Renata
Começou bem mesmo, sua modelagem tá boa.
Quanto aos modelos prontos você importa e dá um Scale proporcional a eles, teve modelos que eu precisei aumentar 10000% para se encaixam bem nos meus desenhos, não sei que sistema de medidas tu usas, mas vai testando com os modelos.
Para fazer um fake use várias omnis (use cópias instance para mudar as propriedades de todas a partir de uma)distribuídas no centro da sala, a princípio, tipo coloque elas uns 1,00 m umas das outras, deixe a 1,00 m do piso e 1,00 m do teto e a 1,00 m de cada parede, coloque umas 20 ou mais (depende do tamanho da sua sala, eh, eh). Diminua o multiplier (0,05 em cada, vai renderizando e vendo a claridade para mudar) use sombra shadow map, em shadow map params diminua o size (tipo 200) e aumente sample range (tipo 12), isso vai criar uma sombra suave, simula a luz do dia que reflete nos objetos. Lá fora coloque uma spot com sombra ray traced e faça entrar por uma abertura. Vai testando...vai testando...
Eu também sou iniciante mas tem funcionado assim.
Boca