Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
andersonflat   Bauru/SP - SP
RafaGama   São Paulo
arnhorld   Sapiranga, RS - Brasil - RS
Danilo   Teresina-PI - PI

Portfólios Ver Mais

rodrigo bispo   SÃO PAULO - AC
rondineli   brasília - DF
JGBRENE   SAO PAULO - AC
Allanrodrigues   João Pessoa - AC

bloco 3d1 do Ford Focus

Por: mk.ana  

Em: 09/11/2007 11:20

Olá, Gostaria de tirar uma dúvida: baixei aqui do site o bloco do Ford Focus e preciso convertê-lo para CAD. Quando abro o desenho no CAD ele vem todo em um único layer. Como é que são aplicados os materiais desse carro no Max? É por objeto? Há como separar o bloco em layers para abri-lo no CAD? Obrigada, Ana
Oi Ana, não sei como vai funcionar no CAD para separar, mas no Max é tudo um objeto só, composto de vários elementos, no max dá para selecionar cada parte no sub-object element, ai dá para separar lá no max, no CAD eu não sei. No max a gente seleciona cada elemento e aplica um ID, ai dá para aplicar um material multi-object que tem vários IDs, cada um com um material diferente e vai pegar no ID de número igual que tiver definido na malha.
Puxa... entendi e não entendi nada! :-P Ok, se no Max eu posso selecionar partes do desenho, eu tenho como separá-las para que o CAD reconheça-as de imediato através de layers (camadas) ou algo parecido? Em alguns blocos mais simples, eu abri no cad e separei em layers, mas isso porque eram poucos elementos... no caso do carro, se for possível fazer de outra forma seria bem mais interessante. Obrigada Supermax!
Ai Ana, se você selecionar o carro e entrar no Modify, tem lá o Element, abre o sinal de + na frente do Editable Mesh que você vai ver. Com o Element ligado, você pode selecionar partes do carro e separar clicando no botão Detach que tem lá no Modify. Mas vai ser bem trabalhoso, porque são muitas partes. Normalmente o pessoal faz o oposto, modela a alvenaria no CAD e importa no Max para colocar móveis e carros, o CAD não é bom com render, luzes e materiais
Múcio
Oi Ana, beleza! Caso você não saiba como separar os elementos la no max manda para mim o carro que separo como você quiser. Naõ quero ser abusado mas é que gosto de mexer com carros. Mas explica como voê quer que fique. [email protected] Abraços!
Oi Ana, tudo bem? O carro é composto de várias malhas dentro do mesmo objeto, para separar estas malhas tem que editar pelo Element como os amigos falaram. Vai dar um bom trabalho, porque são muitas partes, nem sempre a malha está dividida certinha nestes modelos baixados da internet, porque podem ter sido feitos em outros programas e convertidos diversas vezes entre formatos. Abraços
Pessoal, obrigada a todos pela atenção. Na realidade sei pouquíssimo de Max, estou estudando pra ver se aprendo a usá-lo, mas enquanto isso não acontece, preciso usar ainda o Accurender para gerar imagens externas. No caso desse carro, a idéia era apenas atualizar meus blocos para usar no Accurender. Mas em vista do trabalhão que vai dar, melhor deixar assim... rsss Grasiano, valeu pela boa vontade. Se realmente quiser fazer isso pra mim, o carro está aqui mesmo nos modelos 3D (Ford Focus). Preciso apenas do principal da parte externa e no interior pode ser apenas uma camada. Obrigada! Ana [email protected]
Ok Ana, ta feito, vou te enviar agora. Separei por partes de mesma textura acho que vocÊ consegue agora, salvei pra verssão 2004 do cad se a tua for outra é só dizer
Oi Ana, tudo bem? Você aceita fazer um teste, tenho certeza que você vai gostar e vai ver como é fácil, precisa estar no Max 9. Você tem seu projeto modelado no AutoCAD, certo? Está modelado em Metros? Abra o Max, é bom que não tenha desconfigurado nada, para ter certeza, entre no Customize>Units Setup, veja se está em Generic Units, depois, entre no botão System Units Setup que tem nesta janela e veja se está com Inches na lista. Assim é o padrão do Max. Agora, vai em File>Import e escolha a opção AutoCAD Drawing (DWG) na lista de tipos de arquivo e encontre o seu projeto DWG na HD. Na janela de importação do DWG, marque a opção Rescale e escolha Metros na lista, se tiver modelado em metros no AutoCAD, se modelou em centímetros, escolha centímetros na lista. Para ficar 100% caso tenha objetos redondos, diminua o valor do parâmetro Maximum Surface Derivation for 3D Solids, fica na parte inferior da janela, coloque 0,001. Pronto, clique em OK e seu projeto 3D aparece certinho no Max. Se criou câmeras no AutoCAD elas são importadas também. Você pode criar câmeras se precisar no menu Creat>Cameras. Agora selecione todos os objetos, tecle M e clique no icone Assign Material to Selection, para aplicar um material cinza padrão em todos os objetos. Apenas para testar o render, habilite a opção 2-Sided que tem logo no início do painel do material. Depois você poderá texturizar como quiser usando o material Arch&Design, que já tem um monte de Presets prontos e é super fácil de configurar. Por enquanto vamos renderizar com material cinza. Acesse o menu Creat>Sytems>Daylight System. Clique sobre a sua cena pela vista Top e arraste, vai criar uma rosa dos ventos e as luzes do sol. Você pode girar a rosa dos ventos para colocar o norte na posição certa do terreno. Seleciona as luzes do Daylight e entra no painel Modify, escolha a opção MR Sun na lista SunLight e escolha MR Sky na lista Skylight. Vai dar uma mensagem, clica em OK. No menu MR Sun Parameters você diminui o Multipler para 0,02 e no menu ME Sky Parameters também. Pronto, sua cena tem sol e céu. Tecle F10 para abrir a janela de render, entre no menu Assign Render e clique no botão com 3 pontinhos em frente ao item Production, vai abrir uma janelinha, escolha o Mental Ray. Na ficha Indirect Illumination, que aparece no topo da janela de Render, você habilita o Final Gather clicando no Enable e coloca 1 Diffuse Bounces. Se quiser deixar o render mais rápido para testar, coloque 0,1 no Initial FG Point Density, também pode diminuir o valor do Rays per FG Point. Os valores padrões vão renderizar legal sem ter que mudar nada. Acessa agora a ficha Renderer e coloca 16 no Maximum do menu Sampling Quality. O ideal é trocar para Mitchell na lista Filter ao lado. Pronto, seleciona a vista de câmera em alguma Viewport, você faz isso teclando C, em seguida, tecle F9 para renderizar. Deve sair legal de primeira. Agora é só uma questão de você aplicar materiais, como disse acima, tem o Arch&Design que é fácil e já vem com presets. Se quiser ver as unidades em metros ou centímetros, entra no menu Customize>Units Setup e coloca Metric no Dysplay, depois escolhe Meters ou Centimeters na lista. Com um pouco de treino você faz cenas externas até vendada e com mais realismo. Abraços
Eu ja usei o accurender, e os carros que eu colocava la nas cenas externas eu baixava com texcturas do accurender ja, entra nesse site www.accustudio.com, que la tem um monte de blocos ja prontos e renderizados em accurender só para vc usar, entra la tem muita coisa. Espero que tenha te ajudado Ana Inté :)
Loggia Arquitetos Associados Não vivo de renda e sim de render ! www.loggiastudio.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711225.

Total de membros registrados: 138751

Últimos membros registrados: LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks, Ward lorin, Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 630, sendo 3 membro(s) e 627 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LeanCapsRevoirfr, taapshimarks, Apolinario1984.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.