Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
Kayman   Parana - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
RSFX   São Paulo

Portfólios Ver Mais

jhonattanwerner   Dois Vizinhos PR - AC
Ramiro4655   aruja - AC
Alexssandro   Goiania Go - GO
Crysstek CG   Campinas - SP

Manchas Pretas No Final Gather

Por: ANDREA MACHADO  

Em: 26/10/2007 08:29

Essa dica de usar o exposure ctrl seria pro render sem photons, usando apenas o FG com bounces? Não sei, mas sempre evito usar esse recurso de exposure porque acho que com photons bem setados dá pra ter um bom controle de tudo e o FG trabalha levinho levinho Assim, com 64 de FG já suavisa bem mesmo uma cena e com um tempo de render bem baixo. Andrea, tenta diminuir o decay como eu te disse. Ficou muito sutil o mapa de photons. O ideal é que fique com o aspecto de algodão mesmo, pois o FG suavisa. Que luzes vc está usando? Posta se puder um wire com as luzes habilitadas que essa cena parece fácil de resolver a iluminação. No que puder, te ajudaremos aqui. abrs!
Oi Andreia, tudo bem? Viu como eram os materiais. :) O Mental Ray aceita todos os materiais e Shaders padrões do 3ds max, mas dependendo da composição do material ele pode apresentar estes defeitos. Não é um problema ou um bug, a questão é que no render padrão usamos artifícios para simular os efeitos nos materiais, enquanto que no Mental Ray criamos estes efeitos de verdade. Como o render padrão é muito lento com Raytrace, sempre usamos mapas para simular o reflexo, mas o Mental Ray é muito bom e muito rápido com reflexo, então, podemos usar Raytrace sem medo. Mas eu fico feliz de ver a sua evolução, já da para perceber uma enorme melhora na qualidade das suas cenas. Parabéns. Agora sobre o Exposure Control, eu particularmente não gosto muito dele. Todo mundo que usa o Mental Ray indica o Exposure, mas eu prefiro ajustar a iluminação normalmente como sempre foi feito. Porque o Exposure deixa a imagem com aspecto lavado, faça o que fizer, a imagem fica desaturada. Ai tem umas gambiarras de modificar o gama do 3ds max, mas é como eu sempre falo, quanto menos mexer no programa, melhor. Porque se você modifica o gama para ficar bom com Expossure Control, fica ruim sem ele, fica saturado demais. O Exposure é como o controle de exposição de uma câmera real, controlando o quanto entra de luz para sensibilizar o filme. Quanto mais luz entrar, mais clara fica a cena e quanto menos luz entrar, mais escura fica a cena. Só que estamos em 3D, temos controle sobre tudo na cena, não é igual no mundo real que não podemos modificar a intensidade do sol, por exemplo. E em 3D não tem filme, não tem diafragma, não tem obturador, então, é tudo interpolado, é tudo feito por cálculos, não é de verdade. Eu vejo o Exposure no Max como uma câmera amadora automática, que permite ajustar a iluminação da cena mesmo que a pessoa não configure corretamente as luzes. Porque se configurar corretamente as luzes, não precisa do Exposure e não fica com uma imagem lavada. Andréia, diminua o Multipler das luzes para controlar o estouro da iluminação. Abraços
O B R I G A D Ã O ! ! ! a todos Consegui um result perto do q queria, dimimui a intens da luz, com o PM + FG fica bem mais fácil mesmo, ja ajustei os materiais e uma dica: (q chic, ja to dando até dica, kkkk) Para quem importa a base do AutoCAD, principalmente pra internas fica mais fácil configurar o photon map (utilizando os valores aprendidos no curso do André) se usarmos o comando scale do CAD e aumentarmos o modelo em 10x. ...ainda to trabalhando na cena pra poder postar como cena final, mas pulo de algeria com o progresso, eu amo esse site! Vlw!!!!
Ai Andreia, se você não quiser aumentar 10 vezes também dá certo, mas ai tem que usar valores 10 vezes menores do que o André mostra no curso. O lance é no Radius dos photons, quando está em metros tem que usar valores bem pequenos, com várias casas decimais. Se aumentar o projeto 10 vezes já dá para usar valores maiores. Mas se aumentar 100 vezes, ai fica em centímetros, facilita para trabalhar com medidas e não precisa usar valores super baixos nos recursos.
Múcio
Uma outra maneira bem mais fácil é não mudar nada no arquivo do cad e quando for importar, habilita a casinha reescale e muda para metros. O Desenho chega no tamanho perfeito para trabalhar com valores "normais" nas setagens de tudo no max. abrs!
Oi Andreia, tudo bem? Eu fico feliz da vida de saber que você conseguiu, é muito gratificante mesmo! Em outra oportunidade eu posso te falar mais sobre o porque de tudo isso. Na verdade não está diretamente ligado com o Mental Ray, é uma questão de unidades do 3ds max. Nas livrarias padrões do Mental Ray nem tem Shaders de Exposure, porque isso é um artíficio usado pelo Max e por outros renders para resolver problemas de escala dos projetos e de iluminação. Ai entra até um pouco de especulação no meio e tudo mais. Se você fizer um teste criando um Box com 4 x 4 metros no AutoCAD, quando importar no Max mantendo a compatibilidade entre as unidades, faça o que fizer, fica muito pequeno no "mundo" do 3ds max. Pois são uns idiotas e fizeram o programa em polegada, unidade que só os babacas dos americanos usam, então, o resto do mundo não consegue trabalhar perfeitamente com unidades métricas no 3ds max. Se colocar uma luz Photometric no meio deste box e renderizar, vai estourar a iluminação, porque é o mesmo que colocar uma luz de 60 velas dentro de uma caixa de fósforo. Se fizer outro Box no AutoCAD, mas usando centímetros, vai ter 400 x 400 centímetros, os mesmos 4 metros. Quando importar no Max mantendo a compatibilidade de unidades e colocar a mesma luz Photometric no meio, vai renderizar direito. Na verdade não está certo, a luz ficará mais fraca do que deveria ser na realidade, porque em centímetros fica 39,37% maior do que o mundo padrão do 3ds max. Mas é melhor do que ficar minúsculo como metros e a luz aparece normalmente. Este foi um dos motivos para colocarem o Expossure, para a pessoa importar em metros, ser enganada pelo progama achando que está em escala real, ficar com o projeto minúsculo, mas manter a compatibilidade de unidades e conseguir colocar iluminação sem deixar estourar. Depois passou a ser usado por todo mundo para corrigir a iluminação da cena e pode ser muito útil em cenas externas para não ter que ajustar as luzes Sun, que são super fortes e teriam que ficar muito distantes para ficar correto. Mesmo assim, até com estas luzes você pode configurar a intensidade para chegar no que deseja sem usar o Expossure. Fazendo desta forma você pode trabalhar no tamanho que quiser, até em metros que fica minúsculo. Mas na configuração dos Radius dos Photons e do Final Gather, você vai ter que usar um valor 39,37 vezes menor do que eu usei no vídeo curso. Se estiver em centímetros, então, deve usar no Radius, valores 39,37% maior. Mas como o Radius depende da cena que estiver trabalhando, você não vai usar exatamente os mesmo valores mostrados nas cenas do curso. Apenas quando estiver usando a cena 3D que acompanha cada capítulo, ela está no tamanho padrão do Max. Agora, se você quiser trabalhar no padrão do Max e desprezar a compatibilidade de unidades, então, cada metro no Max tem que ter 39,37 unidades. Se você fizer um projeto no AutoCAD em metros e usar o Rescale para metros quando importante, estando o max configurado para Inches no System Units Setup, o projeto chega perfeitamente em polegadas no Max. Como o Eduardo disse. Você pode testar com um Box de 1 x 1 metro, ele deve chegar no Max com 39,37 unidades por 39,37 unidades. Assim seria perfeito, estaria trabalhando precisamente no tamanho padrão do 3ds max e tudo será mais fácil, não só o render. Uma forma de facilitar e a pessoa ainda ter um certo controle sobre as medidas, é aumentando 10 vezes, mas para ficar perfeito, aumente 39,37 vezes. Abraços
Olá André. Olá pessoal. Como eu faço para aumentar 39,37 vezes, no Max?
Oi gente, tudo bem? Para aumentar com precisão você usa o Transform Type In, que aparece clicando com o botão direito sobre os ícones de Move, Rotate e Scale. Mas isso só precisa ser feito se a pessoa não importou corretamente. A melhor forma é importar corretamente para já chegar 39,37 vezes maior. É só manter o Max com Inches e ligar o Rescale para metros quando importar do AutoCAD. Assim, cada metro vai chegar no Max como sendo 39,37 polegadas. Se você mudar o Display do Units Setup para metros, vai aparecer como 1 metro para você e não vai ter que fazer conversões. Mas como sempre falo, trabalhar em metros é ruim, porque faz a pessoa usar medidas muito pequenas e obriga a trabalhar com muitas casas decimais. Se o projeto estiver em metros do AutoCAD, quando importar no Max, usa o Rescale para metros, mas muda para centímetros no Display do Units Setup, assim, vai converter para centímetros e não vai ter o problema de usar medidas muito pequenas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711226.

Total de membros registrados: 138752

Últimos membros registrados: Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks, Ward lorin, Janva026, hosixi4, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 733, sendo 3 membro(s) e 730 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LeanCapsRevoirfr, Williamcherls, Apolinario1984.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.