Como otimizar o tempo de render?

Por: Paulo Rosario  

Em: 04/10/2007 21:31

Ola galera, Trabalho no ramo de instalações comerciais e utilizo o vray pra fazer meus renders. O quer rola é o seguinte: Tenho que fazer vários renders de ângulos diferentes de uma mesma cena. O meu micro leva certo tempo pra computar o irradience map e o light cache. - A dúvida é a seguinte: Como posso utilizar o calculo de GI dum ângulo em outro angulo da cena? Tem como? E como eu configuro isso? Obrigado
Se a mudança de ângulo não for grande da pra fazer, mas se vc mudar muito o angulo ai não rola. Se o seu tempo de render estiver muito alto, da uma conferida se vc não esta usando setagens altas desnecessariamente. Afinal vc esta fazendo uma ilustração e não uma animação. Se ficar uma manchinha que outra perdida no render e com isso vc reduzir 10 a 15 min de render, ai vc arruma isso no photoshop. Os materiais tb são elementos que pesam bastante no render. Da uma estudada nesse site, é o melhor sobre vray: http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/
Eu nunca utilizei o vray pra fazer animações. Mas raciocinei do seguinte modo: "É impossível que o vray faça um calculo de GI para cada frame de uma animação, ele deve utilizar parte do calculo pro próximo frame." É mais ou menos isso? Bom, quanto aos ângulos agente procura ir seguindo uma sequencia. Exemplo: começa da frente da loja, dps parede esquerda, vai pro fundo, dps parede direita e por fim vai pros móveis de centro. Mas agente procura não repetir os móveis, então praticamente é um ângulo totalmente diferente. Uma vez vi um tutorial que o cara fazia a animação, dps o light cache calculava a cena toda, e não apenas um frame. E ia aparecendo durante o calculo do light cache como se o light cache tivesse renderizando a animação toda. Eu uso os materias com subds. 15 ou 20. Uso uma vray no teto e raramente uso photométricas justamente pra não carregar. Agente renderiza com um "Render Farm" com um Core Duo de 2.4GB eum Pentium 4 de 3.0GB, geralmente lojas de 130 a 250 m², com uma setagem média e resolução de 800 x 600 pixels. Geralmente demora entre 25 e 45 minutos cada cena ou um pouco mais.
Olha só, da uma boa olhada nesse site que te mandei. Esse site é o help do vray, é o site oficial do help dele. No fim da página tem varios tutoriais, inclusive sobre como fazer o que vc esta querendo. Renderizar animações só com movimentação de câmera e animações com movimentação de elementos. Em animações onde apenas a câmera se move, vc pode salvar os mapas do light cache em média a cada 3 ou 5 frames. No tutorial explica bem como fazer isso. Mas te recomendo estudar calmamente todo esse site.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717440.

Total de membros registrados: 143186

Últimos membros registrados: LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354.

Usuário(s) on-line na última hora: 709

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.