Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Helio Lima   Taubaté - SP - SP
claudiosdr   Brasil - CE
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

Mandinha   Lisboa - Portugal - AC
Jhonny   mg. Belo Horizonte . Brasil - MG
picsimstudio   Portugal - AC

GI e FG

Por: feeh  

Em: 19/10/2007 10:17

aí, ninguem sabe?! :(
O problema na sua cena parece estar vindos dos materiais matálicos da sua cena. Foi alguma coisa que você usou em comum nesses materiais que causou isso. Eu posso chutar que se você está usando o material standard deve ter mudado o tipo de shading para metal. O que pode causar essas manchas aí. Pode ver como nesses materiais as manchas não são só de photons, mas também tem outras machas menores e disformes, muito diferente das arredondadas dos photons. Muda esses materiais aí, faz um material Mental ray e coloca o shader Metal no surface, aí posta o resultado aí pra ver se é isso mesmo. Abraço.
Oi feeh, tudo bem? O Mental Ray aceita praticamente todos os materiais e recursos de materiais do 3ds max, você pode usar o Shader Metal ou qualquer outro numa boa, até o Translucent, que no Max 6 dava problema mas hoje é aceito numa boa. O problema é na forma de compor os materiais, tem coisas que o Mental Ray não vai aceitar porque não são fisicamente corretas. Por exemplo, se criar um material metálico colocando um mapa Falloff no Reflection e dois Raytrace no Falloff, como é comum de fazer no Scanline, não vai dar certo e vai gerar estes erros que aparecem na sua imagem. É certeza absoluta que o problema está nos materiais, se usou materiais Architectural, eles podem gerar estes problemas dependendo das configurações, mas com materiais Standard e Raytrace é raro acontecer isso, só se compor com mapas de forma errada igual o exemplo do Falloff. Se você ainda não conhece bem os materiais e os recursos para este fim, é melhor aplicar um material cinza padrão em toda a cena e ir aplicando os materiais nos objetos aos poucos, assim, vai saber quando fez um material errado. Normalmente as pessoas não encontram estes problemas, pois criando os materiais da forma normal que sempre foi no Max, com pequenas restrições, como o exemplo do Falloff, sempre dá certo e não cria estes defeitos. Coloca material cinza em tudo e vai aplicando os materiais na cena, renderiza em cada novo material que você aplicar até ver onde está errando. Leia os tutoriais sobre materiais e texturização aqui na 3D1, pois tudo que está explicado neles serve para o Mental Ray. Vale lembrar também que com o Mental Ray você só pode usar sombra Raytraced Shadows, não use Shadow Map e nenhuma outra, apenas Raytraced Shadows. Abraços
Puutz eu não consigoo. O problema é no vidro --' mais tipo.. se eu uso o Architetural, fica coom as manchas. O Standard, raytrace, mental ray. Qualquer um fica com as manchaas. Alguem me ajuda, poor favoor ! :S Se não for pedir muito, tem algueem on ? porque ai eu add no msn e fica mais fácil. ;*
Ai Feeh, posta o arquivo na internet e coloca o link aqui para o pessoal baixar, ai a gente testa o arquivo para você
Tá aí o arquivooo ~> http://rapidshare.com/files/66695137/CozinhaMR.max ai se alguem puder testar, MUITO obrigada. ei, não liga, o projeto esta feio, é um teste ..
Ai Feeh, na boa mesmo, para tudo que você está fazendo e estuda o 3ds max, do jeito que você está fazendo não vai dar certo nunca. A cena está toda zoada, tem faces sobrepostas nas paredes, todos os materiais estão errados, a gente tinha falado aqui para você aplicar material standard padrão ou raytrace. Esquece estes materiais architectural, isso ai é para o Radiosity. Tem um monte de coisas colocadas sem critério, estava com exposure contol, tinha mapeamento com 7000 por não sei quanto. O max é cheio de recursos, se não colocar as coisas com valores corretos e sabendo o que está fazendo, vai dar errado, tudo na cena tem que ser feito certo para ficar bom e não dar problema, não é só um item que resolve. Esse lance de faces sobrepostas dá pau em qualquer render com GI. Você precisa aprender a modelar melhor no Max ou no AutoCAD, dessa forma que está fazendo dá muito problema. E os objetos da Evermotion que você colocou, tem que tomar cuidado e tentar otimizar eles, a Evermotion não sabe modelar, os modelos deles foram feitos para quebrar o render de qualquer um. São absurdamente exagerados, se não colocar com critério ou não otimizar eles, vai dar pau de RAM, vai ficar ruim de trabalhar na viewport. Eles fizeram de sacanagem, não é possível, aquelas laranjas tem milhões de faces e daria para fazer igual com 100 faces. Uma laranja daquela é mais pesada do que todas as parede, portas e janelas do seu projeto. Só de apagar as coisas absurdas da Evermotion o arquivo caiu de 25 MB para 3 MB. :) Aplicando materiais cinza padrão (standard) em tudo e arrumando as coisas da cena, como as faces sobrepostas e as configurações do render, renderizou na boa sem problema e super rápido. Colocando uns materiais standard e raytrace para testar, só usando procedurais, sem textura para você renderizar igual ai, também foi na boa sem problema. E depois, ajustando a câmera e aplicando mais alguns materiais, também foi na boa, só que com materiais reflexivos precisa de mais samples de Antialiasing para ficar legal, eu estava renderizando rápido para teste e deixei serrilhado mesmo. Mas está ai para você ver. Você tem o curso de mental ray aqui do site? É muito bom, eu aprendi nele. Se não tem, pelo menos baixa o capítulo gratuito que fala de Antialiasing, assim você já vai entender melhor uma parte do render. O link é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=24716 Mas eu acho que o certo é parar tudo e começar a ler os tutoriais básicos de Max aqui na 3D1, começa do primeiro e vai até o último, só pula as coisas de personagens e partículas, o resto, lê tudo e estuda tudo, porque você precisa aprender primeiro o max para depois estudar o mental ray. O link para a seção de tutoriais básicos é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 O arquivo que eu arrumei e testei está para download no rapidshare, o link é esse: http://rapidshare.com/files/66816984/CozinhaMR_otimizada.max.html Se estudar estas coisas que eu disse, vai ficar tudo mais fácil depois, da forma que está fazendo, vai ter problemas para sempre.
http://rapidshare.com/files/67147859/CozinhaMR.max oo link ^^
Ai Feeh, essa nova cena que você postou está exatamente igual a cena antiga, você não tirou estes modelos exagerados da Evermotion, não trocou os materiais, deixou tudo com Architectural de novo. Você leu o que eu disse na minha mensagem? Você baixou o arquivo CozinhaMR Otimizada que eu coloquei para download? Lá tem os materiais como você deve fazer, porque os Architectural não são para o Mental Ray. E também tem a correção das faces sobrepostas. Se você quiser aprender um pouco para não ter mais aquele erro de manchas pretas, é só baixar a cena que eu coloquei para download e ver como eu fiz a configuração dos materiais, das luzes e do Render. Se fizer assim na sua, usando materiais normais, não vai ter mais estes problemas.
eu vou baixar e olhar ^^ valeeeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 738, sendo 2 membro(s) e 736 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026, Claudio Nichollas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.