Oi gente, tudo bem?
O que o Tirmey disse foi perfeito, ontem mesmo na palestra que ministrei num Workshop aqui em Campinas eu usei isso de exemplo para provar que todo mundo é enganado pelo Max e ninguém trabalha em escala real nele porque a única escala real que existe nele é polegadas.
O que prova isso é justamente este teste, importar um ambiente em metros no Max, mesmo que troque as unidades para Metros, vai ficar minúsculo porque o mundo é fixo em polegadas e ele converte em função de polegadas, ou seja, deixa 39,37 vezes menor.
Então, como tudo no programa vem configurado para polegadas, quando você coloca uma Photometric estoura a iluminação, já que seria o mesmo que colocar uma luz dentro de uma caixa de fósforo. :)
Quem usa centímetros também não dá perfeitamente certo, porque centímetros fica um pouco maior do que a escala real em polegadas, mesmo que troque as unidades para centímetros, não fica perfeitamente certo, fica próximo, porque centímetros é apenas 0,3937 vezes maior, ou seja, 40% maior.
A única forma de ficar perfeito sem ter que ajustar nada nas Photometrics, é estar em polegadas e importar com o Rescale em Metros, no caso de ter modelado em Metros no AutoCAD, porque ai cada metro terá 39,37 polegadas, que é justamente o tamanho de um metro na escala em polegadas que é o tamanho padrão do mundo do Max e todos os valores de todos os recursos vêm previamente configurados para este tamanho.
Só que trabalhar em polegadas é ruim, então, trabalhe em centímetros que não terá mais este problema.
Aumenta 100 vezes o seu projeto que vai ficar em centímetros.
Abraços