Efeito de luz negra. Como?

Por: and alencar  

Em: 12/08/2007 15:29

Queria fazer um efeito similar a esse da foto. Tentei em uma maquete recenetemente, mas nao fiz nada alem de mudar a cor da luz. E obviamente, esse efeito não é obtido assim. Parece que a luz negra similam uma emissão de luz azul em todos elementos brancos do ambiente. Não sei como fazer. Alguém?
Oi And_Alencar, tudo bem? Eu nunca tinha pensado em simular este efeito de luz em 3D, realmente é muito interessante, mas essa imagem que você postou não se parece nada com luz negra, parece uma luz azul mesmo, luz negra é diferente, você não sente o azul da luz, nela é só um violeta e todos os objetos brancos ficam azul violeta fosforescente. Qual render você usa? Este é um efeito mais de material do que de luz e só um render robusto vai permitir isso, porque vai ter que configurar um Shader que reproduza este efeito nos materiais, já que a luz em si quase não é percebida. No Mental Ray tem como fazer, eu nunca fiz mas vou tentar assim que sobrar um tempo, porque eu curto muito testar estas coisas e este é um teste muito legal, eu nunca tinha pensado. Eu creio que compondo com o Glow dê para fazer, mas vai precisar de um Shader para controlar a variação azimutal da visão sobre a superfície, não daria certo com o Falloff, porque não é uma questão de inclinação em relação a superfície e nem em relação a luz, é em relação a luz refletida, a luz secundária, então, o GI teria que ser de outra cor, no Shader teria que usar um Photon Basic para conrolar a cor dos Photons, todos os materiais que receberem iluminação da luz negra, devem refletir no espectro azul, assim, eu creio que o efeito ficaria perfeito, mas preciso testar para ter certeza. Abraços
Valeu mais uma vez mestre André. Devo confessar que algumas coisas da sua explicação eu não entendi, devido a complexidade, hehe. Mas como eu imaginei, não seria uma configuração referente a luz. Infelizmente sei que você não vai ter como me ajudar muito, pois eu uso o Vray. Mas quando você tiver um tempinho e puder postar seus testes, vou dar uma analisada mesmo no mental ray. Obrigado e até mais.
Nusssss que bacana!!!! Ow André tenta simular isso ae... depois manta um tutorial pra galera!!! Realmente muito interessante isso ae!!!
Olá André! Como eu já estudo o mentalray, consegui entender bem o seu raciocínio. Quando li este post, logo de cara percebi também que esta foto, que na verdade parece mais com uma maquete, não lembra o efeito de uma luz negra. Se fosse, as cadeiras brancas se apresentariam bem acesas. Antes da sua explicação que sugere o resultado com o uso de shaders, eu imaginava que seria possível com o uso de material com self ilumination para os brancos, mas realmente com o photon basic + glow, o efeito sairia bem mais adequado. Mesmo assim, acho que vale à pena fazer uma busca sobre as propriedades físicas da luz negra e quais os materiais que reagem à ela. Vou ficar acompanhando... abraço!
Ja venho a um certo tempo tentando montar esse enfeito no vray.....inicialmente trabalhei com uma luz na cor azul bem escura e aumentei bastante a quantidade de photons emitidas por ela, ficou ate razoável, tentei tanto que desistir, mas ja vi uma simulação perfeita em um site nao me lembro onde, a config tem q partir da luz, na cor da luz e quantidade de photons emitidos, os materiais vao reagir naturalmente a esse tipo, isso qdo estiverem usando materiais vraymtl, so mais uma coisa, se forem usar LC, não usem a cor 255,255,255, pois da incompatibilidade de LC.
Vamos que vamos....
Uma sugestão, vms criar uma sena e tentar fazer esse efeito....
Vamos que vamos....
Opa.. eu iria agradecer bastante.. se voce puder postar a cena que voce citou.. pra gente dar uma olhada! se eu nao tivesse lotado de trabalho ia tirar um tempinho pra modelar essa cena, agora. caso ninguem modele ate o fim de semana. eu tento reproduzi-la pra postar... valeu
Oi pessoal, também achei muito interessante essa questão. Vou acompanhar esse tópico e ja tenho uma outra questão a levantar que talvez ainda esteja desconsiderada. André, nessa forma que você sugeriu, é bem provavel que simule o efeito com perfeição, porém a reação dos objetos brancos em relação à luz negra não é assim tão simples, vou explicar: O que leva um objeto a ser verde? Fisicamente falando, um objeto é verde por que filtra todas as outras cores e reflete apenas o espéctro verde. Partindo disso, o que faz um objeto ser branco é sua propriedade de refletir todos os espéctros ao mesmo tempo. Agora, o que exatamente faz uma matéria refletir esse ou aqueles espéctors? sua composição quimica! No caso do branco, na maioria dos casos é por causa de um elemento chamado Fosforo. Provavelmente todas as coisas brancas possuem fósforo em suas composições, e uma das propriedades desse elemento é fluorescer na presença de ondas de luz UV. Conclusão, na verdade a luz negra ilumina todos os objetos, porém sómente os brancos podem ser observados pelo fato de se fluorescerem por causa do fosforo e não conterem nenhum tipo de filtração de espectro de qualquer natureza. ( a parte mais importante para nós ) Então a luz que nós vemos sair dos objetos brancos, na verdade NÃO é luz proveniente da luz negra, e sim da auto luminescencia do elemento fósforo na presença da luz negra. Conclusão, fazer esse efeito é simplesmente fazer todos os materiais brancos luminescerem, principalmente os mais difusos (pois a reflexão do ambiente causa filtração do espectro emitido). Quanto aos objetos que não forem brancos, todos ficarão mais escuros, porém obviamente existe fosforo na composição de muitos pigmentos que não são brancos (mistura pura e simples) esses objetos terão uma luminescencia muito fraca da cor violeta (lembrando que essa cor pode ser filtrada pela cor do pigmentos do objetos). Ou seja, todo o resto que não for branco vai ficar escuro, quase preto, alguns meio violetas muito muito fraco. O que for branco vai ficar muito azulado, só isso. Espero que eu tenha explicado direitinho. Abraços.
Oi gente, tudo bem? Eu concordo com o Caio, este lance sobre a reflexão do espectro de cor eu já expliquei várias vezes aqui, explico no vídeo curso do Mental Ray e até nos tutoriais de Mental Ray aqui no site. Bem por isso que eu discordo da solução do Yanes que envolve apenas a luz. Claro que depende de uma configuração correta da luz, mas o efeito principal ocorre por causa do material e não só por causa da luz, como eu e o Caio falamos. Pois se apenas colocar uma luz azul violeta sem configurar os materiais, vai ficar estranho, vai ficar igual uma luz azul apenas, como mostra a imagem da maquete que o And_Alencar usou de exemplo. Portanto, o mais importante para o efeito está na configuração dos materiais. Se for fazer uma imagem estática é muito mais fácil, acho que se colocar um Glow no Surface com Falloff e configurando bem o Photon Basic, trocando a cor da reflexão dos Photons, pois eles devem refletir o espectro UV, deixando a reflexão da luz aul violeta, vai ficar legal. Só que não vai ficar perfeito, porque o Fallof vai fazer isso apenas onde a luz incide, só que a luz vai refletir nas paredes e vai gerar a iluminação indireta, que também reflete nos objetos, mas nessa etapa não vai funcionar a fluorescência do material, porque ele não vai identificar a luz indireta com o Falloff. E se for uma animação? Ai não vai dar certo mesmo, porque o material tem que parar de fluorescer quando a luz negra for apagada e ficar só a luz branca do ambiente. Então, são dois problemas. O segundo eu acho mais tranquilo, poderia fazer um Wire entre o Multipler da luz e as configurações do Photon Basic e do Glow. Agora, sobre o Falloff e a luz indireta, ai já complica bem. O material tem que reconhecer a luz indireta e fluorescer, precisa ver como fazer isso, eu creio que seja possível com o CTRL_Rays. Sobre o problema do Falloff, tem que testar, mas eu creio que o Shader Deriver resolva isso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 205

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.