Oi André, tudo bem?
Você está certo em estudar primeiro as coisas padrões do Max no render padrão, no Scanline, eu sempre falo isso aqui para o pessoal, pode ter certeza que este é o melhor caminho.
Mas quando falo para usar o Scanline, é para usar ele puro mesmo, sem os recuros de Light Tracer ou Radiosity, porque ai já são outros quinhentos e não vale a pena.
Se for para usar efeitos de GI, então, é melhor fazer no Mental Ray, porque apesar de ser um pouco mais complexo no início, permite tudo, aceita tudo, é muito mais rápido e será assim que vai fazer pelo resto da vida.
Não vale a pena passar pelo Light Tracer e pelo Radiosity, a não ser que seja por curiosidade.
O ideal é estudar muito bem como criar materiais, estudar todos os mapas do 3ds max, as técnicas para composição de materiais, depois estudar iluminação e as técnicas de iluminação, tentar iluminar os ambientes de forma adequada usando apenas os recursos padrões sem Light Tracer nem Radiosity.
Estudar também os recursos de Video Post, de Environment, entre outros, como as utilidades de gerenciamento da cena que são muito importantes.
Tudo isso deve ser feito no Scanline sem se preocupar em fazer cenas bonitas e realistas, porque o objetivo é o estudo.
Depois disso vai começar a estudar o Mental Ray, não em cenas complexas, mas em cenas bem simples, para poder testar rápido.
Neste ponto você não vai precisar aprender nada de materiais, iluminação e utilidades do programa, porque já sabe, então, só vai ter que aprender como configurar o Mental Ray e como usar alguns Shaders.
É nesta hora que o vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 vai te ajudar demais.
Agora, respondendo a sua pergunta, o Light Tracer é um sistema para gerar GI em cenas externas, não foi feito para cenas internas.
Para cenas internas tem o Radiosity, como o Leandro explicou.
Se já tiver estudado toda essa parte e quer começar a estudar cenas com GI, então, esquece o Light Tracer e o Radiosity, cai de cara nos estudos do Mental Ray, vai levar alguns meses, mas depois vai poder fazer tudo que quiser e não vai ter problemas de todos os tipos como o pessoal que usa o V-Ray encontra.
Abraços