Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Thomdubra   Vila Velha ES - ES
RSFX   São Paulo
Lucas Rafael   Parana - PR
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC

Portfólios Ver Mais

Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
Moises3d   suzano - SP
Discipulo   São Paulo - SP

Dúvida Light Tracer

Por: andregama  

Em: 09/09/2007 14:13

Olá... estou com uma pequena dúvida aqui em relação a Light Tracer... se alguem puder me da uma esclarecida eu agradeço! =] Bem... Light Tracer é uma forma de GI primitiva correto?? Bem.... Como eu posso utilizar LT em um cena interna?? é Possivel? Por questões de estudos estou utilizando o Scanline... Desde de já agradeço a todos ai .... e o Forum cada dia que passa esta melhor! T+ galera....
grossamente falando, o light tracer é um complemento so scanline....ele é mais usado (ou era) para cenas externas e a lógica de configuração é bem parecida com o final gather do mental ray.... se vc for usar em internas é melhor usar o radiosity q é parecido com o gi do mental ray..... eu digo parecido, pois eu aprendi mental ray primeiro e depois só dei uma mexida rápida no light tracer e no radiosity para testar....e foi essa a conclusão q eu tirei....a melhor dica q lhe dou para aprender eles é aprender mental ray primeiro.... e no caso, eles demoram mais para gerar as mesmas imagens q o mental ray.....
Abração Té+
Oi André, tudo bem? Você está certo em estudar primeiro as coisas padrões do Max no render padrão, no Scanline, eu sempre falo isso aqui para o pessoal, pode ter certeza que este é o melhor caminho. Mas quando falo para usar o Scanline, é para usar ele puro mesmo, sem os recuros de Light Tracer ou Radiosity, porque ai já são outros quinhentos e não vale a pena. Se for para usar efeitos de GI, então, é melhor fazer no Mental Ray, porque apesar de ser um pouco mais complexo no início, permite tudo, aceita tudo, é muito mais rápido e será assim que vai fazer pelo resto da vida. Não vale a pena passar pelo Light Tracer e pelo Radiosity, a não ser que seja por curiosidade. O ideal é estudar muito bem como criar materiais, estudar todos os mapas do 3ds max, as técnicas para composição de materiais, depois estudar iluminação e as técnicas de iluminação, tentar iluminar os ambientes de forma adequada usando apenas os recursos padrões sem Light Tracer nem Radiosity. Estudar também os recursos de Video Post, de Environment, entre outros, como as utilidades de gerenciamento da cena que são muito importantes. Tudo isso deve ser feito no Scanline sem se preocupar em fazer cenas bonitas e realistas, porque o objetivo é o estudo. Depois disso vai começar a estudar o Mental Ray, não em cenas complexas, mas em cenas bem simples, para poder testar rápido. Neste ponto você não vai precisar aprender nada de materiais, iluminação e utilidades do programa, porque já sabe, então, só vai ter que aprender como configurar o Mental Ray e como usar alguns Shaders. É nesta hora que o vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 vai te ajudar demais. Agora, respondendo a sua pergunta, o Light Tracer é um sistema para gerar GI em cenas externas, não foi feito para cenas internas. Para cenas internas tem o Radiosity, como o Leandro explicou. Se já tiver estudado toda essa parte e quer começar a estudar cenas com GI, então, esquece o Light Tracer e o Radiosity, cai de cara nos estudos do Mental Ray, vai levar alguns meses, mas depois vai poder fazer tudo que quiser e não vai ter problemas de todos os tipos como o pessoal que usa o V-Ray encontra. Abraços
Olá Leandro e André.... Bem... na verdade estou estudando LT por curiosidade realmente... Estudo a alguns meses desde a base do max. Meu primo Reyffer q vem sendo praticamente um pai na CG pra mim...com ele e o forum aki sempre tenho tirado muito proveito!! Pretendo utilizar o V-ray como render assim que possivel... assim como vc disse p estou correto em estudar no scanline meu primo disse a mesma coisa!! Mais agradeço ai por ter esclarecido sobre o LT =]... só aproveitando ai eu vo postar a ultima imagem q eu fiz no feriadãoo hehe... tudo no scanline e com materiais criandos dentro do próprio max... t+++ e ja aproveitando o embalo queria alguns criticas.... alias muitas criticas =]! t++ a todos... fikem na paz..[/list]
Oi André, tudo bem? Seu primo te encaminhou bem então, a gente conhece o Reyffer aqui, apesar que faz tempo que ele não aparece. Eu fico feliz, porque pelo visto ele seguiu meus conselhos e agora está passando para você. Faça isso mesmo, estude tudo no render padrão, você está indo muito bem pela cena que mostrou, quando eu estava iniciando não chegava nem perto de uma cena assim. Estude o Light Tracer e o Radiosity por curiosidade, porque informação nunca é demais e no futuro vai te servir como meio de comparação, pois quem só conhece um render não tem uma visão correta sobre ele. A pessoa que estuda um render e só usa ele, não sabe o que os outros tem de melhor e de pior e não sabe se está usando uma boa opção de render. Eu estudei o Radiosity, o Light Tracer, o Final Render, o Brazil Render, o V-Ray e o Mental Ray, é um bom tempo que leva, mas me deu uma visão privilegiada sobre os renderizadores. Eu nunca iria ter certeza absoluta que o Mental Ray é o melhor render para o 3ds max se não tivesse estudado os outros também. Então, estude tudo que puder. Depois que pegar bem o jeito dessa parte de modelagem, materiais e iluminação, trabalhando com maquete a única coisa que vai ter que estudar é render, então, poderá estudar vários. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 581, sendo 17 membro(s) e 564 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Victor Mendonça, Sergio1987, Renatto, Fabio Catelleno, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, Adalberto Rocha, TadeuB79, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.