Importando de CAD para 3ds (9), problemas...

Por: lukalmeida  

Em: 22/08/2007 20:55

Boa noite galera, primeiramente agradeço o espaço, li bastante coisa antes de ter a coragem de entrar aki, sou digamos iniciante do iniciante, peço por favor um bocado de paciência. Fiz um exercicio deveras grande no CAD "07, e ao importar para o 3ds max 9 para assim dar o devido acabamento o qual o CAD não é capaz de suprir, há problemas com os objetos. Trata-se de um edificio inteiro 3D, onde paredes, chão, terraço, terreno, muros , grades ...etc são (claro) objetos distintos. Até consegui abrir no 3ds max, porém justamente as sacadas não se pode selecionar, e fico sem ter como dar acabamento nelas e prosseguir com o projeto, que aliás já espremi o render do cad "07 até a melhor resolução, mas não se compara ao 3ds. Procedi da seguinte forma: File - Import - abro o arquivo, revejo a dimesnão correta (está em metros) e ao lidar com o Submenu "Derive Autocad Primitives" a unica que abria os objetos separadamente .e a "Entity, Blocks as node Hierarchy". Camaradas, onde estou errando, se está sendo soldada, enfim, ajuda urgente !! abraço! P.S. estudei na Impacta, e sai de lá cheio de duvidas, pudera, só fiz o 1º módulo do 3dsaté agora...
lukalmeida tenta separar os estilos q vc deseja texturizar por Blocks e por Layers( um layer pra cada material ou objeto.) e ao importa-lo tenta importa no Autocad Drawing, nao no Legacy Autocad caso isso nao resolva, tenta por etapas 1 Modifier, 2 edit Mesh, 3 polygon e 4 detach falow
no caso do render aki tem muitos tutoriais de V-ray ,q sao realmente muito bons. Garanto que vai aprender, vale a pena abraço
"Ravel" disse: no caso do render aki tem muitos tutoriais de V-ray ,q sao realmente muito bons. Garanto que vai aprender, vale a pena abraço
opa, agradeço a iniciativa, farei isso agora e na sequencia respondo ! abraço mano! Vray ainda nem sei, tou engatinhando, mas notei que tem muita informação boa aki!
Ae, achei uma coisa: quando importei o projeto do CAd para o 3ds 9 (da forma como eplicou eu já tava fazendo: Autocad Drawing, não legacy), a "varanda" do prédio estava em "freeze", (o porque eu não sei), só o fato de eu dar um "unfreeze all" permitiu que eu interagisse com ela. Fica aí a dica, algo simples que eu não estava imaginando... Um abraço!
Oi Luka, tudo tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre o seu problema, o AutoCAD é totalmente compatível com o Max, então, as coisas que fizer lá virão junto com o arquivo para o Max. Se você deixar um Layer em Freeze ou Hide no AutoCAD, esse Layer vai vir com Freeze ou com Hide para o Max. Claro que você pode retirar do Freeze e do Hide dentro do Max mesmo, mas evita problemas se você deixar tudo certinho quando salvar o arquivo para abrir no Max. É importande deixar em Hide tudo que for auxiliar para o desenho, porque não quer importar estas coisas, apenas a geometria. Também é muito importante colocar tudo em Layers no AutoCAD, os Layers devem ser criados de acordo com os materiais que vai aplicar no Max. Só de fazer isso já vai ajudar demais na parte de texturização no 3ds max, dá para mudar nele mesmo, mas é muito mais complicado. Se você tem 3 pisos e dois recebem cerâmica e um recebe carpete, então, vai colocar num Layer os dois que serão de cerâmica e num outro Layer o que será de carpete, entende? É importante colocar nomes decentes nos Layers também, os nomes vem para o 3ds max e ajudam muito na identificação das coisas. Se precisar de uma referência sobre a janela de importação do DWG, essa FAQ explica os detalhes: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Sobre render, esquece V-Ray e esquece Mental Ray, se ouvir falar dele por ai. Porque a pior coisa que um iniciante pode fazer é partir para um render profissional logo que pega o Max, todo mundo que fez isso levou o dobro do tempo para aprender o programa. Estude os recursos do Max no render padrão, no mínimo você vai ganhar muito tempo de estudo e será muito mais fácil. Estude a criação de materiais, os mapas procedurais do Max, estude os reucursos e os tipos das luzes, estas coisas são muito importante para maquete e devem ser estudadas no render padrão. Aqui na 3D1 tem diversos tutoriais sobre materiais e iluminação, leia todos que serão muito úteis. Os tutoriais estão nestas duas seções: Básicos: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 Avançados: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14630 Leia na ordem que aparecem na página, porque estão em ordem didática. Abraços
tente ir em file - file link manager, ai pode ver todos os layers antes de importar....

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 672, sendo 13 membro(s) e 659 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Joao Barreto, Duda, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.