Oi gente, tudo bem?
Everaldo>
Apesar do Mental Ray aceitar perfeitamente os materiais Architectural, se você usa o Max 8 ou inferior, se acostume com os materiais Standard e Raytrace, é melhor.
Agora, se está no Max 9, então, pode esquecer todos os materiais que existem e passe a usar apenas o material Arch&Design.
slashdastrevas>
É muito estranho o seu relato, eu uso o Max desde a primeira versão e nunca vi acontecer isso.
Certamente o problema não é no modelo ou nos materiais, porque isso não é para acontecer.
A única hipótese é com a iluminação, se ela não estiver adequada, aparecem brilhos estranhos na cena mesmo.
Mas isso não tem haver com a escala, a não ser que esteja usando luzes Photometrics.
Neste caso, eu sugiro que aprenda o Max usando luzes Standard e só mude para as Photometrics quando tiver mais intimidade com o programa.
Você importar a planta baixa desenhada no AutoCAD sem usar o Rescale, mantendo as unidades padrões do 3ds max, está perfeito, não tem problema nenhum em proceder dessa forma.
O problema é se você desenhou a planta baixa em metros, porque metros é a pior unidade para usar no 3ds max, vai ter um monte de problemas, mas não este que postou, porque isso nunca acontece.
Mas vai ter outros problemas, com sombras, com câmera, com valores nos parâmetros e até com modelagem.
Se a sua planta está em metros, então, pode aumentar 100 vezes no max para passar para centímetros e assim não terá mais problemas.
Também pode aumentar 100 vezes no AutoCAD para já importar em centímetros no Max, dá na mesma.
Mas seja como for, não tem relação com este problema que citou, eu creio que este problema é por causa da iluminação, ajustando corretamente a iluminação na cena, não deve acontecer isso.
Abraços