QTVR Panorâmico

Por: ANDREA MACHADO  

Em: 23/08/2007 11:43

Como configurar a sequencia de imagens renderizadas, exibidas pelo viewer do panorama exporter para ser visualizada como no arquivo vr_quarto e vr_sala do artigo sobre realidade virtual e aplicações interativas aqui do site? Percebi q limita o campo de visão, não se pode usar o zoom, por exemplo, evitando a distorção. Qual o melhor formato de compressão para manter uma boa qualidade e qual aquele para "enviar por e-mail" mas tb com qualidade? No player do QuickTime (uso a versão 7) só aparece a imagem "montada" e estática. Como fazer para rotacionar com o mouse como se fosse em tempo real?
A melhor opção de compressão do MOV é TGA, mas é a que deixa o arquivo maior. Para ter qualidade na imagem, você precisa renderiza ela em tamanho maior, quanto maior o tamanho do render, mais qualidade terá o arquivo, maior vai ficar também. Para dar zoom você usa o Mouse e o Alt, se não estou enganado. Para ver o arquivo em VR no QuickTime, precisa ter o QuickTime mesmo, não pode ser estes players alternativos de MOV como o QuickTime Alternative, eles não tem o lance de VR. É normal dar uma serrilhada na imagem na hora de rotacionar, depois que para ela fica mais suave.
Múcio
Obrigada mucio, usando tga a quali melhorou, mas a quaetão é: quero desabilitar o zoom e fazer apenas o passeio 360º. Ainda preciso saber como gerar o arquivo (mostrado no arquivo aqui do site) para disponibilizar pro cliente e abrir em qualquer computador (como o exemplo dos arquivos q citei acima).
Tecla CTRL quando abrir o arquivo no QuickTime que vai tirar o Zoom. Se você acha que está aparecendo muito próximo no render é por causa da lente da câmera. Use uma lente grande angular que vai ver melhor o ambiente. Se o ambiente for muito pequeno é chato mesmo, porque distorce mais a perspectiva se diminuir muito a lente da câmera. Testa com 35 mm, deve ficar bom, menos do que isso distorce demais a perspectiva. Você deve estar usando 45 ou 50 mm para aparecer muito próximo. Mas os arquivos de exemplo no artigo sobre VR escrito pelo André não devem ter sido criados com este recurso do Max, porque só tem a partir do Max 6 e este artigo dele tem muitos anos já. Acho que ele usou algum plug-in na época.
Múcio
Vlw Mucio, testei com o GoCubic e deu pra chegar a um result prox do que eu queria. A distorção deve ter sido por causa da lente mesmo, mas ta ficando massa. obrigadão pela dica!!!
Oi gente, tudo bem? É verdade que eu não fiz com o recurso que vem com o Max, não sei dizer se o recurso padrão do max tem perda de qualidade porque não uso, mas agora que a Andrea falou eu vou testar. Porque como é gerado pelo próprio Quick Time, em teoria não é para ter perda de qualidade se tudo for configurado certinho. Mas nos exemplos do artigo eu usei o Max QTVR da Cebas, que realmente é muito melhor do que o recurso padrão do Max, oferece controle de tudo e permite gerar VR de objeto, que o recurso do Max não permite, só pode gerar VR panorâmico. VR de objeto fica grande demais e não serve para net ou email, mas panorâmico fica bem menor, uns 5 MB, dá para colocar na net e enviar por email. Eu testei o Go Cubic quando coloquei no site, mas nunca mais usei, não lembro das peculiaridades dele. Mas se está dando certo e ficando legal, então, está ótimo, porque é isso que importa. :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 253

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.