Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

juliokansas   João Pessoa - PB
VertexMultimedia   Rio de Janeiro - RJ
dpi3d   Recife - PE
RaffaPrado   Hortolândia - SP
Claudio   Manaus - AM

Portfólios Ver Mais

Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
Peh   Santa Barbara D\'oeste - SP
kbecker   Porto Alegre - RS
Moisés Fracalossi   Rio Grande do Sul - RS

Artefatos em encontro de paredes

Por: Marco A.Artacho  

Em: 05/07/2007 23:00

Olá, Esta cena é de um tutorial feito pelo Sandro Medeiros para VRay. Fiz o render com o Mental Ray e estou muito satisfeito com os materiais e a iluminação que consegui. Mas, apareceram artefatos no encontro das paredes e eu não consigo resolver. Alguma dica? Marco.
Ola Marco A.Artacho :)... Bom eu posso esta sendo equivocado pq ainda to aprendendo o MR, contudo resolvi opinar numa sugestão. Acho q deve ser pq o GI não tem resolução(n tem precisão), então aumente o numero de Photons no GI, talvez até diminuindo o "Radius". Se me enganei pessoal me falem ae! :lol: :lol: Abraços.. ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Como as manchas são bem leves, eu acho que aumentando a qualidade do FG vai resolver. Se não for isso, precisa ajustar melhor o valor dos Radius no FG, são eles que deixam a cena suave ou granulada. Se está usando o método de interpolação do Max 9, pode ser que nada resolva, porque é muito ruim, é melhor usar o Radius. Se não for nada disso, então, o mapa de Photons está errado e o FG não está conseguindo suavizar direito.
Múcio
Olá Marco! Muito boa a imagem! Tive esse mesmo problema nos cantos de parede. Na verdade, tudo vai depender da complexidade da cena. O tamanho dos photons é que vai ajustar a definição do GI, que faz a mesclagem das cores. Havendo objetos com muitos detalhes tem que ter mais photons com raios menores e vice-versa. Um dos segredos para um bom render é esse balanço entre um bom mapa de photons e valores menores no FG, que com 128 já serve para deixar uma maquete com uma imagem bem suave e sem manchas, porém dependendo do caso e da disponibilidade de máquina, vale à pena usar valores mais altos. Eu já me sinto mais seguro hoje para gerar um mapa de photons com aquele aspecto de clouds (algodão) sem gastar muito tempo. Falta dominar os shaders de reflexo borrado, que pesam muito no render. Por sinal, qual foi o tempo de render e a resolução? E como vc fez o material do piso? Ficou um reflexo borrado bem suave, muito bom! abrs!
Demon, Eu usei 800000 fotons com um raio de 1,5cm, nesta cena super simples, depois de muitos teste. Acho que não é isso. Múcio, Eu cheguei até a aumentar a configuração de antialiasing (1, 16) e no FG usei 256 e raio 1, 0,1. Portanto não deve ser isso tbm. eduardoqf, Vc viu como usei configurações altas? Estou começando a achar que o problema é com a modelagem. Parece que o Sandro usou cm para modelar e polegadas em System |Units Setup. Será que não é isso? Demorou 7min e 22 seg na resolução de apenas 800 x 600. Isso com os mapas de fotons e FG já salvos! Não me lembro o tempo que levou para calcular ambos. O material do piso é um Arch&Design Pearl Finish com o bitmap apenas no diffuse, Reflectivity 0,5, Glossiness 0,4 e 12 Glossy Samples. Ao contrário de muitos comentários que tenho visto por aqui, acho que os materiais Arch&Design podem ser muito bons, se usarmos fazendo pequenas alterações na configuração, ou seja, como um ponto de partida. Já para o cromo usei um mat. Mental Ray com os sahders Metal Lume e Photon Basic (base). Achei que ficou muito bonito tbm. Marco.
Marco.
Olá Marco! Aco que vc podia diminuir os photons para uns 500000, aumentando o raio. Assim vc teria um mapa de photons mais suave para o FG Calcular e com 128 no FG já teríamos uma imagem suave. Uma dica sobre o tamanho dos photos que se deve utilizar é medir a menor dimensão desse ambiente usando a ferramenta measure (tools). Geralmente mede-se o pé-direito e utiliza-se 10% do valor (no máximo). Ex.: Se o pé direito mede 120 unidades (possivel dimensão depois de reescalonar o modelo) o raio deve ficar entre 5, 6... até 11 ou 12, depende da definição de GI desejada. Lembrando que apenas suavisar a cena não resolve. Se as paredes desse ambiente são brancas mesmo, então o piso está emitindo muito GI e seria interessante aplicar um shader photon basic para controlar isso. Verifica se esse material arch&design possui conexão com o MR. Sobre o lance das unidades, dá uma olhada nesse tópico que merece até ir pro grupo de estudo: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777&start=15 Sobre os materiais borrados, eu achei interessante esse material arch&design por se parecer com o vraymtl na setagem. Ando procurando um parâmetro tipo o glossy samples do material nos outros materiais ou shaders para tornar o reflexo borrado mais leve. abraço!
Com o raio maior, aparecem luzes na juntas das paredes, hehehe. Quando tiver tempo vou modelar novas paredes, pois acho que o problema pode estar aí. Eu tenho acompanhado o tópico sobre as unidades. Marco.
Marco.
Então... o tamanho da cena está perfeito. Acho que o Sandro mudou para metros no units setup apenas para ter referência das medidas em metros. Se vc mudar para generic e medir, vai perceber que as dimensões passam de 100 unidades genéricas, não modificando o tamanho do ambiente, mas sim do grid. Esses 2 renders estão com 800 x 515 e demoraram 15 minutos e 10 minutos com o FG em 64. A diferença de tempo foi a textura de parede. Perceba que no render com a parede branca aparecem algumas manchas que seriam removidas facilmente aumentando para 128 o FG. Usei 3 luzes na cena e seguindo as dicas do vídeo curso fiz essas cenas num total de 2 horas (com os testes). Como eu disse antes, o segredo das manchas está nos photons. Depois vou fazer uns testes com reflexos no piso e no couro da poltrona e vou renderizar em alta pra ver como fica o aspecto e o tempo. Lembrando que isso é apenas um teste rápido com o mentalray. Para um trabalho de verdade, teria que compor melhor os materiais e os modelos. Mas esses exemplos servem bem para estudar iluminação e setagem de photons. Perceba que eu optei por uma luz do sol com o céu limpo, por isso a sombra da esquadria está "sharp". Se eu aumentasse os valores de arealight da spot, poderia por exemplo ter uma sombra bem difusa, típica de um céu nublado. abraço!
Esta imagem foi renderizada com 2400 x 1600 e utilizei reflexo no piso e reflexo borrado no couro da cadeira e na madeira escura, que por sinal achei que poderiam ficar mais fortes. Não aumentei o mapa de photons, nem o FG 64 e demorou 02:57:00. Por causa da definição maior, apareceram manchas que não eram visíveis antes. Acho que esse tempo pode ser reduzido quando eu dominar melhor os materiais com reflexo e reflexo borrado.
Eduardo, Será que o problema é que estou usando MRSun e MRSky ao invés das luzes que vc usou? Marco.
Marco.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138736

Últimos membros registrados: glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo.

Usuário(s) on-line na última hora: 480, sendo 3 membro(s) e 477 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Shang026, valdez, glucovixfortemx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.