Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
the borba   santa catarina
nuts165   são bernardo do campo - SP

Portfólios Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
VJ   salvador - BA
d3daniel   são paulo - AC
Cestari   São Paulo - AC

Colocação de material

Por: CA188SD  

Em: 01/11/2007 11:14

Olá pessoal tudo bem? estou com duas dúvidas que talvez voces possam me ajudar: a pirimeira é quando pego um objeto e transformo edit poly e vou colocar material em uma das faces, seleciono e ela fica vermelha e quando pego gizmo para ajustar a textura a face permanece vermelha dificultando o posicionamento da textura. Como posso fazer para aparecer a textura enquanto a movimento? A outra perguna é quando vou mapear um objeto tipo rua, calçada, ou principalmente gramado, tenho certa dificuldade em achar o tamanho ideal da textura, sem que fique igual a azulejo quando se observa de longe. Tem alguma maneira prática para se fazer esse mapeamento, sem ser na tentativa e erro, pois só observamos o resultado depois que renderiza e aí se não der certo, é tempo perdido. Desde já agradeço pelas informações ? Abraço Carlos
Tudo jóia, Quanto a sua primeira duvida, na minha opinião a melhor forma seria vc mapear os polígonos por ID, assim o material com o ID x só irá aparecer no poligono com o ID correspondente. para posicionar use o modificador UVW MAP. para a textura nao ficar tipo "azulejo"; vc precisa usar um mapa com as bordas semelhantes para que não apareçam as emendas. na seção de tutoriais aqui do site vc econtra mais detalhes sobre isso: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13223 abraço.
Ai CA, para resolver o primeiro problema é só teclar F2 Ele liga e desliga o Shade das faces selecionadas. O segundo problema depende de você compor melhor o material, mesclando várias texturas com mapas procedurais para esconder o padrão de ladrilhamento. Não tem como não aparecer o padrão de ladrilhamento quando você ladrilha muito, mesmo que prepare a textura para não mostrar emendas. Se ladrilhar muito e ver de longe, aparece o padrão de ladrilhamento. Ou compõe mesclando várias texturas ou cria uma textura imensa para não aparecer o padrão.
Múcio
Valeu pessoal pela ajuda, acredito que o Genus não entendeu a pergunta, pois mesmo trabalhando com ID continuava aparecendo a seleção vermelha e quanto ao efeito ladrilho, mesmo trabalhando a textura no photoshop criando bordas que se encaixem, a distancia o efeito permanece. De qualquer maneira abrigado pela tentativa de ajuda. Vou seguir a dica do Mucio que sanou realmente a minha dúvida quanto a seleção do shade teclado F2. Essa vou anotar para não esquecer. Vou tentar trabalhar com mapas procedurais e textura que é mais trabalhoso, mais acredito que o resultado será melhor para criar áreas grandes. Obrigado pessoal pela ajuda. abraço carlos
Viu CA188SD, pega um material e coloca o noise no Diffuse, ai você coloca uma textura de grama numa cor do noise e outra textura de grama na outra cor do noise. Pronto, só com isso já dá para ladrilhar escondendo um pouco o padrão, quanto mais complexa for essa composição, mais difícil é de perceber o padrão.
valeu Supermax, pela dica! Carlos
Oi CA, tudo bem? Realmente, se você mesclar mais de uma textura com mapas procedurais, esconde bem o padrão de repetição. Mas isso não serve quando é uma parede de tijolos ou de pedra, por exemplo, porque não dá para mesclar duas texturas e ficar bom. Mas funciona perfeitamente em coisas mais disformes ou homogênias, como asfalto, grama, terra, rocha, gelo, estas coisas, entende? Teste com os mapas Smoke e Noise como o pessoal disse, mas tem outros mapas no 3ds max que podem ser úteis em outras situações, como o Dent, o Speckle, o Stucco, entre outros. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 757, sendo 8 membro(s) e 749 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.