Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
the borba   santa catarina
Gaona   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT
ctato   Porto Alegre/RS - RS
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN
netinho muniz   Itaperuna/RJ Brasil - RJ

Iluminação em ambientes fechados

Por: ricbma  

Em: 26/08/2007 15:00

Olá pessoal. Estou cá brincando no vray e fiz uma pequena sala fechada com teto e piso brancos e laterais laranjas. Estou tentando ver como me saio com iluminação em ambientes fechados e ai pergunto: "- É normal o teto e pisos que são clarinhos ficarem escuros?" Sei lá achei estranho o resultado e queria que me dessem dicas para melhorar a iluminação. De modo geral achei bom o resultado mas acho que o teto e piso poderiam ficar mais claros já que são brancos tipo gesso ao invés de ficar laranjão. Acho que tem haver com a radiosidade que reflete né? Mas nem tá material reflexivo... Bem vou por uma foto aqui do arquivo aberto no 3ds ok? Espero que me ajudem a melhorar. Abraços ;)
ricbma Existem vários tutorias aqui no site sobre VRay, desde um explicando todos os parâmetros do VRay, como vários mostrando como setar cenas internas e externas. Dê uma estudada neles que irá sanar grande parte de suas dúvidas. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Ric, tudo bem? Eu acho que é melhor você dar uma lida primeiros nos artigos sobre GI e Radiosity aqui na 3D1, para entender melhor o que é GI, pois não precisa ter nada reflexivo para refletir a radiosidade, mesmo no objeto mais opaco do mundo, quando a luz incidir sobre ele vai refletir a radiosidade, porque se não refletisse, você nem conseguiria ver o objeto, ele ficaria preto. O que vemos é justamente a radiosidade dos objetos, se vemos um objeto vermelho é porque ele reflete o espectro vermelho da luz, se refletisse o espectro azul o objeto seria azul. Eu acho importante estudar as técnicas de iluminação 3D, os efeitos de render e de luz antes de partir para um render com GI, porque fica muito mais fácil. Muitos leitores já perguntaram aqui justamente sobre isso, porque não fica branco tal coisa só porque tem um troço azul ou vermelho do lado, por exemplo, mas sempre são pessoas que pegaram o V-Ray antes de entender o que são os efeitos de iluminação. Vai por mim que eu garanto que o tempo de aprendizado será muito menor. Estude luzes no render padrão, estude materiais no render padrão, estude técnicas de Fakeosity para entender bem como funciona o GI. Depois disso, vai perceber que colocar um monte de Photomerics na cena vai mudar a coloração da mesma de acordo com o preset da luz, porque as Photometrics não são banco puro. Vai perceber que poderia fazer este mesmo teste com apenas uma Omni e ficaria adequado. E vai perceber que no mundo real o teto sempre fica mais escuro, veja fotos, e vai perceber que o branco nunca é branco, veja fotos também, se necessário, abra a foto no PhotoShop e use o contagotas para ver a cor da parede, nunca será branco, sempre será cinza ou ainda misturado com outra cor por causa do GI. O artigo sobre GI que eu disse que seria muito útil para você é esse: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15384 Abraços
Hahah outro 'puxão de orelha' do Vieira! Desculpa eu estou meio afobado e já quero sair fuçando nos renders. Preciso estudar radiosidade e gi. Vou ler as referencias agora e se chegar ao nível do juliano tá de bom tamanho porque as maquetes dele estão show :) abracos pessoal
Oi Ric, tudo bem? Putz, desculpe cara, não queria dar um "puxão de orelha", muito pelo contrário, queria te mostrar que este caminho é mais dífícil. Porque render com GI demora, mesmo com presets de baixa qualidade, você acaba perdendo um tempo precioso nos testes. Quanto mais rápido forem os testes, mais poderá testar e mais rápido vai aprender. Então, se estudar tudo isso no render padrão, será mais rápido e depois poderá usar tudo que aprendeu no render que escolher, a diferença é que só vai encontrar problemas com a configuração do render, porque o resto você já sabe. Então, se um material estiver emitindo muito GI, você vai sacar na hora que não é a configuração do Render, é o material, mas sem este conhecimento, você vai ficar num encruzilhada quando aparecerem os problemas, porque não vai saber se é do material ou do GI, entende? Pega essa sua sala e tenta simular o GI nela só com luzes comuns no render padrão, esse será um ótimo teste. Coloca um Box branco com um Teapot branco em cima bem no centro da sala. Muda uma das paredes para azul e ilumine a cena no render padrão. Quando conseguir fazer essa iluminação adequadamente, você vai ter entendido o esquema de luzes em 3D. Abraços
Sim sim vou tentar. Mas vou deixar isso pra depois vou pegar iluminação desde o início aqui André ! Depois como progresso vou postando cá ! T+
Po cara gostei do seu topico, to na mesma duvida que vc, to apanhando mto do V-ray e das luzes, ta mto dificil deixar a cena clarinha em um ambiente agradavel.... segue minha cena ai pra vcs criticarem e quem sabe trocarmos dicas de iluminacao.\ Obrigado as todos.
Vocês já leram este tutorial do Vray que explica iluminação interna? O link é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=19563
Ja li sim cara, ja imprimi, fiz uma apostila dos tutoriais q existe aki no site, + preciso intender d onde vao as lampadas, a configuracao delas, isso q eu nao intendo, sera q alguem tem como manda uma imagem dessas dai em max pra gente ver e intender? se tiver manda pro meu e-mail por favor? [email protected] Obrigado a todos.
por exemplo cara essa imagem postada por um cara aki do forum mesmo, nao tem alguma coisa q explica como faz o tal efeito... http://www.tresd1.com.br/imagem.php?src=http://img441.imageshack.us/img441/9486/salanoitegr1.jpg Putz agradeco a paciencia, + e q ta dificil pra mim, nem tenho pratica, espero a ajuda de quem puder dispor dela.\ Obrigado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 745, sendo 12 membro(s) e 733 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.