Fala Daniel, tudo jóia, cara, depois de ver o teu post ontem, fiquei intrigado com a questão, então resolvi fazer alguns testes, simulando o ambiente da tua cena (de maneira técnica é claro, hehe).
Pela ordem, vou postar as configurações da cena, note que eu mantive os valores default das luzes, alterando somente as configurações da v-ray physical camera.
Na sequência, as setagens de render, que podem lhe ser úteis, vi que você prefere a QMC + LC, eu costumo usar a Irradiance + LC, faça as comparações, lembrando que pro render final vc reduz os valores de 'Max rate' para -1 ou 0, conforme a necessidade.
Enfim, as imagens com os seus devidos resultados.
A minha conclusão com relação ao uso das luzes, e de acordo com a chaosgroup, a elaboração da V-ray Sun e Sky foram baseadas em estudos de intensidade real do sol, com radiações e tals (só prá ter uma base da maluquice olha esse estudo http://www.astrosurf.com/ceu/ciencia1712003.html) e, com isso, tenta-se simular a aplicação real do sol em uma cena do 3D Max. Com esses parâmetros, o uso da V-ray Physicamera também assume valores baseados na realidade, com aplicações de configurações como se estivesse manipulando uma câmera fotográfica real (http://www.robert-barrett.com/photo/exposure_calculator.html).
Agora, com base nesse raciocício, temos que lembrar que, mesmo o uso das v-ray ligths mantém as configurações básicas de multiplier, sombras e tals, sendo assim, pela lógica, um multiplier default de uma vray light é 30, prá se encaixar numa cena que tenta 'imitar' a realidade teria que aumentar imensamente os valores de multiplier prá começar a aparecer.
Para isso, neste caso de uso das luzes Vray Sun & Sky, em conjunto com a v-ray physicam, é aconselhavel o uso dos parâmetros photométricos para luzes internas, e mesmo noturnas, pois estas também, tentam simular a realidade.
Ufa...
bom, aguardando outras opiniões,
Um abraço e até mais
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV