra fica suave, com luzes comuns a sombra fica dura.
Múcio
Fine Face, Vc já experimentou usar MRSun e MRSky? Daí vc pode usar apenas FG que consegue bons resultados em tempo bem menor. Se usar, em Rendering>Advanced Light>Exposure Control vc escolhe Logarithimc Exposure Control e marque a opção Exterior Daylight. Vc pode ir setando Brightness, Constrast, etc até chegar onde quer. Marco.
Marco.
Oi FineFace, tudo bem? Só existe um tipo de sombra para o Mental Ray, como o Múcio disse, sempre vai usar Raytrace em tudo, essa é a primeira coisa que deve saber antes de renderizar com o Mental Ray. É o que eu explico logo no segundo vídeo do curso de Mental Ray da 3D1, porque é muito importante para prosseguir com o resto. Só não é o primeiro vídeo porque a questão das unidades são mais importantes para tudo dar certo. Nunca use outro tipo de sombra com o Mental Ray. Quando for fazer luzes pontuais, com sombras duras, você usa as Spots, Omnis e Direct padrões do Max, quando você quiser fazer luzes com sombra suave, vai usar as luzes MR Area do Mental Ray. Ainda pode usar as Photometrics, que são ótimas para trabalhar com o Mental Ray, elas também tem luzes pontuais e Area, que geram sombras duras e difusas respectivamente. Aqui na 3D1 tem tutoriais sobre as luzes Standard e as luzes Photometrics, todos os recursos delas são aceitos normalmente pelo Mental Ray. Abraços
mucio, Marco A.Artacho, Andre Vieira... Realmente eu nao sabia usar o mental ray (na verdade ainda sei muito pouco)... o forum esta sendo de grande ajuda para mim!... quando as luzes MRSun e MRSky... eu não usei pq realmente não achei nenhum tópico sobre externas com o mental ray... só existe um no baboo que realmente pra mim nao serviu pra nada... mas em fim... o Cd de mental ray estou querendo compra-lo Andre Vieira, mas ainda estou sem condições... assim que possivel eu irei adquiri-lo.. mas infelizmente nao posso ficar parado preciso seguir em frente apanhando perguntando e tentando resolver... se eu começar a usar V-ray sei que vou conseguir pois existem milhoes de topicos sobre esse carinha... mas eu nao quero!... QUERO MENTAL RAY!... então agradeço a paciencia e a juda de TODOS vcs!... realmente muito obrigado mesmo!... muito grato!... aahh... a imagem final vai ficar muito semelhante a isso aí... só falta tratar no PS.... ira ter 700mmx600mm.. abraço gente!..
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Oi Fineface, tudo bem? Eu entendo o seu problema e o que você está falando, mas depois de 8 anos aqui no site vendo os iniciantes apanhando com bobagens, eu sei exatamente o que vai acontecer com você, porque muitas outras pessoas já seguiram por este mesmo caminho. Se quer usar o Mental Ray, então, precisa estudar ele com cuidado usando cenas simples, para renderizar rápido e poder testar, só depois que tiver manjando que vai aplicar num projeto, caso contrário, só terá dor de cabeça e vai apanhar muito para chegar num resultado mais ou menos. Aprender um render como esse por tentativa e erro é quase um martírio, mas fazer isso usando cenas completas de maquete, ai vai ser para pagar todos os seus pecados, porque vai apanhar demais, as coisas são mais complicadas do que você está pensando. Teste em cenas simples, bem simples, porque assim verá logo o resultado e poderá modificar os parâmetros centenas de vezes para testar. Na primeira cena você já aplicou o Mental Ray sem nem saber que precisava de sombra Raytrace nele, que é o mais básico de tudo, e demorou para renderizar. Se tivesse feito este teste num Box com um Teapot no centro, teria percebido isso rapidamente, porque poderia testar todos os tipos de sombra e chegaria a conclusão que a Raytrace era a única que saia direito. Aprender sozinho não é o fim do mundo, tudo que eu sei aprendi sozinho, na internet, no Help, nunca fiz curso de Max, só comprei um livro dele até hoje, eu aprendo testando. Só que precisa ter um bom método para aprender assim, porque aprender num projeto pra valer, não tem como. E se começar a usar o V-Ray vai acontecer a mesma coisa, porque ele também não aprende em poucos dias, tem muitos tutoriais gratuitos na internet, mas teria que estudar um por um, testando em cenas simples até pegar a manha do render, só depois que poderia aplicar num projeto, o mesmo acontece no Mental Ray e nos outros renderizadores decentes. Da forma que está fazendo, você pode fazer uma analogia com automobilismo. É o mesmo que não saber dirigir e pegar uma Ferrari para fazer o melhor tempo em Interlagos. O que vai acontecer? Vai se esborrachar na primeira curva. Mas se começar pelo Kart até pegar as manhas do negócio, você vai se sair bem quando sentar na Ferrari, pelo menos não vai se esborrachar no muro. :) Entende? Se você quer sair usando um render sem ter que estudar muito e obtendo resultados realistas logo de cara, então, deve usar o Maxwell. Nele você não vai ter que aprender nada, as cenas vão levar dias renderizando, mas vai ficar realista. Só que não poderá colocar os seus créditos na imagem, porque não foi você que fez, os autores são o pessoal da Nextlimit que programaram o render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711214.

Total de membros registrados: 138741

Últimos membros registrados: Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3.

Usuário(s) on-line na última hora: 325, sendo 6 membro(s) e 319 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Cledson, vanderabelo, AlexTerra, Manhoodplusdk, Elis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.