Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

victorrocha   Pernambuco
buiu   Sobral - CE
flovecchio   santos sp - AC

Render para ambiente! Animação! Urgente!

Por: loj  

Em: 28/08/2007 19:35

Pessoal é o seguinte. Não sei se estou postando no local certo, mas estou precisando da ajuda de vocês com urgência. Tenho um projeto de 3 ambientes para ser entregue. Já tentei com Vray e Mental Ray. Está levando mais de 10min por frame o que torna inviável fazer tudo a tempo. Com vray tá levando de 15 min a 17min, salvando o cáculo cai para 10 a 12 min. Mesmo assim ainda está alto para essa situação em particular. No mental ray quase do mesmo jeito. Gostaria de saber se fazendo com o Radiosity do Max 9 teria condições de cair esse tempo consideravelmente ou seria quase o mesmo tempo? Não quero realismo, gostaria apenas que na cena tivesse uma certa radiosidade com uma luz natural entrando pelas janelas e varanda. Acontece que não encontrei nada sobre o Radiosity do Max9 para poder configurar. Se não me engano nessa versão parece-me que existe alguma coisa de GI para configurar. Não sei para onde vai, se alguém puder dar uma luz. Fake tb não sei fazer, mas já vi imagens aqui internas surpreendentes. Não sei se serviria tb para animação. Também se o tempo para achar uma solução para 3 ambientes diferentes seria viável em função do tempo. Se alguém tiver uma dica ou alguma solução de iluminação ou algum tutorial sobre esses tipos de iluminação (radiosity e fake) serão bem vindas. Flw.
Só lembrando que para cada ambiente são 300 frames, ou seja, 10 seg de animação para cada ambiente. A câmera tem um movimento suave nos ambientes. Flw.
Para trabalhar com animação tem que ter estrutura, com um ou dois PCs não dá para pegar serviço de animação, só still. Porque a chance de não conseguir entregar e se queimar com o cliente é grande. Mas você pode mesclar Fake com GI do Mental Ray, ai o cálculo é feito uma vez só e todos os frames serão renderizados no tempo do Scaline com efeito de radiosidade. O André explica como fazer isso no vídeo curso de Mental Ray, é ótimo para animação de arquitetura, fica super rápido e fica tão bom quanto se estivesse com Final Gather.
Múcio
O jeito é misturar técnicas, Fakeosity com Final Gathering, é o jeito mais rápido de fazer uma animação. Dá uma olhada no grupo de estudos de Fakeosity, lá tem informação sobre a composição de luz nessa técnica, vai baixar seus tempos de render pra um terço, ou ainda menos. O que o Mucio falou também é valido, póde fazer fake com photons, mas é mais chato de configurar e deixar sem flick.. o jeito é fz um fake mt bom, e usar o FG para suavizar a intensidade das sombras e criar soft shadows, com uma configuração baixa de FG dá pra deixar sem flick algum. Abraço
Valeu galera, vou ver o que faço. Fazer Fake com FG nunca ouvi falar. Como seria isso Caio? Nesse tópica ensina isso? Valeu!
Bom, até hoje eu só fiz Fake com FG... faz o fake aí como der, deixando o melhor possível, daí usa o FG com Difuse Bounces no 2 só pra deixar as sombras menos escuras e gerar um soft shadow de leve, ele gera até radiosidade, é menos intensa do que com GI, mas gera.
Valeu caio. Deu certo. Nunca tinha feito Fake com FG apenas. Consegui baixar para 8min o render nessa máquina aqui e com o mapa salvo ficou entre 6 e 7 por frame. Tive que colocar na outra máquina e infelizmente lá é mais demorado e tá levando 13min por frame. Coloquei luzes Free Area nas janelas e uma mr Area Omini no centro de cada ambiente com Ambient Only ativado para dar uma clareada geral na cena. Bem, não tá 100% ainda mas já está a contento. Vou fazer mais testes enquanto renderiza, pois achei essa solução para animação interessante, mesmo para quem não dispõe de muitas máquinas, no caso eu só tenho 2 mesmo. Vc falou do Bounces. Aumentando ele não eleva o tempo de render por criar uma maior reflexão na radiosidade? Flw.
Oi gente, tudo bem? Veja só, se colocar o FG não precisa de Fake, porque ele vai fazer o serviço sozinho, ele vai gerar o Color Bleed e vai gerar o efeito de iluminação global. Fake se usa em conjunto com GI, porque no GI apenas o efeito de radiosidade será criado, ou seja, apenas o Color Bleed, não será criado o efeito de iluminação global, é ai que se usa o Fake, para dar a sensação de iluminação global que o GI sozinho não cria. Configurando bem o mapa de Photons, fica bom, não é difícil de acertar e só será feito um cálculo para a cena toda, pode salvar este mapa e usar o mesmo mapa em toda a animação, porque o GI é calculado na cena toda e não apenas onde a câmera está vendo. Se for usar FG, o Fake é totalmente desnecessário, pois basta ligar o FG com 1 ou 2 no Bounces para ter todos os efeitos na cena sem precisar de Fake nenhum. No vídeo curso de Mental Ray eu explico detalhadamente como fazer este tipo de Fake com GI para animação de maquete, é ideal para este fim. Abraços
Um, pode fazer a iluminação só com GI então sem fake e depois renderizar um pass de ambient oclusion para criar soft shadows pequenos onde precisa de detalhe, acho que seria ainda mais rápido. Abraço.
Olá Caio. Como seria essa solução? Se pudesse explicar melhor iria ajudar bastante.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 613, sendo 13 membro(s) e 600 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Sergio1987, Renatto, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.