Triângulos pretos na parede [Mental Ray]

Por: FineFace  

Em: 04/07/2007 16:26

Valeu pela dica André!... eu já vinha fazendo isso mas de uma forma errada, vou me concentrar mais nas BOX com TEAPOT... Realmente quero aprender Mental Ray... Abraço!...
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
vlw, pela explicação André!
Cara faz que nem eu usando Maxwell Render, faz o desenho em um dia e depois no outro dia larga seu pc e vai jogar bola ou sair deixando seu pc renderizando a imagem, rsrsrs... Porque o Maxwell não precisa de muita configuração ele ja faz o desenho ficar bem real... Eu ficava estudando Mental Ray, enquanto o pc renderizava a imagem... Tipo aqui em casa tem 2 pcs, um é meu e outro é do meu pai, ai eu fico estudando no do meu pai. vlw!
Oi gente, tudo bem? Fineface> É por ter certeza que você vai aprender que eu estou te falando essas coisas, porque você parece ser um cara esforçado e tem vontade de aprender, então, não quero que vá pelo caminho errado e se desanime, porque se isso acontecer, um cara esforçado como você que poderia dominar um super render como o Mental Ray e ser um profissional de 3D, vai acabar caindo no Maxwell vai ser mais um que faz imagem bonita e não entende nada de 3D. Siga a dica que te dei, foi com a maior boa intensão do mundo, porque eu tenho certeza que você vai pegar as manhas bem mais rápido e bem mais fácil testando em coisas simples. Eu aprendi o Mental Ray sozinho, ninguém me ensinou nada, você também pode aprender sozinho, e esta forma que estou te falando foi justamente a forma que eu usei para aprender. Matheus> Espero que não fique chateado comigo, mas quem usa o Maxwell não pode nem colocar os créditos na cena, porque não foi a pessoa que fez a imagem. Normalmente quem escolhe o Maxwell é que não entende nada de 3D mas quer fazer imagens realistas imediatamente, sem ter que estudar nada, sem ter que aprender nada de 3D antes. Ainda mais se vai lá no site do Maxwell, pega centenas de materiais prontos, aplica em objetos prontos, ou então só modela as paredes, depois abre a cena no Maxwell e define o tempo de render. O que você fez nessa imagem? Nada, quem fez foi a NextLimit, configurando o render e criando os materiais, porque modelar é o mais fácil de tudo em 3D, ainda mais apenas as paredes. Então, quem quer ser um profissional de 3D, o mínimo que precisa é gastar pelo menos um ano estudando um render, porque ai sim poderá fazer o que quiser e da forma que quiser, não vai ficar dependendo de tudo pronto e não vai conseguir fazer apenas o que o render deixa, vai fazer o que quiser e da forma que quiser. Se eu pegar meu sobrinho de 10 anos que não entende nada de 3D e explicar como aplica materiais prontos, ele faz uma imagem na mesma qualidade que a sua. Então, hoje em dia não dá para medir o quanto a pessoa conhece de 3D pela imagem que ela faz, porque pode usar tudo pronto e obter uma imagem realista. Quem manja de 3D é aquele que faz o que quiser sem ter nada pronto e sem ter que usar um render como o Maxwell, que foi feito para quem não é da área de 3D, não gosta de 3D, não quer aprender 3D, mas quer uma imagem realista, independente de ficar tudo igual, independente de só consguir fazer com o que tem pronto, independente de levar dias renderizando. Se quer ser profissional em 3D, o mínimo que pode fazer é deixar o Maxwell de lado e não ter medo de estudar um render. Abraços
Pode deixar André, eu só usei o maxwell em um render só meu que eu inventei, pois eu só uso Mental Ray, porque ele é meu render favorito e é o único render que eu me dou bem... vlw...
Olá André, primeiramente gostaria de dizer que tenho um profundo respeito pela sua posição, pelo seu site e principalmente pelo seu conhecimento,tenho o curso de Mental Ray, e foi de grande valia em meus estudos.Só discordo de seu ponto de vista quando você generaliza dessa maneira os usuários do Maxwell,acho que para todo e qualquer tipo de software e nesse caso específico falando-se de um render externo, existem os verdadeiros e falsos usuários.Os verdadeiros são aqueles que lêem toda a documentação que acompanha o software, sabem o porque daquilo que estão setando e configurando, e me referindo especificamente à configuração de materiais do Maxwell , que ao me ver é bastante complexa quando você começa a testar inúmeros BSDF 's, Layers e Coatings diferentes.Quanto à configuração de Abertura de Lentes, DOF, Motion Blur, também não achei tão simples assim, resumidamente , acho que definitivamente o Maxwell não é um render para "falsos" usuários, já que normalmente falsos usuários não estudam nada, não sabem nada, não dedicam-se à nada e acho que estudar física e comportamentos fisicamente reais nem passa perto da cabeça deles. Eu considero verdadeiros usuários de Maxwell, o pessoal do Keytoon Animation Studios(que tem entre seus clientes a Disney) e o pessoal da PureRender, que inclusive acho que não usam nem o plugin pro Max, exportam a cena toda pro MXST e renderizam, configuram cameras e até alteram algumas coisas nos arquivos por lá. Um grande abraço à todos e parabéns pelo fórum, muito acolhedor e bacana.
Oi Heller, tudo bem? Concordo com você que tem os usuários verdadeiros e os falsos, eu costumo chamar de profissionais e micreiros. O mínimo que se espera de um profissional de 3D é que ele saiba criar materiais no render que escolheu para trabalhar, porque esse pessoal que usa o V-Ray pegando materiais prontos no site V-Ray Materials e usando modelos da Evermotion com materiais prontos, não são profissionais, são micreiros bem amadores ainda. Porque quem conhece o mínimo de V-Ray tem que saber criar materiais, ajustar a iluminação e configurar o render. Se for para não configurar o render e não criar os materiais, se for para pegar os materiais prontos, então, é muito mais fácil usar o Maxwell, porque ai não precisa configurar nada mesmo, no render é só definir o tempo, os materiais tem pronto no site da Nextlimit e configurar lente de câmera no Maxwell é a coisa mais simples do mundo, basta conhecer o mínimo de fotografia que você configura com facilidade, porque é idêntico a uma câmera convencional. Inclusive eu acho que todo mundo que trabalha com 3D deveria conhecer o mínimo de fotografia e iluminação real de estúdio, porque é um pré requisito para usar 3D, já que em 3D se pretende reproduzir a realidade, então, sem conhecer a realidade fica difícil de reproduzir. Se comparar os recursos de materiais do Maxwell e do V-Ray, também acho que o sistema do Maxwell é mais difícil, porque o material do V-Ray é muito bom, tanto que o Mental Ray copiou. Agora, quem usa o Maxwell não costuma criar materiais não, costuma pegar tudo pronto, isso é um fato. Porque quem usa o Maxwell não quer ter dificuldade, quer obter uma imagem realista sem se preocupar com nada, seja externa ou interna. O sistema de materiais do Mental Ray é bilhares de vezes mais complexo do que o do Maxwell se for por este lado, só que para obter cenas realistas precisa estudar muito o render, precisa manjar dele, porque ele oferece opções ilimitadas, dá para fazer tudo que imaginar e o que não imaginar também. Manjando dele faz cenas realistas internas e externas também. Mas no Maxwell só da para fazer o que a Nextlimit programou, porque é tudo automático, se não quer Motion Blur numa cena de movimento rápido, porque vai fazer isso no combustion na pós produção para ganhar tempo, não dá, porque é tudo automático. O importante é perceber que não existe apenas a área de maquete eletrônica e nunca pode se basear pela área de maquete eletrônica, porque é a área mais simples e a menos especializada no 3D, pois não usa nem 10% do poder do programa e não é a principal finalidade do profissional. Claro que tem gente que só vive de maquete e não é arquiteto, mas a maioria são arquitetos e a maquete é apenas uma parte do trabalho. Diferente de áreas mais profissionais e mais especializadas como animação para TV, onde tudo depende do programa, todo o trabalho é feito no programa e usa todos os recursos do programa. Então, se o render não serve para animação, eu acho que não serve para nada, porque mais do que tudo, o Max é um soft de animação. OBS: Servir para animar mas sem controle, com tudo saindo pronto do render 3D, é o mesmo que não funcionar em animação, porque animação de verdade não é feita assim. Eu acho que usar o Maxwell faz a pessoa regredir em vez de progredir, porque se tem uma lei em 3D é que o caminho mais fácil sempre é o pior. Não é por ser mais fácil que é o melhor, muito pelo contrário, porque em 3D tudo que é mais fácil é muito mais limitado. Quem usa 3D de verdade, exigindo tudo do programa, não pode ter estas limitações, tem que fazer o que quiser e não apenas o que o render deixa. Claro que tem um pessoal usando o Maxwell por ai, sempre tem, se tem gente que usa o Corel Draw, então, qualquer soft do mundo vai ter gente que vai gostar e usar. Mas isso não significa que é uma boa idéia, porque se for citar as empresas que usam o Mental Ray, ai não terá nem termos de comparação. Portanto, os renderizadores comuns, biased, eu acho que qualquer um é válido estudar e dominar, mas o Maxwell e o Fryrender são para crianças na minha opnião. Um profissional com o mínimo de brio não usaria um render como este, porque denigre a competência do profissional. Para quem trabalha com maquete e usa o V-Ray com tudo pronto feito por outras pessoas, pode não sentir muita diferença, mas para quem é especialista no Mental Ray ou no Renderman e trabalha com animação, usar o Maxwell é um verdadeiro sacrilégio. Abraços

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