Oi Heller, tudo bem?
Concordo com você que tem os usuários verdadeiros e os falsos, eu costumo chamar de profissionais e micreiros.
O mínimo que se espera de um profissional de 3D é que ele saiba criar materiais no render que escolheu para trabalhar, porque esse pessoal que usa o V-Ray pegando materiais prontos no site V-Ray Materials e usando modelos da Evermotion com materiais prontos, não são profissionais, são micreiros bem amadores ainda.
Porque quem conhece o mínimo de V-Ray tem que saber criar materiais, ajustar a iluminação e configurar o render.
Se for para não configurar o render e não criar os materiais, se for para pegar os materiais prontos, então, é muito mais fácil usar o Maxwell, porque ai não precisa configurar nada mesmo, no render é só definir o tempo, os materiais tem pronto no site da Nextlimit e configurar lente de câmera no Maxwell é a coisa mais simples do mundo, basta conhecer o mínimo de fotografia que você configura com facilidade, porque é idêntico a uma câmera convencional.
Inclusive eu acho que todo mundo que trabalha com 3D deveria conhecer o mínimo de fotografia e iluminação real de estúdio, porque é um pré requisito para usar 3D, já que em 3D se pretende reproduzir a realidade, então, sem conhecer a realidade fica difícil de reproduzir.
Se comparar os recursos de materiais do Maxwell e do V-Ray, também acho que o sistema do Maxwell é mais difícil, porque o material do V-Ray é muito bom, tanto que o Mental Ray copiou.
Agora, quem usa o Maxwell não costuma criar materiais não, costuma pegar tudo pronto, isso é um fato.
Porque quem usa o Maxwell não quer ter dificuldade, quer obter uma imagem realista sem se preocupar com nada, seja externa ou interna.
O sistema de materiais do Mental Ray é bilhares de vezes mais complexo do que o do Maxwell se for por este lado, só que para obter cenas realistas precisa estudar muito o render, precisa manjar dele, porque ele oferece opções ilimitadas, dá para fazer tudo que imaginar e o que não imaginar também. Manjando dele faz cenas realistas internas e externas também.
Mas no Maxwell só da para fazer o que a Nextlimit programou, porque é tudo automático, se não quer Motion Blur numa cena de movimento rápido, porque vai fazer isso no combustion na pós produção para ganhar tempo, não dá, porque é tudo automático.
O importante é perceber que não existe apenas a área de maquete eletrônica e nunca pode se basear pela área de maquete eletrônica, porque é a área mais simples e a menos especializada no 3D, pois não usa nem 10% do poder do programa e não é a principal finalidade do profissional.
Claro que tem gente que só vive de maquete e não é arquiteto, mas a maioria são arquitetos e a maquete é apenas uma parte do trabalho.
Diferente de áreas mais profissionais e mais especializadas como animação para TV, onde tudo depende do programa, todo o trabalho é feito no programa e usa todos os recursos do programa.
Então, se o render não serve para animação, eu acho que não serve para nada, porque mais do que tudo, o Max é um soft de animação.
OBS: Servir para animar mas sem controle, com tudo saindo pronto do render 3D, é o mesmo que não funcionar em animação, porque animação de verdade não é feita assim.
Eu acho que usar o Maxwell faz a pessoa regredir em vez de progredir, porque se tem uma lei em 3D é que o caminho mais fácil sempre é o pior.
Não é por ser mais fácil que é o melhor, muito pelo contrário, porque em 3D tudo que é mais fácil é muito mais limitado.
Quem usa 3D de verdade, exigindo tudo do programa, não pode ter estas limitações, tem que fazer o que quiser e não apenas o que o render deixa.
Claro que tem um pessoal usando o Maxwell por ai, sempre tem, se tem gente que usa o Corel Draw, então, qualquer soft do mundo vai ter gente que vai gostar e usar.
Mas isso não significa que é uma boa idéia, porque se for citar as empresas que usam o Mental Ray, ai não terá nem termos de comparação.
Portanto, os renderizadores comuns, biased, eu acho que qualquer um é válido estudar e dominar, mas o Maxwell e o Fryrender são para crianças na minha opnião.
Um profissional com o mínimo de brio não usaria um render como este, porque denigre a competência do profissional.
Para quem trabalha com maquete e usa o V-Ray com tudo pronto feito por outras pessoas, pode não sentir muita diferença, mas para quem é especialista no Mental Ray ou no Renderman e trabalha com animação, usar o Maxwell é um verdadeiro sacrilégio.
Abraços