Ola Galera,
Sunag - Como tenho muitos materiais na cena, nao tenho certeza de que todos são vraymtl, porem acredito que devem ser pois sempre os crio usando vraymtl, "nao sei mais criar usando standart, pq viciei em vray" :-P , outra coisa é que os materiais prontos da biblioteca que eu usei já veem vray... e por fim fiz "V-Ray scene converter"... bom possa ser que ainda tenha algum material dentro de um multi/sub-object que nao tenha sido convertido. Acredito mesmo que o problema se deu depois que eu coloquei as luzes photometricas. Nao sei ao certo! Realmente é como vc falou, na hora do calculo de GI o material retorna um valor invalido, nesse meu caso, varios valores negativos, oq é incorreto pois no padrão RGB só existem valores positivos de 0 a 255. A sua dica com o enviroment funcionou perfeitamente, obrigado.
Vagner - Tb acho que fica mais rapido usando vraymtl. Quando me referir ao tempo de render, estava falando dos avisos. Se os "warnings" atrasam o render e em que podem afetar a imagem final???
Gostaria de saber se tem como corrigir isso. Que parametros mudar nos materiais para corrigir???
Bom, a fato é que tenho outras cameras na cena, e não são em todas elas que os avisos aparecem, nessa outra imagem, com outra camera, não deu nenhum aviso e eu não mudei nenhuma configuração nos materiais, nem nos parametros de render.
Conto com voces pra resolver mais essa bronca!!!
abraços a todos