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tapete felpudo no mental Ray

Por: silvoni  

Em: 02/09/2007 21:30

...E como estamos, Caio!!! Eu por enquanto só assisto. Abraços
Oi gente, tudo bem? Eu realmente não curti muito esse Shader não. :) Acho que o nome deveria ser Slow Hair, porque é super lento e fica pior do que usando os recursos do programa. É legal para brincar, mas o Max 9 já vem com Shaders de Hair do Mental Ray, nem precisa de Shaders de terceiros. Mas na verdade nem precisa de Shader nenhum, porque os recursos do Hair And Fur são mais do que suficientes para criar pêlos, cabelos e similares. Fica bom tanto com Buffer como com MR Prim, só que usando Buffer tem alguns macetinhos, por exemplo, se usar Clipping na câmera. Na questão de materiais não precisa de Shaders, os recursos do Hair são ótimos e permitem aplicar mapas, então, dá para fazer o que quiser. O problema está na configuração de efeitos, ai sim precisa de Shaders, por exemplo, se quiser controlar os Photons de forma independente, ai fica ruim porque não tem um Slot de Photons nos recursos do Hair, então, precisa compor com Shaders e complica bem a vida, mas tem essa possibilidade. O melhor do Mental Ray é isso, não ter limites, permite tudo que imaginar, de um jeito ou de outro. Abração
Opa... nem tinha visto q o max 9 tinha shader de hair do mr... :lol:
Oi Caio, tudo bem? Mas não são Shaders de materiais, são Shaders de composição e geometria. São Shaders para fazer tudo que os recursos de geometria e os recursos do Rendering Effects fazem, mas usando apenas recursos do Mental Ray, entende? Por exemplo, você usa o Hair no Effects para poder escolher MR Prim e tal, ai aparece no render. Você pode não usar isso e aplicar o Shader de composição do Hair no Slot Output do Mental Ray, assim, você vai controlar estes recursos pelo Shader e ele que vai fazer o Hair aparecer na cena. Ou então você define a quantidade de fios, a espessura, a escala e tudo mais nos menus do Hair And Fur, mas você pode fazer tudo isso sem mudar nada no menu do Hair And Fur, aplicando um Shader de geometria do Hair no Mental Ray. Mas ai começa a complicar um pouco, porque precisa do plug-in para aceitar Shaders de geometria no Max, que não veio com um módulo para isso, o que é um absurdo. Agora, no Max 9 tem um Slot no menu do Hair and Fur para aplicar Shaders do Mental Ray nele, ai são outros quinhentos. Com este Slot você pode colocar um Shader de material para definir o aspecto da superfície do Hair, então, poderia fazer um Hair de metal escovado usando o Shader Arch&Design, por exemplo. Porque você não pode aplicar Shaders nas cores do Hair, ele não entende e renderiza os fios todos pretos. Mas usando este novo Slot, você pode aplicar qualquer material do Mental Ray no Hair and Fur. Abraços

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