Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Anderson Leao   São Paulo, SP
Daian   Belo Horizonte - MG
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP

Portfólios Ver Mais

DigO   São Paulo
mse   Novo Hamburgo
Luiz Felipe   Bagé - RS - RS
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ

Problemas com o Vray sun sky e camera

Por: danieldt  

Em: 10/08/2007 20:41

Boa noite amigos. Ando com um problema para gerar imagens internas e externas usando a trinca: Vray sun, vray sky e vray camera. Deem uma olhada na imagem acima: Eu faço como a receita de bolo diz: slot do envioment coloco um vray sky, copio para um slot, crio um vary sun, acerto turbidity, ozone, la no vray sky coloco do "none" para meu vray sun. Mas olhem bem, no meu abajour por exemplo tem 2 vray light .. elas apagem assim como todas as outras luzes quando renderizo usando este esquema. Por que isso? se pudesse compensar a falta de luz na sala com uma vray qualquer, nao precisaria aumenrar ISO e granular minha imagem.. Com a vray camera eu sei usar, mas naõ consigo chegar num meio termo e não entendo dessa do vray light desligar. Outra coisa são as manchas de luz pela cena ( atras do sofá etc..) alguem tem ideia do que pode estar ocorrendo? colour mappoing em reihard com burn 0,5 não é problema de colour mapping ai. QMC e light cache no secondary... Bem.. fico ai a espera de ajuda, por que eu sei que usando bem esta trika, meu... da-se um outro passo na qualidade do foto realismo da imagem. Abs Daniel
www.viartualisar.com.br Realidade aumentada 3d fotorrealista
Não aumente o ISO, aumente o tempo de exposição, por exemplo: se estiver usando uma velocidade de 1/250 segundos tente usar 1/30s e vá testando. Para utilizar a VrayCamera é legal saber um pouco de Fotografia básica.
eu ja fiz isso e tenho 1 ano de curso de fotografia. seu como usar vel do obturador, abertura do diafragnma, ISO, etc, mas obrigado pela mensagem... ainda não é esse o problema ai.
Aumentar o ISO não gera noise, ao contrário de uma camera fotografica real. O que está acontecendo é que a Sun/Sky tem uma intensidade maior que as luzes comuns e a exposição da vrayCam é diferente da camera comum do max, experimente aumentar o multiplier das vraylight para algo como 0.1/0.2/01.3, deixe no modo Radiant Power em units, assim vc pode usar esses valores independente do tamanho fisico da vraylight. ;)
Tem um tutorial legal aqui no site do Salomão que explica como usar as V-Ray sun e Sky com a V-Ray Cam O link é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19248
Múcio
ola danieldt...esta claridam atraz do sofa e na setagem...talvez o light cach...e cara mosta a configuração da camera e da vray sun....e da setagem tbm... abç.
Gilvan Isbiro portfolio http://ng3d.cgsociety.org/gallery/
Aumentar o ISO não gera noise, ao contrário de uma camera fotografica real. Sim, de fato, falei besteira! O que está acontecendo é que a Sun/Sky tem uma intensidade maior que as luzes comuns e a exposição da vrayCam é diferente da camera comum do max, experimente aumentar o multiplier das vraylight para algo como 0.1/0.2/01.3, deixe no modo Radiant Power em units, assim vc pode usar esses valores independente do tamanho fisico da vraylight. Valeu Então Hawk, olha só: colocando as vray no modo radiant, o valor que tive que usar na vray que simulo a luz que entra da janela interna do ap, teve que ficar com uma valor bemmmmm baixo, tipo 0,004. E mesmo assim, ainda não estou satisfeito com o resultado. Em relação ao valores de sun intensity, vc deixa em 1.0, ou usa um valor menor? tem uma cena sua meu.. putz linda que vc usa vray universal setting e sun sky e camera.. quero chegar naquela qualidade hehehe! Tem alguma dica a mais que pode me passar? Obrigado desde já! Abraço! Daniel
ola amigos...alguem para ajudar?
Pra começar, se eu fosse você, modelaria as paredes como um objeto sólido, veja que ta passando luz nos cantos. A vraylight da janela coloque como skylight portal, ela vai emitir a luz da vraysky pra dentro da cena, vai gerar menos noise e o tempo de render vai cair. Mas a vraysky deve estar no slot environment do vray. Se vc não postar a configuração da camera/color mapping fica dificil ajudar... Eu uso geralmente 2/3 no intensity da sky e 1 para o multiplier da sun.
Fala Daniel, tudo jóia, cara, depois de ver o teu post ontem, fiquei intrigado com a questão, então resolvi fazer alguns testes, simulando o ambiente da tua cena (de maneira técnica é claro, hehe). Pela ordem, vou postar as configurações da cena, note que eu mantive os valores default das luzes, alterando somente as configurações da v-ray physical camera. Na sequência, as setagens de render, que podem lhe ser úteis, vi que você prefere a QMC + LC, eu costumo usar a Irradiance + LC, faça as comparações, lembrando que pro render final vc reduz os valores de 'Max rate' para -1 ou 0, conforme a necessidade. Enfim, as imagens com os seus devidos resultados. A minha conclusão com relação ao uso das luzes, e de acordo com a chaosgroup, a elaboração da V-ray Sun e Sky foram baseadas em estudos de intensidade real do sol, com radiações e tals (só prá ter uma base da maluquice olha esse estudo http://www.astrosurf.com/ceu/ciencia1712003.html) e, com isso, tenta-se simular a aplicação real do sol em uma cena do 3D Max. Com esses parâmetros, o uso da V-ray Physicamera também assume valores baseados na realidade, com aplicações de configurações como se estivesse manipulando uma câmera fotográfica real (http://www.robert-barrett.com/photo/exposure_calculator.html). Agora, com base nesse raciocício, temos que lembrar que, mesmo o uso das v-ray ligths mantém as configurações básicas de multiplier, sombras e tals, sendo assim, pela lógica, um multiplier default de uma vray light é 30, prá se encaixar numa cena que tenta 'imitar' a realidade teria que aumentar imensamente os valores de multiplier prá começar a aparecer. Para isso, neste caso de uso das luzes Vray Sun & Sky, em conjunto com a v-ray physicam, é aconselhavel o uso dos parâmetros photométricos para luzes internas, e mesmo noturnas, pois estas também, tentam simular a realidade. Ufa... bom, aguardando outras opiniões, Um abraço e até mais
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 660, sendo 12 membro(s) e 648 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, vanderabelo, AlexTerra, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.