Ai Feeh, na boa mesmo, para tudo que você está fazendo e estuda o 3ds max, do jeito que você está fazendo não vai dar certo nunca.
A cena está toda zoada, tem faces sobrepostas nas paredes, todos os materiais estão errados, a gente tinha falado aqui para você aplicar material standard padrão ou raytrace. Esquece estes materiais architectural, isso ai é para o Radiosity.
Tem um monte de coisas colocadas sem critério, estava com exposure contol, tinha mapeamento com 7000 por não sei quanto.
O max é cheio de recursos, se não colocar as coisas com valores corretos e sabendo o que está fazendo, vai dar errado, tudo na cena tem que ser feito certo para ficar bom e não dar problema, não é só um item que resolve.
Esse lance de faces sobrepostas dá pau em qualquer render com GI.
Você precisa aprender a modelar melhor no Max ou no AutoCAD, dessa forma que está fazendo dá muito problema.
E os objetos da Evermotion que você colocou, tem que tomar cuidado e tentar otimizar eles, a Evermotion não sabe modelar, os modelos deles foram feitos para quebrar o render de qualquer um.
São absurdamente exagerados, se não colocar com critério ou não otimizar eles, vai dar pau de RAM, vai ficar ruim de trabalhar na viewport.
Eles fizeram de sacanagem, não é possível, aquelas laranjas tem milhões de faces e daria para fazer igual com 100 faces. Uma laranja daquela é mais pesada do que todas as parede, portas e janelas do seu projeto.
Só de apagar as coisas absurdas da Evermotion o arquivo caiu de 25 MB para 3 MB. :)
Aplicando materiais cinza padrão (standard) em tudo e arrumando as coisas da cena, como as faces sobrepostas e as configurações do render, renderizou na boa sem problema e super rápido.
Colocando uns materiais standard e raytrace para testar, só usando procedurais, sem textura para você renderizar igual ai, também foi na boa sem problema.
E depois, ajustando a câmera e aplicando mais alguns materiais, também foi na boa, só que com materiais reflexivos precisa de mais samples de Antialiasing para ficar legal, eu estava renderizando rápido para teste e deixei serrilhado mesmo.
Mas está ai para você ver.
Você tem o curso de mental ray aqui do site? É muito bom, eu aprendi nele.
Se não tem, pelo menos baixa o capítulo gratuito que fala de Antialiasing, assim você já vai entender melhor uma parte do render.
O link é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=24716
Mas eu acho que o certo é parar tudo e começar a ler os tutoriais básicos de Max aqui na 3D1, começa do primeiro e vai até o último, só pula as coisas de personagens e partículas, o resto, lê tudo e estuda tudo, porque você precisa aprender primeiro o max para depois estudar o mental ray.
O link para a seção de tutoriais básicos é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620
O arquivo que eu arrumei e testei está para download no rapidshare, o link é esse: http://rapidshare.com/files/66816984/CozinhaMR_otimizada.max.html
Se estudar estas coisas que eu disse, vai ficar tudo mais fácil depois, da forma que está fazendo, vai ter problemas para sempre.