Oi Andreia, tudo bem?
Eu fico feliz da vida de saber que você conseguiu, é muito gratificante mesmo!
Em outra oportunidade eu posso te falar mais sobre o porque de tudo isso.
Na verdade não está diretamente ligado com o Mental Ray, é uma questão de unidades do 3ds max.
Nas livrarias padrões do Mental Ray nem tem Shaders de Exposure, porque isso é um artíficio usado pelo Max e por outros renders para resolver problemas de escala dos projetos e de iluminação.
Ai entra até um pouco de especulação no meio e tudo mais.
Se você fizer um teste criando um Box com 4 x 4 metros no AutoCAD, quando importar no Max mantendo a compatibilidade entre as unidades, faça o que fizer, fica muito pequeno no "mundo" do 3ds max.
Pois são uns idiotas e fizeram o programa em polegada, unidade que só os babacas dos americanos usam, então, o resto do mundo não consegue trabalhar perfeitamente com unidades métricas no 3ds max.
Se colocar uma luz Photometric no meio deste box e renderizar, vai estourar a iluminação, porque é o mesmo que colocar uma luz de 60 velas dentro de uma caixa de fósforo.
Se fizer outro Box no AutoCAD, mas usando centímetros, vai ter 400 x 400 centímetros, os mesmos 4 metros.
Quando importar no Max mantendo a compatibilidade de unidades e colocar a mesma luz Photometric no meio, vai renderizar direito.
Na verdade não está certo, a luz ficará mais fraca do que deveria ser na realidade, porque em centímetros fica 39,37% maior do que o mundo padrão do 3ds max.
Mas é melhor do que ficar minúsculo como metros e a luz aparece normalmente.
Este foi um dos motivos para colocarem o Expossure, para a pessoa importar em metros, ser enganada pelo progama achando que está em escala real, ficar com o projeto minúsculo, mas manter a compatibilidade de unidades e conseguir colocar iluminação sem deixar estourar.
Depois passou a ser usado por todo mundo para corrigir a iluminação da cena e pode ser muito útil em cenas externas para não ter que ajustar as luzes Sun, que são super fortes e teriam que ficar muito distantes para ficar correto.
Mesmo assim, até com estas luzes você pode configurar a intensidade para chegar no que deseja sem usar o Expossure.
Fazendo desta forma você pode trabalhar no tamanho que quiser, até em metros que fica minúsculo.
Mas na configuração dos Radius dos Photons e do Final Gather, você vai ter que usar um valor 39,37 vezes menor do que eu usei no vídeo curso.
Se estiver em centímetros, então, deve usar no Radius, valores 39,37% maior.
Mas como o Radius depende da cena que estiver trabalhando, você não vai usar exatamente os mesmo valores mostrados nas cenas do curso.
Apenas quando estiver usando a cena 3D que acompanha cada capítulo, ela está no tamanho padrão do Max.
Agora, se você quiser trabalhar no padrão do Max e desprezar a compatibilidade de unidades, então, cada metro no Max tem que ter 39,37 unidades.
Se você fizer um projeto no AutoCAD em metros e usar o Rescale para metros quando importante, estando o max configurado para Inches no System Units Setup, o projeto chega perfeitamente em polegadas no Max. Como o Eduardo disse.
Você pode testar com um Box de 1 x 1 metro, ele deve chegar no Max com 39,37 unidades por 39,37 unidades.
Assim seria perfeito, estaria trabalhando precisamente no tamanho padrão do 3ds max e tudo será mais fácil, não só o render.
Uma forma de facilitar e a pessoa ainda ter um certo controle sobre as medidas, é aumentando 10 vezes, mas para ficar perfeito, aumente 39,37 vezes.
Abraços