Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rlmangili   dois corregos - SP
Shal   São Paulo
Ale   Joinville SC - AC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

batboy   São Paulo - AC
isac vitor   curitiba - PR
jeyjunior   Osasco - SP - SP
danielsawaya   Brasil, Atibaia-SP

tapete felpudo no mental Ray

Por: silvoni  

Em: 02/09/2007 21:30

oi galera se já tem desculpem a ignorancia pois não achei vi vários tutos de como fazer um tapete felpudo com o V-Ray mas não com o Mental Ray que é o que eu uso. abraços.
É só usar o Hair And Fur do Max, não é um recurso do Mental Ray, é do Max e serve no V-Ray também. E pode fazer com Displacement, que usam no Mental Ray e no V-Ray, mas fica melhor com Hair And Fur.
Múcio
Olá Silvoni! Além da dica do Múcio, vc pode utilizar o displacement normalmente. O segredo é ter uma superfície (plane ou box ) com uma malha bem definida. Dá uma olhada nesse tópico que foi discutido isso. abrs! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=25626&highlight=
Usa um procedural como mapa de displacement, abra a aba das propriedades do objeto, vá na aba Mental ray e configure a subdivisão para um pixel ou 0,5. Se estiver usando "Heightmap" desabilite a opção "smooth". No canal difuse você coloca um fallof para simular a difença de cor do tecido em relação ao angulo perpendicular com a camera. É legal também adicionar um glossy reflection bem fraco nos angulos paralelos à camera, para isso basta usar um fallof no reflectivity de um shader metal (lume) no canal reflection, com blur no 10 mesmo. O brilho especular de tecidos costuma ser mais difuso também, e muda de acordo com o angulo, então use um fallof para controlar isso també. Abraço
Olha se vc souber usar o hair and fur, o resultado dele no mental ray é fabuloso. O hair and fur tem um mode de render pro mental chamado mr prim, onde o fur é renderizado diretamente com a cena, fica mais pesado para o render mas o resultado é ótimo. Mas se vc souber configurar o fur direitinho com o buffer tb fica muito bom. Mas veja bem... é como disse, o hair and fur é ótimo, mas tb é complicado, pois são muitos parâmetros a serem configurados dependendo do tipo de pelo que vc quer, portanto se vc não manja bem dele o resultado acaba ficando ruim.
O problema de usar Hair And fur em uma cena de arquitetura interna por exemplo, é que ele vai pesar muito o calcumo do FG, e se não desabilitar esse efeito de gerar GI , vai triplicar o tempo de cálculo dos photons. De fato fica bem melhor do que com Displacement, ainda mais se estiver usando algum shader para configurar os materiais do hair and fur, por que o material padrão dele não é tão bom assim. Acho que se for fazer com hair and fur, vai ser melhor fazer em um pass separado do resto da cena e compor depois. Abraço.
Olha caio, não acho que o material dele seja ruim não, da uma olhada nesses 2 testes, ambos são com o material padrão do hair and fur. Não usei a opção de shader do mental. Quanto a usar em cenas de arquitetura... eu conheço alguem que usa, tanto vray fur quanto hair and fur, é o Ramon Zancanaro. Ele usa muito em tapetes, fica muito mais bacana. Sem falar que no hair and fur vc ainda pode usar uma geometria no lugar do fur. Podendo criar tapetes bem diferentes, ou mantas, colchas... Quanto a parte de compor separado... concordo, fica bem melhor, até pq vc pode trocar a cor do fur, ajustar brilho contraste... o que quiser, tudo na pós.
valeu não sei o que seria de mim sem a ajuda de vocês só tem mais uma dúvida o Hair end Fur está disponível a partir de que versão pois a minha é a 7. abraços.
Oi Tiago, beleza? Então cara, não disse que o material do hair and fur é ruim, eu conheço de cor e salteado todos os recursos do hair and fur, antes dele eu conhecia o shag hair também. Não conheço o vray fur. Tenho em mente que posso obter resultados bons com o hair and fur, disso não há duvidas. O que eu quero dizer, é que a maneira como a autodesk integrou os recursos de materiais do hair and fur, alguns fenomenos e efeitos fisicamente reais infelizmente não são possíveis. Inclusive, se você tentar modificar a anisotropia do specular no material padrão do hair and fur, você não vai conseguir. Coisa que até no shag hair era possível, pois você editava o material dele no material editor. Mas isso não é problema, como eu disse, existe uum shader para o mental ray que permite modificar o material do hair and fur como você quizer. Ou seja, disse que o material dele não é tão bom, como uma complementação ao shader que eu citei, que te dará uma gama de opção muito maior nas configurações dos materias, permitindo efeitos fisicamente reais que o hair and fur não permite com o materia básico. Esses dois testes estão bons sim. Mas imagine uma situação, em que o cabelo esteja molhado, no hair and fur existem parametros para mechas do cabelo ficarem juntas, como acontece com qualquer coisa molhada, pela capilaridade da agua e pontes de hidrogênio. Mas os materiais deixariam a desejar, vai precisar do shader de terceiros para fazer um glossy reflection no cabelo por exemplo. Entre muitos outros pontos fracos do material do hair andr fur, não estou dizendo isso por que não conheço, estou dizendo justamente por que conheço muito bem, inclusive conheço as limitações. Abraço.
Silvoni, infelizmente o hair and fur está disponível somente a partir da versão 7.5... =/ Se mesmo assim você quizer renderizar com este tipo de efeito, poderá usar o Ornatrix, que também tem uma boa integração com o mental ray e existe uma versão dele para o max 7. Parece que há uma nova versão fundida do ornatrix com o hairFX, também oferece suporte ao mental ray, mas eu não sei se ela é compatível com o max 7. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 666, sendo 13 membro(s) e 653 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Sergio1987, Renatto, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.