Lens Effects Com Vray

Por: AnaSales  

Em: 05/07/2007 15:21

Oi Ana, tudo bem? Eu costumo responder todo mundo nos finais de semana, nem se assuste não. :) Quando for alguma coisa de errado, nunca vamos expor aqui numa mensagem pública para todo mundo ver, certamente vamos enviar uma mensagem privada ou um email. Sobre a sua pergunta, não se preocupe se acha que é muito simples, pois se for e já tiver tutorial disponível no site, vamos te indicar. No caso, o Video Post é um recurso que cria efeitos no pós render, ou seja, depois do render terminado, pode ser usado em animação, mas também pode ser usado em imagem estática. Uma animação são várias imagens estáticas, então, se é para animação, também funciona em imagens estáticas, o oposto que não é verdadeiro, pode ter coisas que só funcionam em imagem estáticas e não servem para animação. Mas agora eu entendi melhor o efeito que você deseja usar, é o efeito de Lens da janela Effects que fica dentro do Environment, certo? Então, era para funcionar numa boa com o V-Ray, a não ser que seja algum bug da versão que você está usando. Dá uma olhada no tutorial que o Múcio te indicou, nele tem a explicação das configurações que precisa fazer no V-Ray para ele aceitar essas coisas. Se na sua versão não tiver mais essas opções, é porque agora ele aceita na boa, sem precisar ativar nada, se não aceitar e você tem certeza que sabe fazer, então, é bug do V-Ray, é muito comum ele ter bugs, como eu disse na outra mensagem. Para ter certeza que está usando o Lens Effects corretamente, dá uma lida neste tutorial, ele explica todos os recursos do Lens Effects, o link é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15320 Sobre o render que eu uso, não é o V-Ray, eu uso o Mental Ray, que já vem junto com o 3ds max, não está em desenvolvimento e não tem estes bugs. Sobre o fórum, eu fico feliz de saber que você está gostando, espero que participe bastante aqui com a gente, é mais difícil ter mulheres nessa área, mas tem várias que frequentam o fórum e participam, vai ser um prazer ter você aqui também. Não se preocupe em torrar os outros com perguntas simples, mas se você ler os tutoriais da seção básicos e depois da seção avançados, clicando no botão tutoriais no menu do site, eu tenho certeza que você não vai fazer perguntas super básicas, porque o básico já está explicado nestes tutoriais, dá uma lida neles que eu tenho certeza que vão te ajudar muito. O link para a seção de tutoriais básicos é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 O link para a seção de tutoriais avançados é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14630 Agora, sobre o efeito de lente e de luz já é um assunto mais complicado. A luz é perfeita, ela não sobre essas distorções que vemos, para nós aparece assim por causa da forma do nosso olho, que é igual a forma de uma lente de câmera, portanto, as lentes de câmeras também registram distorções que não acontecem na realidade. Só que como vemos assim, para nós o normal é que tenha essa distorção proporcionada pela curvatura do olho e das lentes, então, estas distorções são um efeito de lente e não da luz, entende? Se a luz pudesse ser vista sem ser por meio de uma lente, ela seria perfeita e não aconteceria essas distorções, que na verdade são defeitos criados pelas lentes, mas para nós isso é o normal. Em 3D a luz é perfeita e não existe lente, então, não acontece estas distorções, você precisa aplicar efeitos que vão simular essas distorções proporcionadas pelas lentes. Não é apenas este efeito que 3D não cria por padrão, vários outros efeitos de lente também não são gerados, como Depth od Field, que borra os objetos distantes e fora do foco, em 3D tudo sempre está em foco, mesmo que esteja distante, então, precisa aplicar o efeito de Depth of Field para gerar esse borrado que as lentes geram, entende? Efeitos de luz são outra coisa, como GI e Caustics, por exemplo. Na seção Artigos você pode ficar conhecendo melhor estes efeitos, tem várias matérias explicando sobre o que é GI, o que é Caustics, SSS e muito mais, dá uma olhada lá que você vai gostar. Abraços
Oi André, tudo bem com vc?... lendo seu email muito esclarecedor por sinal...chego a conclusão de que deve ser bug mesmo...o que faço se for este o caso?...não queria trocar de plugin, visto que tudo que tenho de materiais é para vray..sera que a versão 1.47 ja não corre tanto este risco?...a outra conclusão que chego é que tenho que pegar mais firme nos tutoriais, eu sou tão apaixonada por 3D Studio que fico afobada, querendo aprender tudo de uma só vez...queria ter um curso intensivo de 3DS...ou sentar na frente do computador com alguem que manje muito só para ficar olhando e aprendendo...meu irmão fez um curso aqui, mas não era grande coisa... Agora, apesar de nao querer trocar de plugin, eu acho muito legal alguns efeitos do mental ray...uma vez precisei fazer um trabalho com piscina..como nunca tinha feito piscina , peguei um tutorial aqui, e achei um muito bom, tipo um tanque com agua, o caustics estava perfeito mas era para mental ray(acho que era seu o tutorial)... mas como trabalho com vray, tive que me virar o resultado não chegou nem perto, mesmo porque não pude ativar o caustics pois minha maquina ainda é muito modesta e tinha muito pouco tempo para gerar os renders...ainda não tive coragem de postar o resultado da piscina uma hora dessas eu largo ela aqui para o pessoal dar uma olhada... Mas agora entendo melhor o que é o tal do video post, porque sobre GI e Caustics por obrigação tive que tentar entender mais, e quero aprender mais sobre propagação de luz e photons, sei que a parte de iluminação é mais complicada para aprender já que são muitos detalhes, mas eu chego lá, só espero nao enfrentar muitos problemas com o meu vray. André obrigada pela sua atençao, me ajudou muito...um bom final de semana para vc...agora vou dar uma olhada nos tutoriais... Até maiss...Ana
"A dúvida é o principio da sabedoria." Aristóteles
desculpa a entromissão, mas "eu" acho q era melhor vc voltar para o max 8, q para mim é o mais estável pois já tem a maioria dos bugs corrigidos, e eu uso o V-ray(1.50) e ainda ñ tive nenhum problema com ele! at+
Oi Ana, tudo bem? O V-Ray é um render em desenvolvimento, então, em todas as versões tem bugs, se não tem este bug em outras versões, certamente tem outros bugs. As vezes coisas que já estão boas em uma versão, na próxima saem com bugs, como acontece agora na versão mais recente com o Affect Shadow dentro de materiais Multi/Sub-Object. Antes funcionava numa boa, mas na versão mais recente tem este bug que antes não tinha. Pesquise aqui no fórum para você ver quantos problemas encontram com o V-Ray. Então, usar render em desenvolvimento deixa a pessoa sujeita a todos os tipos de bugs, na verdade o usuário passa a ser um Beta Tester, porque tem que ficar descobrindo os problemas e tem que encontrar uma forma de burlar o problema. Isso não é só com o V-Ray não, com os outros renders em desenvolvimento acontece a mesma coisa. Claro que em maquete eletrônica você sente menos estes problemas, porque maquete eletrônica é a área menos especializada do 3D, é a área que precisa conhecer menos do programa para conseguir fazer o serviço. Em animação são outros quinhentos, mesmo assim, eu não tenho paciência mais para ser Beta Tester, já tive muita e gostava pacas, mas hoje não tenho mais tempo para ficar aturando problemas de soft. Veja como é maquete eletrônica, a maioria usa tudo pronto feito por outras pessoas, tem que modelar apenas a parede e aplicar materiais nela, porque até os móveis já vem com materiais aplicados do V-Ray e só por isso que o V-Ray ficou tão popular, porque estas pessoas não querem aprender nada, então, trabalhando assim a pessoa nunca vai dominar bem um programa como o 3ds max, nem na área de maquete eletrônica, porque depende de tudo pronto, se precisar fazer algo diferente, não consegue. Normalmente quem escolhe o V-Ray é justamente por este motivo, quer obter imagens de boa qualidade sem ter que aprender nada e principalmente por ter tudo pronto com materiais do V-Ray feitos pela Evermotion. Eu já usei o V-Ray em animação e curti, tem seus problemas, mas deu para levar, quem quiser estudar bem o V-Ray consegue fazer muita coisa legal, porque é um bom render, apesar de estar em desenvolvimento. Mas estas pessoas não querem isso e se for para trabalhar dessa forma, então é melhor usar o Maxwell, porque esse é para quem não quer aprender nada mesmo, só vai precisar trocar os materiais dos objetos e aplicar os materiais do Maxwell que já tem tudo pronto também. Esse nem que você queira estudar bem para ter mais controle, não adianta, porque não tem controle de nada. Ai não precia nem aprender o mínimo para configurar o render, é só deixar renderizando lá por dias e nos créditos da imagem colocar o nome da NextLimit, que fez o render, porque a imagem não é de autoria da pessoa, é de autoria da NextLimit. Então, o máximo que essa pessoa sabe de 3D é modelar as paredes, porque portas e janelas já vem prontas. Por tudo isso, hoje em dia não dá para falar que a pessoa manja de 3D apenas por ter feito uma imagem realista, porque até um garoto de 10 anos consegue fazer imagens realistas dessa forma. O que determina o quanto a pessoa conhece de 3D é o que ela consegue fazer sem usar nada pronto e para isso leva alguns anos, por isso que esse pessoal prefere o caminho mais fácil, mas com o tempo eles vão perceber que o caminho mais fácil nunca é o melhor em 3D. Mais cedo ou mais tarde vão ficar na mão por não dominarem o programa que trabalham. Então, estude com calma, curso intensivo não serve para nada, eu não conheço ninguém fera que aprendeu em cursos, para ser fera mesmo tem que ser autodidata, porque não tem curso sobre tudo. Leia tutoriais em inglês na internet, participe de fóruns, leia o Help do programa, teste e treine muito, assim, pode demorar um pouco mais, mas você vai manjar do Max e vai fazer o que quiser. Suas imagens não vão ficar igual e de todos os outros, que você olha e parece que foi a mesma pessoa que fez, porque todo mundo tem os mesmos móveis da Evermotion com os mesmos materiais e não têm competência nem para trocar os materiais quando colocam na cena. Abraços
Oi André tudo bem? Acho que vou fazer o que o nosso amigo João Paulo Ribeiro comentou..meu irmão também usa o max 8 e o vray 1.50 e não tem tantos problemas como eu...agora quanto a questão do uso do max eu acredito que ele têm algumas finalidades básicas, imagens(renders), modelagem e animação...como eu modelo o que preciso no cad, e no caso são apenas maquetes que é para meu trabalho, não sinto muito a necessidade de me aprofundar em modelagem no max, principalmente quando se trata de moveis, visto que há tantas coisas boas, prontas para o uso...mas concordo com a dependencia que se cria, quando se encontra tantos produtos trazendo materiais prontos como os produtos da evermotion o archshaders por exemplo.Apesar de usar e curtir pra caramba os moveis e apetrechos da evermotion eu procuro aprender por exmplo como eles conseguiram tal brilho em alguma peça..ou então o reflexo, eu entro nas setagens e eprendo...até um amigo outro dia comentava que eu perco tempo em fazer meu propio vidro ou de aplicar material em alguma peça e ter que mapear, ja que o archshaders traz tudo pronto... mas acho que pelo menos coisas básicas como criação de materias ou setagens de luzes é importante a pessoa saber fazer...e saber aproveitar o que se têm de pronto e bom, sem se tornar dependente disso para realizar uma boa cena...no fundo sei que os autodidatas são de alguma maneira reconpensados por seus esforços e na maioria das vezes acaba se sobressaindo em alguns trabalhos..eu estou agora tentando pegar alguns trabalhos e tenho é claro que competir com pessoas que ja fizeram alguns cursos, mas para ser sincera não acho que minhas imagens deixem tanto a desejar..para uma autodidata de seis meses...porque quero trabalhar com 3dmax e não ser apenas um hobbie...por isso a importância de ter algumas coisas prontas para agilizar o trabalho e vou te falar a evermotion é tudo de bom...mas nem sempre uso os materiais que vêm junto se tenho tempo procuro trocar os materiais, já por saber que muitos têm. Bom hoje peguei varios tutoriais para olhar...queria aprender a mexer com o glud 3d, que é mais para fazer quedas em piscinas, parece que o real flow tambem é bom ... mas se puder me de sua opinião se ja usou algum desses....sabe André uma de minhas preocupações maiores é tentar entender os fundamentos seja do vray ou do própio max..por isso peguei os tutoriais da chaos group que estão disponiveis aqui...aquele tutorial que o mucio passou sobre lens effects ou não é a mesma versão do vray 1.5 ou do max..porque as janelas do g-buffer nao são iguais, até vou agora entrar em contato com ele...para ver o que acontece..agredeço de montão sua paciencia...fica com Deus e até mais Abração...AnaSales
"A dúvida é o principio da sabedoria." Aristóteles
Oi Ana, tudo bem? Você está agindo certo, não ligue para este seu amigo, porque dessa forma que você está fazendo, vai chegar o dia que este seu amigo virá pedir dicas para você. Quem usa tudo pronto e não tem a capacidade de aprender a fazer seus próprios materiais, não pode nem falar que ele fez a cena, porque só modelou as paredes e colocou a iluminação, todo o resto foi feito por outras pessoas, o mais difícil foi feito por outras pessoas. Mas eu entendo o lado profissional da coisa, de repente o importante é a produtividade e não a arte, o conhecimento, tanto faz se as imagens que a pessoa cria são idênticas a de todos os outros, até parece que foram todas feitas pela mesma pessoa, porque o cliente é um só e é leigo. É diferente da área de animação publicitária para TV ou ainda pior, criação de vinhetas e animações para emissoras de televisão, porque todo mundo está vendo, todo mundo vai saber que o modelo é de biblioteca, então, realmente tem uma diferença muito grande de maquete para animação e por isso soa muito estranho para gente quando fala de usar tudo pronto. Eu acho que pelo menos a criação de materiais tem que saber, para poder modificar os materiais dos objetos de acordo com a decoração do ambiente que está montando, caso contrário, nem este tipo de personalização a pessoa vai conseguir fazer, quando tiver que mudar um material a cena sai horrível porque ela não sabe fazer. Então, acho que você faz muito bem de se preocupar em aprender isso, mesmo que o seu foco principal seja a produtividade e não pretenda ser uma expert em 3ds max. Agora, usar tudo pronto é válido se a pessoa tem o mínimo de caráter para comprar os CDs da Evermotion e não ser um vagabundo que baixa da internet, usa para ganhar dinheiro com maquete sem pagar os caras que fizeram e merecem muito esta remuneração, porque além de serem bons, são muito gente fina. É muita safadeza pegar tudo pronto da internet para usar comercialmente sendo que a pessoa só consegue vender o trabalho dela graças a estes móveis dos caras, pois se dependesse da pessoa, ela não saberia nem modelar uma cadeira e nem aplicar um material decente, então, o mínimo que se espera de caráter das pessoas que usam os objetos da Evermotion é terem comprado de vedade deles. Me pediram para eu avisar se tivesse algum CD pirateado deles por aqui, o que eu poderia falar a não ser sentir profunda vergonha de ser brasileiro, de ter nascido num país de bandidos onde ninguém dá valor para nada e onde todos os poderes públicos e empresas estão tomadas por quadrilheiros? Tive que falar a verdade, que aqui todo mundo usa pirata porque a população não tem vergonha na cara, assim como os governantes, o que eu poderia falar de diferente? Sobre cursos e autodidatas, eu nunca fiz curso nenhum de 3ds max e creio que conheço mais do que muita gente que fez cursos caríssimos. Porque não tem curso sobre tudo e mesmo que tenha, a pessoa precisa ser milhonária para fazer todos e precisa morar num grande centro. Pode ser mais demorado aprender sozinho, mas quando você apanha para aprender alguma coisa, depende de ir atrás das informações por si mesmo em vez de alguém te falar, essa informação fica incutida em você de forma muito mais profunda. Se ficar anos sem usar o programa, vai lembrar destes detalhes, eu não uso o V-Ray há 3 anos e ainda lembro de muitos detalhes dele, porque aprendi sozinho. Não é fácil, mas é melhor. Sobre a forma de modelar, eu creio que com o tempo você vai migrar a modelagem para o 3ds max, usando apenas a planta baixa 2D desenhada no AutoCAD como referência, porque é muito mais rápido e muito mais fácil modelar no 3ds max. Eu iniciei no AutoCAD e modelei muita maquete nele, desde o R12 for DOS. Não seria mais fácil no Max se usasse um soft de CAD mais moderno, como o Revit por exemplo, neste caso é muito melhor e mais rápido modelar nele mesmo e exportar para o Max. Sobre a criação de líquidos, esquece do Real Flow e nem precisa do Glu também, usar o Real Flow em maquete eletrônica é o mesmo que matar mosca com bomba atômica. O Real Flow é o programa comercial mais famoso e mais antigo na simulação de líquidos, agora estão surgindo outros, mas o Real Flow é o Real Flow. Só que é para animação, não vale a pena todo este trabalho para fazer uma imagem de maquete. Você pode fazer cachoeiras em piscinas apenas com os sistemas de partículas comuns do Max e Metaballs, no caso dos sistemas non-driven, você pode usar o Super Spray ou o PArray com a opção de Metaballs, aqui no site tem um tutorial sobre isso. No caso de ser o Particle Flow, pode usar o Blob Mesh, mas não há necessidade, apenas com os sistemas non-driven e metaballs comuns você faz água realista em imagem sem problema. Se for uma queda de água sem encostar em nada, como um patamar que se enche e transborda, você faz com realismo apenas usando um Plane e aplicando material. Sobre o estudo do 3ds max, o aconselhável é aprender primeiro os recursos padrões do programa no render padrões e só depois partir para um render com GI, porque no mínimo vai aprender mais rápido, já que render com GI demora e testar recursos neles leva muito mais tempo. Abraços
Olá, Também estou usando o max 9 e tendo exatamente o mesmo problema com o VRay. Foi decepcionante ler este tópico, porque já estou todo configurado pro VRay e agora terei de migrar para o Mental. Uma pena, tive uma boa experiência com o render que diminuiu e estava produzindo mais rápido que quando comecei a animação no Mental. Deixo registrado o mesmo problema da Ana, também preciso do Glow / Lens Effect usando o Material ID - se alguém tiver uma luz, seria melhor que fazer a migração.
Link do meu progresso no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=aR0YfMJRymo http://br.youtube.com/watch?v=sWNr1bxCM0c
Oi Mundi, tudo bem? Por isso que eu falo sempre aqui que o caminho mais fácil normalmente não é o melhor em 3D. Muita gente vai para o V-Ray por causa da facilidade que encontra no início, principalmente na área de maquete eletrônica, pois tem móveis com materiais prontos, tem site com materiais prontos para baixar, desde a primeira versão o V-Ray tem Preset de render e um material que não deixa a pessoa errar na configuração, não deixa extrapolar as leis da física, o que facilita o uso por iniciantes, então, a pessoa consegue bons resultados logo nas primeiras semanas de uso. Só que por estar em desenvolvimento ainda, não ser feito em parceria com a Autodesk, dona do Max, ter muitos bugs ainda e problemas de compatibilidade com os recursos padrões do Max, os usuários acabam encontrando outros problemas depois que, na minha opnião, são piores do que a dificuldade inicial de aprender um render mais robusto e integrado no 3ds max como o Mental Ray. Só do Mental Ray estar integrado no Max, mesmo que ele fosse mais fraco que o V-Ray ainda valeria mais a pena usar por causa de estar integrado no programa. Mas os usuários só vão perceber estes outros problemas depois que já estão usando o V-Ray por um bom tempo e acontece este dilema da migração. Se em vez de ir atrás de plug-ins por causa das facilidades iniciais, por causa das bibliotecas da Evermotion, por causa do site V-Ray Materials, a pessoa fosse estudar o Mental Ray que já vem no programa, no início não iria conseguir bons resultados em pouco tempo como conseguiu com o V-Ray, mas hoje não estaria passando por estes problemas, entende? Se você vai trabalhar com animação, então, é mais um motivo para usar o Mental Ray, porque desde o início ele foi feito para isso, é o render mais usado em TV e cinema, o V-Ray está ficando melhor em animação agora, nas primeiras versões gerava muitos flickers de GI. Você tem que analisar bem a sua situação e ver se vale a pena mudar, se escolher essa opção, então, quanto antes mudar, melhor será. Se você trabalha com maquete eletrônica e usa o V-Ray há muito tempo, então, coloca o efeito de Flare no PhotoShop mesmo que para maquete está bom demais. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 251

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.