Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
EvandroGP   Paraná - PR
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC

Portfólios Ver Mais

guarabana   Galicia, España
leonardogomes   franca - sp - SP
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
hannry   Curitiba - AC

Manchas Pretas No Final Gather

Por: ANDREA MACHADO  

Em: 26/10/2007 08:29

Quando renderizo usando o FG, aparecem uns pixels pretos na imagem. O que aconteceu? Como resolvo isso? Segue uma previa da imagem com problema. to correndo contra o tempo, quem puder me ajudar..manda resposta rapidinho... Vlw!!!!!
Andrea sua imagem não está aparecendo, mas além de mandar a imagem poste tb as configurações do render para podermos analisar melhor o seu problema. Vou te dar um toque, leia com atençãoas regras do fórum, pedimos para que os usuários não coloquem como título do tópico palavras como "Urgente", "Por favor", entendemos o desespero, mas não é necessário se comunicar desta forma.
Pode ser que você esteja usando materiais imcompativeis ou mal configurados, ou esteja utilizando sombras diferentes de raytraced.
Site sendo reformulado!!!
to usando sombras raytraced, talvez sejam os materiais, como resolvo?
Olha comigo esse tipo de erro ocorria devido a erro de mapeamento, quando importava o arquivo do auto cad, pelo legacy AutoCAD, quando eu passei a importar pelo Auto Cad drawing não dava mas esse erro. Em resumo dava essas manchas quando importava pelo legacy e usava as coordenadas "explicitr map channel em alguma textura." Mas reforçando quando passei a importar pelo "Auto Cad drawing " podia usar o mapeamento de coordenada que quisesse.
Andrea, com certeza são os materiais. O mental ray aceita os materiais do max numa boa, mas dependendo da montagem, ele não gosta muito. Não é erro dele não, é que ele gosta das coisas mais corretas fisicamente e tem algumas gambiarras que a gente usa no render padrão para agilizar a vida, mas que no Mental Ray tem que mudar. Coloque reflexo raytrace em todos os materiais, não use imagens de reflexo como é comum no render padrão, é só trocar o que estiver no canal Reflection do material por um mapa Raytrace. Além de tudo vai ficar mais real com raytrace em vez de imagens. Se tiver materiais configurados com o Shader Translucent ou com o Shader Metal padrão do Max, pode ser melhor trocar também, mas não era para dar problema. Quando aparecer estas manchas pretas serrilhadas, é certeza que é algum material da cena. Você pode fazer um teste para ter certeza, aplica um material cinza padrão em tudo e renderiza para ver. Troca os reflexos como eu disse que deve resolver.
Múcio
Olá Andréia! Além das dicas dos amigos, verifica o valor do decay. Esse valor é responsável pela absorção de luz dos photons. Quanto maior o valor do decay, mais energia os materiais absorvem e menos luz eles devolvem para o ambiente. Em resumo: valores altos de decay = POUCO GI. Normalmente se usa o valor padrão do decay (2) ou algo em torno de 1,8 ou até 1,5. Mas é claro que essa parâmetro se ajusta testando mesmo e o intuito é obter o mapa de photons adequado para o render. abraço!
Obrigada a todos, era mesmo o material. Bom, ainda to engatinhando no 3dmax, config o photon map bem suave (clouds), mas quando finalizo com FG, estoura a iluminação. Ja testei varias formas: configurando o raio (1, 2, 5, 10 ~), a quant de samples (32-64-256-512 até 1024), aumentei o trace depht, dimunui a intensidade da Mr spot e da Mr omni...mas estoura. Segue imagem que consegui até agora. Ta só com o photon map! Sei q da pra melhorar horrores, entao me ajudem aí!!!
Creio q para ter um render maneiro usando o FG, vc deveria usar: Rendering-> Advanced lighting-> Logarithmic Exposure Control. Isto se tds as suas medidas estiverem próximas do real. Abs,
Andrea a dica do Jomar é ótima, eu tenho usado esse método e ele tem se mostrado bem eficiente no controle da luminosidade e do contraste.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 697, sendo 2 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026, Claudio Nichollas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.