Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

WinterPT   Portugal - AC
Gaona   Brasil - AC
Ericki7   Paraná - PR
jonathan.chroma   Novo Hamburgo - AC
gustavo3dx   Fortaleza

Portfólios Ver Mais

DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
d.kstro   São Paulo - SP
wagnersenior   São Paulo - SP

texturização de modelos importados do cad

Por: RENATA RESENDE  

Em: 16/10/2007 17:58

:) Oi pessoal! Olha como está ficando a imagem. Iluminação é mesmo o mais difícil, e é o que dá vida ao trabalho. Ainda tenho que mexer na iluminação. Não consegui também colocar brilho no piso.
Olá Renata! Uma das primeiras coisas em maquete é a questão da escala. O max é um programa artístico, diferente do cad que trabalha com precisão. Não que o max também não possua sistema de precisão, mas para que os parametros funcionem com números normais, é necessário trabalhar sem mexer nos parametros de unidades do units setup do programa. O max por padrão usa polegadas. A escala dos modelos da 3d1 está correta. O que você deve fazer é na hora de importar a sua modelagem feita no cad, habilita a casinha reescale e muda para metros. Assim a sua modelagem chegará no tamanho correto. Trabalhando desta maneira, tudo funcionará corretamente. Texturas, luzes e setagem de render. Sobre a iluminação, tenha paciência mesmo. Você pode começar usando o scanline render (padrão do max) e estudando pelos tutoriais básicos de iluminação adquirir experiência no uso de luzes padrão. Com alguns meses de prática eu te aconselho a usar o mentalray render, render que vem junto com o max desde a versão 6 do programa. Com o mentalray, você só precisa se preocupar em usar as luzes como elas são na realidade que o cálculo de rebatimento e distribuição da luminosidade no ambiente é feito de forma automática, sem contar que ele calcula GI, parâmetro responsável pela interação entre as cores dos objetos na cena, como acontece na realidade. Por isso as imagens ficam tão parecidas com fotos. Mas não se preocupa com o mentalray agora. Você está ainda começando. Estuda os básicos do max que nenhum conhecimento será perdido ou inútilizado pela mudança do sacanline para o mentalray, pois ele aceita todos os recursos padrão do max como luzes e materiais standard sem problemas. abraços e bons estudos!
Oi Renata, tudo bem? Você está indo bem, no começo é assim mesmo. Mas tem alguns problemas no modelo que você pode tentar corrigir com modificadores. Veja o teto de gesso rebaixado, ele está criando uns problemas onde está a luz, não é para ficar assim. Isso pode ser erro de Smooth das faces, então, selecione o teto de gesso e aplique o modificador Smooth, habilite a opção Auto-Smooth e pronto, deve corrigir o problema. Seria bom você aplicar este modificador em todos os objetos para evitar algum erro de Smooth, é comum em objetos importados do AutoCAD. Veja que na janela de importação você tem a opção de Smooth, é bom sempre manter habilitada quando importar alguma coisa. Sobre a escala das coisas, você está trabalhando em metros, né? Como é comum em todo projeto de arquitetura. Mas o Max é muito ruim para trabalhar com metros, porque ele é fixo em polegadas e metros fica muito distante. Se trabalhar em centímetros no 3ds max você vai evitar muitos problemas e muita dor de cabeça. Pode modelar em metros no AutoCAD como você está acostumada, mas antes de importar no Max, aumente o projeto 100 vezes para passar para centímetros. Tudo será mais fácil trabalhando assim. Por acaso você colocou as luzes dentro dos buracos no teto de gesso? Não faz assim não, coloque a luz levemente abaixo, para não ter problemas com as sombras. Parece que as sombras são Shadow Map, troque para Raytraced Shadows. Depois que tiver tudo pronto, troca o render para o Mental Ray, acessando a janela Render Scene teclando F10. Entre no menu Assing Render, clique no botão com 3 pontinhos em frente ao item Production e escolha o Mental Ray na lista. Ele é um render complexo e dá para fazer muita coisa legal, mas vou te explicar uma forma bem simples de conseguir resultados melhores sem ter que conhecer bem o Mental Ray. Acesse a ficha Indirect Illumination, nesta mesma janela Render Scene, ela aparece depois que escolher o Mental Ray. Se estiver no Max 8, coloque 128 no Samples, 2 no Diffuse Bounces e manda renderizar. Se estiver no Max 9, coloque 128 no Rays Per FG Point, 2 no Diffuse Bounces e manda renderizar para você ver. Só com isso já vai dar um visual bem melhor na cena. Se ficar muito claro, dimiui a intensidade das luzes, porque com GI a cena fica mais clara mesmo. Abraços
Valeu pelas dicas pessoal, vou postar aqui a cena no final!!
andré, aqueles riscos no forro, não é por causa do boolean ?
olá Renata seja bem vinda.... Olha o pessoal daqui é fera mesmo... Eu tambem trabalho e modelo no cad é bem trabalhoso... mas uma dica bem valiosa foi do nosso amigo Andre... Como Trabalhamos no Cad usamos como medida padrão Metros, mas no 3D as coisas n funcionam bem... Sempre que importar para o MAx importe como Centimetros. Vc Vai perceber essas diferencas qdo ha um Objeto Arredondado. Mas Gostei muito. É assim mesmo os primeiros passos. Poste mais imagens ai.... Abraços
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711225.

Total de membros registrados: 138751

Últimos membros registrados: LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks, Ward lorin, Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 677, sendo 3 membro(s) e 674 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LeanCapsRevoirfr, taapshimarks, Apolinario1984.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.