Oi Ana, tudo bem?
Você aceita fazer um teste, tenho certeza que você vai gostar e vai ver como é fácil, precisa estar no Max 9.
Você tem seu projeto modelado no AutoCAD, certo? Está modelado em Metros?
Abra o Max, é bom que não tenha desconfigurado nada, para ter certeza, entre no Customize>Units Setup, veja se está em Generic Units, depois, entre no botão System Units Setup que tem nesta janela e veja se está com Inches na lista. Assim é o padrão do Max.
Agora, vai em File>Import e escolha a opção AutoCAD Drawing (DWG) na lista de tipos de arquivo e encontre o seu projeto DWG na HD.
Na janela de importação do DWG, marque a opção Rescale e escolha Metros na lista, se tiver modelado em metros no AutoCAD, se modelou em centímetros, escolha centímetros na lista.
Para ficar 100% caso tenha objetos redondos, diminua o valor do parâmetro Maximum Surface Derivation for 3D Solids, fica na parte inferior da janela, coloque 0,001.
Pronto, clique em OK e seu projeto 3D aparece certinho no Max.
Se criou câmeras no AutoCAD elas são importadas também.
Você pode criar câmeras se precisar no menu Creat>Cameras.
Agora selecione todos os objetos, tecle M e clique no icone Assign Material to Selection, para aplicar um material cinza padrão em todos os objetos.
Apenas para testar o render, habilite a opção 2-Sided que tem logo no início do painel do material.
Depois você poderá texturizar como quiser usando o material Arch&Design, que já tem um monte de Presets prontos e é super fácil de configurar. Por enquanto vamos renderizar com material cinza.
Acesse o menu Creat>Sytems>Daylight System.
Clique sobre a sua cena pela vista Top e arraste, vai criar uma rosa dos ventos e as luzes do sol.
Você pode girar a rosa dos ventos para colocar o norte na posição certa do terreno.
Seleciona as luzes do Daylight e entra no painel Modify, escolha a opção MR Sun na lista SunLight e escolha MR Sky na lista Skylight.
Vai dar uma mensagem, clica em OK.
No menu MR Sun Parameters você diminui o Multipler para 0,02 e no menu ME Sky Parameters também.
Pronto, sua cena tem sol e céu.
Tecle F10 para abrir a janela de render, entre no menu Assign Render e clique no botão com 3 pontinhos em frente ao item Production, vai abrir uma janelinha, escolha o Mental Ray.
Na ficha Indirect Illumination, que aparece no topo da janela de Render, você habilita o Final Gather clicando no Enable e coloca 1 Diffuse Bounces.
Se quiser deixar o render mais rápido para testar, coloque 0,1 no Initial FG Point Density, também pode diminuir o valor do Rays per FG Point.
Os valores padrões vão renderizar legal sem ter que mudar nada.
Acessa agora a ficha Renderer e coloca 16 no Maximum do menu Sampling Quality.
O ideal é trocar para Mitchell na lista Filter ao lado.
Pronto, seleciona a vista de câmera em alguma Viewport, você faz isso teclando C, em seguida, tecle F9 para renderizar.
Deve sair legal de primeira.
Agora é só uma questão de você aplicar materiais, como disse acima, tem o Arch&Design que é fácil e já vem com presets.
Se quiser ver as unidades em metros ou centímetros, entra no menu Customize>Units Setup e coloca Metric no Dysplay, depois escolhe Meters ou Centimeters na lista.
Com um pouco de treino você faz cenas externas até vendada e com mais realismo.
Abraços