Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
diogorcamargo   Belo Horizonte - MG - AC
Danilo   Teresina-PI - PI
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
cjoe   Portugal - Internacional

Portfólios Ver Mais

danielsawaya   Brasil, Atibaia-SP
Anderson Leao   São Paulo, SP
HEBERSON   Macapá/AP - AP
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB

GI e FG

Por: feeh  

Em: 19/10/2007 10:17

Eu tô com um probleminha! :? eu estou iluminando uma area com o global ilumination e final gather. Eu segui as instruções do artigo que tem aqui no site, e parei na parte dois, pq depois que eu ligo o GI e o FG juntos, como pede o tutorial, ele não renderiza como no tutorial, tipo .. no tutorial fala que vão aparecer manchas, mais não são aqueeeeelas manchas, quase não dá pra ver. no meu aparece um negoço que parece os photoons, ou coisa assim. Ajuuda ? :S :(
Isso ai são fotons mesmo! O que acontece é que o raio deles estão muito grandes! Voce tem que achar um equilibrio entre o tamanho dos raios e o numero de photons! Entende? Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
vc pode me ajudar a arrumar? quais são os valores que vce acha que ficam boons?
Cara... Isso ai varia muito mesmo! Depende de cena pra cena! Quanto ta o seu raio e os numeros de photons ai? Testa com uns 1,5 ou 1 no raio... E testa com uns 300000 ai no photons... Depois vai vendo o que pode ser melhorado ou ate diminuido! Faz os testes ai e posta pra gente! :D Vlw
tá com 5 no raio. e 100.000 no photoons :D tá eu vou tentar esse aai e eu posto. vaaleu ! =D * poow ainda nao fiicou boom ;/
isso é um erro e está acontecendo porque você está usando materiais imcompatíveis com o Mental Ray. É difícil acontecer isso, só se usar composições erradas de materiais ou materiais de outros renders, porque do Max qualquer um aceita, só tem que tomar cuidado na composição. aplica um material cinza padrão em tudo e renderiza para você ver, não vai dar mais o erro, estas manchas pretas serrilhadas são típicas de erro de material.
Múcio
Então cara! Como o mucio disse realmente esta dando uns erros mesmo! Mas voce esta usando raios muito grandes de qualquer forma! A manha é voce tentar achar um equilibrio entre ambos de forma que agrade tanto a velocidade do render, quanto a qualidade! Faz os testes ai e posta! Vlw
Olha como a imagem ficou seguindo esses parametros! eu nem sei se estão grandes ou pequenos, sei láa :S com certeza uma boa parte desses valores está errada.. 1 - tem como saber se os materiais são incompativeis?! 2 - qual tamanho de photon vcs indicam? 3 - ah, parece que o erro é dos materiais tambeém .. como falaram eu coloquei um cinza padrão e melhorou muito³ dps de resolver o problema dos photons, é só baixar esses materiais para mental ray e usa-los normalmente em tudo ? valeeu ! :D
Olá Feeh! Só de olhar já dá pra saber que existem materiais incompatíveis com o mentalray. Não é comum aparecerem manchas tão fluorescentes assim. Certamente essa modelagem deve ter vindo de algum programa que trabalha com outro renderizador. Daí o problema. O lance do ajuste ideal dos photons, deve ser feito no feeling mesmo. Depende da escala que você estiver trabalhando. O objetivo do mapa de photons é conseguir aquele efeito de clouds como no tutorial que você leu. Os materiais podem ser standard, arch&design ou materiais mentalray mesmo. Sobre a iluminação, verifica se as sombras estão como raytraced. O mentalray funciona melhor com esse sistema de traçamento de sombras. abraço!
ée pelo jeito são os materiais mesmoo.. tem como saber quais são os materiais incompativeis?! e quais costumam ser? :D obrigada eduardo , cursi design e mucio por estarem ajudando! ^^

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 848, sendo 6 membro(s) e 842 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, nandao.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.