Oi Ana, tudo bem?
Eu costumo responder todo mundo nos finais de semana, nem se assuste não. :)
Quando for alguma coisa de errado, nunca vamos expor aqui numa mensagem pública para todo mundo ver, certamente vamos enviar uma mensagem privada ou um email.
Sobre a sua pergunta, não se preocupe se acha que é muito simples, pois se for e já tiver tutorial disponível no site, vamos te indicar.
No caso, o Video Post é um recurso que cria efeitos no pós render, ou seja, depois do render terminado, pode ser usado em animação, mas também pode ser usado em imagem estática.
Uma animação são várias imagens estáticas, então, se é para animação, também funciona em imagens estáticas, o oposto que não é verdadeiro, pode ter coisas que só funcionam em imagem estáticas e não servem para animação.
Mas agora eu entendi melhor o efeito que você deseja usar, é o efeito de Lens da janela Effects que fica dentro do Environment, certo?
Então, era para funcionar numa boa com o V-Ray, a não ser que seja algum bug da versão que você está usando.
Dá uma olhada no tutorial que o Múcio te indicou, nele tem a explicação das configurações que precisa fazer no V-Ray para ele aceitar essas coisas.
Se na sua versão não tiver mais essas opções, é porque agora ele aceita na boa, sem precisar ativar nada, se não aceitar e você tem certeza que sabe fazer, então, é bug do V-Ray, é muito comum ele ter bugs, como eu disse na outra mensagem.
Para ter certeza que está usando o Lens Effects corretamente, dá uma lida neste tutorial, ele explica todos os recursos do Lens Effects, o link é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15320
Sobre o render que eu uso, não é o V-Ray, eu uso o Mental Ray, que já vem junto com o 3ds max, não está em desenvolvimento e não tem estes bugs.
Sobre o fórum, eu fico feliz de saber que você está gostando, espero que participe bastante aqui com a gente, é mais difícil ter mulheres nessa área, mas tem várias que frequentam o fórum e participam, vai ser um prazer ter você aqui também.
Não se preocupe em torrar os outros com perguntas simples, mas se você ler os tutoriais da seção básicos e depois da seção avançados, clicando no botão tutoriais no menu do site, eu tenho certeza que você não vai fazer perguntas super básicas, porque o básico já está explicado nestes tutoriais, dá uma lida neles que eu tenho certeza que vão te ajudar muito.
O link para a seção de tutoriais básicos é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620
O link para a seção de tutoriais avançados é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14630
Agora, sobre o efeito de lente e de luz já é um assunto mais complicado.
A luz é perfeita, ela não sobre essas distorções que vemos, para nós aparece assim por causa da forma do nosso olho, que é igual a forma de uma lente de câmera, portanto, as lentes de câmeras também registram distorções que não acontecem na realidade.
Só que como vemos assim, para nós o normal é que tenha essa distorção proporcionada pela curvatura do olho e das lentes, então, estas distorções são um efeito de lente e não da luz, entende?
Se a luz pudesse ser vista sem ser por meio de uma lente, ela seria perfeita e não aconteceria essas distorções, que na verdade são defeitos criados pelas lentes, mas para nós isso é o normal.
Em 3D a luz é perfeita e não existe lente, então, não acontece estas distorções, você precisa aplicar efeitos que vão simular essas distorções proporcionadas pelas lentes.
Não é apenas este efeito que 3D não cria por padrão, vários outros efeitos de lente também não são gerados, como Depth od Field, que borra os objetos distantes e fora do foco, em 3D tudo sempre está em foco, mesmo que esteja distante, então, precisa aplicar o efeito de Depth of Field para gerar esse borrado que as lentes geram, entende?
Efeitos de luz são outra coisa, como GI e Caustics, por exemplo.
Na seção Artigos você pode ficar conhecendo melhor estes efeitos, tem várias matérias explicando sobre o que é GI, o que é Caustics, SSS e muito mais, dá uma olhada lá que você vai gostar.
Abraços