Oi Gustavo, tudo bem?
O Supermax tem razão, pois o que não faz sentido é a Evermotion ter criado modelos tão absurdamente exagerados, pois eles têm muito mais faces do que seria necessário para criar o modelo com a mesma qualidade.
Não é uma questão de não poder renderizar com eles, é uma questão de tudo ficar muito mais pesado do que deveria e obrigar a pessoa a colocar menos detalhes na cena do que poderia, porque os modelos estão muito exagerados.
Não é nem pela questão de tempo de render, porque se o Max conseguir carregar os modelos na RAM, vai renderizar numa boa e o aumento no tempo de render não será tão grande.
O problema é nem conseguir renderizar, como vemos com frequência aqui no fórum.
Porque se colocar muitos modelos deste, se for um ambiente maior com mais objetos, pode dar pau de RAM e simplesmente não renderizar.
Otimizar os modelos da Evermotion é muito importante para poder trabalhar com mais conforto, porque ficam pesados no render e nas viewports, tem que trabalhar com tudo em Box para poder trabalhar tranquilo.
Mas o que mais pesa no render não é a quantidade de geometria e sim os materiais aplicados nestes modelos.
E Evermotion não sabe modelar e não sabe configurar materiais do V-Ray, pois mesmo nas versões antigas, que é onde estes modelos foram texturizados, as configurações dos materiais são exageradas.
A cada nova versão o V-Ray vem sendo otimizado e permite usar valores menores em muitos recursos para obter o mesmo resultado que conseguia antes com configuarações mais altas.
Então, se não editar as configurações dos materiais para ficar adequada, vai pesar muito no render.
Por isso que é muito importante estudar modelagem e criação de materiais primeiro, para só depois estudar iluminação e render.
Porque conhecendo modelagem e materiais, vai conseguir diminuir muito o tempo de render.
O pessoal que não conhece modelagem e materiais, e baixam o V-Ray porque tem estes objetos da Evermotion esperando conseguir bons resultados graças a estes modelos, conseguem bons resultados mas passam a vida tendo todos os tipos de problemas no Max, principalmente na hora do render e principalmente usando o V-Ray.
Se você está começando, começe do início, porque vai fazer muita falta depois.
Use os objetos da Evermotion com cuidado e aprenda a otimizar eles.
O mais importante de tudo é aprender a configurar bem os materiais do V-Ray, só com isso o tempo de render vai melhorar muito.
Abraços