mental ray ou v-ray

Por: silvoni  

Em: 06/08/2007 12:24

ai galera eu aqui de novo sem saber o que fazer estou começando a estudar render e quase tudo o que achei se refere ao V-ray e max tem incorporado o mental -Ray. Qual a diferença e como instalo o V-Ray se for o caso de usá-lo abraços
Olá silvoni, tudo bem? Esse tipo de pergunta de comparação entre softwares é proibida no fórum, como descrito nas regras, porque pode gerar conflito entre os leitores. O Mental Ray já vem integrado no 3Ds MAX. O VRay é um plugin que pode ser adquirido através do site do fabricante: www.chaosgroup.com Eu estarei trancando este tópico para que não haja discussões sobre esses renders. Se você utilizar o sistema de busca do fórum, você encontrará diversos tópicos com as características tanto do Mental Ray como do VRay.
Sergio Feitosa
Olá Silvoni! Tudo certo? Não se trata aqui de abrir polêmica sobre o uso de renderizadores. Na verdade, o renderizador é apenas uma ferramenta que o usuário de max deverá utilizar para conseguir os resultados desejados. O max, por padrão, já vem com o robusto mentalray e o básico, mas rápido scanline render. O mentalray e o renderman (pixar), estão na linha de frente dos melhores renders do mundo. Outros renderizadores em desenvolvimento como o vray, o brazil, o finalrender... também trabalham com recursos avançados de iluminação, porém apresentando alguma limitação para determinada finalidade como animação, por exemplo. Tudo que se faz nesses renders em desenvolvimento pode ser feito no mentalray e com menos tempo de render. O vray, ganhou fama no campo da arquitetura por causa dos seus materiais VRAYMTL. Isso porque o render, apesar de ser considerado por muitos a etapa mais importante do processo, depende de uma iluminação e texturização corretas. E os vraymtl facilitam muito no sentido de direcionar um material para uma característica fisicamente correta. Com o max 9, a autodesk criou os materiais arch&design e acrescentou também um recurso de pré-visualização no final gather, como acontece no vray. Porém, o grande diferencial do mentalray é aprender a setar tudo individualmente, trabalhando da maneira clássica. Assim o usuário poderá obter qualquer efeito e fazer qualquer coisa com muito mais segurança. A possibilidade de se configurar todos os parametros individualmente é que é o ponto chave da escolha de qual renderizador utilizar. Pois a pessoa precisa de mais tempo de estudo para entender o funcionamento do mundo 3d e quando isso não é feito de forma automática. Em contrapartida o benefício vem na forma de renders mais rápidos. Eu comecei no max usando o scanline e trabalhei com o vray por mais de um ano. Hoje, uso o mentalray, render que venho estudando com o auxílio do videocurso da 3d1 e que já estou conseguindo obter resultados satisfatórios com 4 meses de prática. Outra vantagem do mentalray é que ele é mais estável e não funciona como um plugin. Desta forma fica bom para trabalhar numa empresa que tem o max por não precisar comprar o vray. Se vc está aprendendo max, não pense em renderizador até dominar o básico do programa, como modelagem, luzes, materiais e camera. Esse conhecimento é pré-requisito para trabalhar com 3d, além é claro de dominar pelo menos a leitura em inglês. Espero ter ajudado! abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 245

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.