IluminaÇÃo Interna

Por: Shoyo  

Em: 15/08/2007 18:54

Estou iniciando no maravilhoso mundo do 3ds max, eu tenho a versão 7 do programa. meu pc é um dual core 2.8 placa video 256, será que com essa configuração eu consigo fazer bons trabalhos? E outra pergunta qual luz é melhor para tabalhar junto com o omni mr, (para fazer spot por exemplo)? um abraço a todos,
Sim, sua configuração provavelmente é boa, mas, quanto de memória RAM vc tem? isso é muito importante, por que um bom render as vezes requer recursos que demandam muita memória. Se você vai trabalhar com mental ray, deve usar Mr omni e Mr Spot, mas as luzes photométricas são importantes tb para iluminação interna. Com o tempo entenderá tudo isso. Mas se está começando agora eu o aconselho a estudar primeiro modelagem, depois aprender a compor materiais no scanline, aí sim começar a estudar iluminação e depois passar para um render profissional como o MR. Aqui mesmo na 3D1 tem todos os tutoriais que você precisa para aprender isso tudo. Abraço, e bons estudos.
Valeu pela dica, eu esqueci de informar, a memória ram é de 1 giga, e eu já tenho uma certa noção em modelagem no Auto Cad, eu apenas exporto para o 3DS, obrigado.
Olá amigo Shoyo o bom seria vc modelar tudo ma max mesmo, quanto comecei tinha também fazia isso, mas com o tempo a gente vai vendo que é melhor fazer tudo dentro do max, exportando do cad para o max, tive problemas com a faces e sem falar que se fazer tudo dentro o max e do jeito certo fica mais otimizado, sem falar que quando vc precisa mudar alguma coisa fica mais fácil se vc fez no max. Mas é isso, vamos estudando que o caminho é longo.
Olá pessoal! dddmax, na verdade, tanto o max, quanto o autocad, são da mesma empresa (autodesk) e entre esses dois programas, entre outros, existe total compatibilidade. É certo que tudo pode ser feito no max mesmo, mas uma vez feita a modelagem, os objetos chegam com a malha correta. Quando convertemos uma parede feita no max com o wall para o editable poly, ela fica igual à uma parede importada pelo cad. Para os objetos mais complexos, basta aplicar o modificador optimize que o número de faces será reduzido para apenas o necessário. Agora se for para trabalhar com arquitetura, nada melhor do que os softwares mais modernos como o revit, ADT... a grande questão é a prática do usuário, pois quem se acostuma a modelar com o cad, fatalmente sentirá dificuldades com o max. Mas depois que entender o funcionamento do max para modelagem verá que é bem mais prático. abrs!
Oi gente, tudo bem? Esta questão de onde modelar é um pouco polêmica, mas eu não vejo motivo, porque é a coisa mais clara do mundo, igual o problema com unidades, eu não consigo entender como a maioria das pessoas não percebem isso facilmente. O lance da modelagem depende primeiro de tudo de saber o motivo. Se o cara é um arquiteto e vai projetar, então, só uma pessoa sem noção faria isso no Max, porque não tem como projetar num programa artístico como ele, só tendo a paciência de um monge budista e não vai ficar bom. Então, para projetar um prédio, uma residência ou um produto, uma embalagem, estas coisas, sempre tem que usar um programa de CAD. Lembrando que CAD não é AutoCAD, CAD é uma categoria de programas técnicos feitos justamente para este tipo de modelagem, existem muitos programas deste tipo, o AutoCAD é apenas um e é um dos piores, pois é um dos mais antigos e limitados. Agora, se a pessoa é apenas um artista que faz maquete para arquitetos, as coisas são diferentes, é muito melhor modelar no 3ds max, porque nem precisa conhecer um programa de CAD para fazer o serviço, basta saber ler uma planta baixa 2D e usar essa planta como referência para modelagem no 3ds max. Se a pessoa é um arquiteto mas ainda faz o desenho em 2D no AutoCAD, não projeta em 3D para extrair o 2D, como é feito nos programas mais modernos, então, também é mais jogo modelar no 3ds max a partir da planta baixa. Antigamente era mais fácil modelar tudo no AutoCAD, mesmo ele sendo fraco para 3D, como sempre foi. Mas hoje em dia, é muito mais fácil modelar tudo no 3ds max a partir da planta baixa desenhada no AutoCAD. O AutoCAD é muito bom com 2D, com 3D ele sempre foi muito ruim, dependia de plug-ins em qualquer área, desde mecânica até arquitetura, que depois estes plug-ins viraram programas à parte, como o próprio Architectural Desktop, ele foi plug-in do AutoCAD um dia, o Mechanical Descktop também, entre outros. Hoje ainda tem plug-ins para ele, como o Active 3D da brasileira Grapo. Ai sim o programa fica bem melhor para modelar em 3D. Mas é claro que o melhor programa da atualidade para este fim é o Revit citado pelo Eduardo, e cada dia que passa ele tem maior compatibilidade com o 3ds max, nessa nova versão que está chegando ai vai aceitar até materiais importados junto com o modelo. Usando programas assim, para quem precisa projetar em 3D e não apenas fazer a maquete, é disparadamente a melhor opção. Para quem só precisa fazer a maquete e não vai projetar, então, é melhor fazer no 3ds max. Se a pessoa importa o modelo pronto de qualquer programa de CAD, porque projetou em 3D nele, então, no Max só precisa aprender a criar materiais realistas, mapear texturas, iluminar e dominar o Mental Ray para usar recursos modernos de iluminação. Isso é coisa para dois anos de estudo, então, tem que ir com calma. Apesar de maquete só usa isso do programa, não é simples, tem muita coisa para aprender e demanda um bom tempo de estudo. Seguindo um bom caminho, dois anos é um tempo bom para se sentir completamente à vontade com o programa. Eu acho melhor estudar os recursos de materiais e de luzes, depois as técnicas de iluminação e de composição de materiais complexos. Tudo isso no Scanline, sem Mental Ray, porque é muito mais fácil de aprender assim. Depois que isso estivesse dominado, ai sim partiria para o estudo do Mental Ray. Dessa forma só teria que aprender a configurar o Render e usar alguns Shaders básicos para criar materiais impossíveis de criar no Scanline. Aprender o Mental Ray junto com o Max vai ser muito mais difícil. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 203

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.