Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
EvandroGP   Paraná - PR
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Antonio   São Paulo - AC
auliach   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

wesleiandrade   Natal / RN - AC
JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC
Vimukta   Presidente Prudente - SP

Fundindo Segment em Spline, tem como?

Por: badmind  

Em: 03/10/2007 15:33

Pois é, pra levantar paredes importadas do AutoCAD eu pego a planta em autocad e esdito os Vertex e dou um Weld em tudo mas em muitos casos os arquitetos que me passam as plantas elas vem com Segmentos do splines duplicados. Foto abaixo: Ali pela foto da pra ver, teoricamente era pra estarem selecionados 3 segmentos mas na verdade ali tem 5, ai pra poder fechar o Spline direito preciso editar toda a planta e deixar tudo sem Segment sobreposto. Pra poder converyter em mesh e dar a extrusão. Se não o mesh não fecha. Tem algum comando pro 3Ds identificar esses splines sobrepostas e unilos? Ou vou ter que continuar selecionando a mão? Obrigado pela ajuda.
Aí tem que deletar os duplicados e dar weld nos que sobrarem. O que você pode fazer, é pedir para o responsavel pela planta, para criar uma planta mais limpa. Esse pessoal que trabalha só com cad, e não conhece o max, nunca tem esse cuidado de limpar as plantas, aí fica essa bagunça aí. Abraço.
Então Bad, é ruim mesmo isso, porque os caras fazem o desenho de qualquer jeito. Para puxar o 3d tem que limpar bem a planta no AutoCAD antes de importar. Mas se você usar a planta só como referência, ai não tem problema. Use o Wall para fazer as paredes, ai já abre o vão automático quando linka com as portas e janelas do Max, saca? Usa o snap vertex e vai contornando a planta com o Wall, ele fica no Creat>AEC Extended
Múcio
Concordo com o Mucio... É um verdadeiro caos quando se pega um arquivo do AutoCAD que foi mal "desenhado". É comum, quando faço Projetos de Reformas de apartamentos (principalmente quando ainda em construção), quando pego os Projetos Arquitetônicos, Estruturais, Elétricos, Hidro-Sanitário, etc. do edifício, junto às construtoras, e os mesmos virem com medidas inexatas, linhas sobrepostas, vértices desencontrados, Plantas que não estão nas mesmas posições em relação às coordenadas X e Y, e por aí vai... No início ficava irritado, pois acabava por refazer todo o arquivo, pois o trabalho de arrumar o fornecido pela construtora seria muito mais demorado que refazer o mesmo... Eu particularmente parei de esquentar a cabeça com esse tipo de coisa. Ao receber um arquivo do AutoCAD, dou uma geral. Se vejo que está com muito erros, simplesmente refaço para não me incomodar com os erros que a gente acaba encontrando pela frente. Eu não acredito como esse “povo” consegue fazer esses “milagres”... mas isso só denota o nível e o despreparo dos que estão por trás de todo o processo. Infelizmente existem maus “profissionais” em todas as áreas, mas na maioria dos casos a culpa não é do responsável pelo projeto, pois não é ele que digitaliza os mesmos, e sim os cadistas, que fazem as coisas de qualquer jeito, e bem por isso é bem provável que serão cadistas o resto de suas vidas... afff.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Pois é, pelo que vi isso acontece com todo mundo mesmo, realmente o pessoal desenha de qualquer jeito essas plantas, e a gente acaba se fodendo... Hahaha, mas blz então. E Mucio, eu não uso Wall, só dou em extrude no mesh criado depois da Spline devidamente limpa e depois uso o probolean pra criar portas e janelas. Não sei se aprendi da maneira errada mas de certo desse jeito. Pode ser mais trabalhoso talvez. Vlw pela ajuda.
badmind O modo de como proceder varia de cada usuário. Isso é uma questão muito particular, como sempre friso em meus posts sobre este assunto. Entretanto acho que você deveria pelo menos conhecer estas ferramentas, pois pode ser que você acabe tendo um workflow muito melhor. Mas independente de num futuro utilizá-las ou não, creio que o conhecimento de todas as possibilidades para fazer um mesmo model devem ser conhecidas pelo usuário. Isso com certeza só lhe trará benefícios e agregará mais conhecimento. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Badmind, tudo bem? Eu acho que não tem isso de maneira errada de fazer, tem maneira que dá certo e que não dá certo. Se deu certo, já está bom e não está errado, mas tem maneiras mais práticas do que outras. Antigamente não tinha o Wall e a única forma de fazer era extrudindo mesmo, mas a partir do Max 6 a Autodesk colocou diversas ferramentas para facilitar a área de arquitetura. O Wall é um recurso muito bom e muito prático, porque só dele criar os vãos automaticamente, já poupa um bom trabalho. E no caso de uma maquete desenhada sem critério como essa, você nem vai sentir tanto porque não vai precisar das linhas do AutoCAD, só vai usar para ter pontos de Snap e contornar tudo. Depois você pode transformar o Wall em Poly e modelar como está acostumado, é até a malhor opção, porque ai você faz o que quiser na parede, ajusta oitão, corta faces, move vértices. A praticidade é ele criar de forma mais automática a parede e os buracos para você. Faz um teste com o Wall para ver se você gosta, eu acho que você vai gostar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 697, sendo 12 membro(s) e 685 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.