Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
Antonio   São Paulo - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Flavio Novi   Ribeirao Preto

Portfólios Ver Mais

anapinheiro   São José do Rio Preto
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC

Dúvidas na minha cena! (Reflexos e iluminação)

Por: djalmavale  

Em: 12/11/2007 00:22

E ae pessoal! Esta é a primeira vez que posto renders de uma cena minha! ehehe! Eu quero tirar aqui algumas dúvidas e ler o que vcs estão achando dela! E queria tb que vcs se prendam só na iluminação, no piso, nos reflexos e no background(BG) da cena. Pq ela ainda não está completa! Ainda tenho que mexer bastante nas texturas e tal... Trouxe aqui 2 renders com 2 iluminações e com o chão diferente tb. E mais uma imagem que é o BG da cena: Render 1: Render 2: Background: Editei a imagem pq ela não reflete direito... essa editada seria uma solução, mas não é a correta! ehehe! mais abaixo explico o pq! Bom! Vamos às dúvidas! -Reflexo: O reflexo tanto do vidro da mesa quanto do piso não estão conforme a realidade... se vcs repararem direito comparando com a imagem de BG... eles só refletem os objetos em 3D e mostra o que tem no background! Tem alguma forma de consertar isso? Ou o material do vidro reflete assim mesmo? Config do material do vidro: Raytrace Blinn Index of Refraction: 1,55 Specular: 150 Glossiness: 60 Map Reflect: 100: Falloff: type: fresnel Map Transparency: 100: Falloff: type: fresnel Tentei outros tipos de materiais de vidro, mas o raio do sol não entrava pela janela :? -Piso: Estou tentando aqui mexer no material do piso pra tentar fazer um reflexo bem fosco. Como se o piso estivesse encerado... mas não estou conseguindo. Na segunda imagem usei o Flat Mirror no mapa Reflect com 20 de amount, mas não ficou muito legal. Ficou muito reflexivo! Parecendo que o chão estava molhado! ehehe! Quero alguma dica sobre isso... -Iluminação: Quero a opinião de vcs sobre a iluminação da cena! Em qual das duas está melhor? Alguma dica pra tirar esses borrados pelo teto? Tem uma luz photometric target area em cada janela... 4 ao todo. E uma mr Sun. GI: Multiplier: 7 Max Num Photons/Sample: 400 Max sampling radius: 100cm average GI photons/light: 200000 decay: 1,98 FG: preset: Low OBS: Nos dois renders mexi no brilho e contraste pq a imagem final é um pouco escura! :-P Bom é isso! Tentei ser o mais claro e objetivo possível! ehehe! Qualquer dica, crítica e elogio(?) eu agradeço! japdjpdk! Valeu! :D
a cena ta bem bacana. o vaso na mesinha..??? muito pesado pra ela num acha ? o material do sofá pode ser melhorado. a segunda cena o piso ta legal, porem tem muito reflexo da uma diminuída. o vidro da mesinha no centro da sala ta muito branco e reflexivo, diminui o reflexo q ja da uma melhorada massa. o bg concerteza tem q ser mudado, o ângulo dele não está conforme a cena pede. desculpa por não ajudar mais, não entendo muito d Mental-Ray tenho estudado muito o V-Ray, mas vc ta d parabens a cena ta ficando show, mas como falei precisa desses ajustes.
@saulo Cara! Pela foto de referência que tenho aqui... o tamanho do vaso é assim mesmo! Acho que o meu modelado ainda está um pouco menor ehehe! Realmente tenho que dar uma melhorada nesse sofá! Encontrar uma textura legal pra ele ehehe! Ainda vou modelar mais almofadas e tal! O piso está muito reflexivo mesmo! eehe! como eu falei no tópico... quero uma dica pra melhorar isso dai! :P O vidro está branco mesmo. Vou testar com menos reflexo depois... ele está branco por causa do BG! Como falei no tópico. O BG precisa ser mudado? hmmmmm! Realmente olhando com mais cuidado o ângulo não favorece! ehehe! vou ver se encontro um melhor! Valeu pela atenção! Esperarei por mais críticas! ABC!
Djalma Vale
ola squalllh cara posta a cena errada mesmo pra o pessoal ver como pode ajudar ok? abraços
Oi squalllh, tudo bem? Parabéns, você está indo muito bem. Sobre as dúvidas, o reflexo está ficando ruim porque você está usando uma imagem chapada de fundo com a opção Screen, não fica bom para refletir assim. Você pode manter a imagem de fundo desta forma se quiser, mas para refletir certo nos materiais você vai ter que aplicar a imagem no Environment de cada material, mas usando a opção Spherical Environment, assim o reflexo fica certo. Para ficar certo com o reflexo do fundo sem ter que aplicar no Environment de cada material, você deve usar uma imagem panorâmica de fundo com a opção Spherical Environment. Existem Shaders de terceiros que permitem usar dois mapas no Environment, um para o reflexo e outro para mostrar no fundo da cena, isso facilita porque não precisa aplicar o Enviornment em todos os materiais. O Max 2008 já vem com este Shader, mas vem desabilitado, precisa habilitar manualmente. Por enquanto eu acho melhor você configurar tudo manualmente para pegar as manhas e entender o proque das coisas. Sobre o material do vidro, cria ele com Dielectric que é ótimo para isso. Você tem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, nele eu explico como criar os principais materiais e como usar os principais Shaders. Para fazer um teste rápido, use o material Glass Physics Phen neste vidro, vai ficar bem melhor. O ideal seria configurar o Dielectric num material Mental Ray para ter controle sobre a sombra, mas o Glass é a mesma coisa que o Dielectric, só não tem controle da sombra. Se for configurar com Raytrace como esta fazendo, então, use 120 no Specular, 80 no Glossiness, use um Falloff para fazer o Fresnel no Reflect. Isso para os materiais de vidro internos, para as janelas não. Para o material de vidro das janelas você pode fazer uma cópia deste Raytrace, mas deve aplicar o Shader Transmat no Slot Shadows e no Slot Photons do menu Mental Ray Connection. Isso vai fazer os photons e as sombras não identificarem o vidro, deixa o render mais rápido e evita problemas. Neste caso o material do vidro poderia ser preto e sem transparência que os raios do sol entrariam normalmente. Sobre o reflexo borrado do piso, você deve aumentar o valor de Blur no Flat Mirror. Quanto maior o Blur, mais borrado ficará a reflexão. Só que o Flat Mirror será convertido para o Shader Mib_Glossy_Reflection na hora do render e este Shader exige bastante Samples para ficar suave, então, o piso pode ficar meio granulado. Para resolver teria que aumentar o Antialiasing na ficha Renderer do Mental Ray, só que isso faz aumentar o tempo de render. Uma alternativa seria aplicar o Shader Metal (lume) no Reflection de um material Standard, habilitando o Blur Reflection dele você faz reflexo borrado. Logo abaixo tem o Spread e o Samples para controlar o quanto borra e a qualidade, respectivamente. Qual versão do Max você usa? Se está no Max 9, então, esquece todos os materiais e passe a usar apenas o material Arch&Design. Sobre as manchas no teto, pode ser a configuração do mapa de Photons que está errada, se for isso, vai ter que gastar muito Final Gather para poder arrumar, o certo é configurar melhor o mapa de Photons. Mas se o mapa de Photons estiver certo, então, basta aumentar os Samples de Final Gather para sumir as manchas. Sobre as configurações do Render, é estranho e inadequado colocar 7 no Multipler, o Multipler deve ser 1 ou muito próximo disso. Se com 1 não está adequado, está escuro, então, a escala da cena está errada ou as luzes estão fracas, porque apenas com 1 no Multipler que a solução se mantém fisicamente correta. O Radius dos Photons não dá para saber se está bom ou ruim, depende do tamanho da cena. Se a cena estiver na escala certa, 100 é imenso, porque é o mesmo que 1 metro. O certo era o Radius ficar por volta do tamanho do pé da mesa de centro. A quantidade de Photons está boa, já que tem 4 luzes, vai dar 800 mil photons na cena. O Decay por ter 1,9 ou menor para realçar o GI, é mais adequado do que aumentar o Multipler. E no final você fala que usou o Preset Low, então, você está no Max 9, use materiais Arch&Design. E não use Presets, aprenda a configurar o render, as manchas no teto podem ser por causa do Preset Low. Abraços
@dadorrodrigues Cara as imagens são essas mesmo! ehehe! Valeu pela atenção! @Andre Vieira Tudo ótimo comigo cara! ehehe! A escala da cena tentei fazer o mais próximo do real possível... e seguindo a foto de referência ehehe! Tanto que mudei a medida do max pra centímetros. :P A altura do pé da mesa de centro ficou com 40cm +-. Acho q eu realmente exagerei no radius ehehe! E eu uso o max 9 sim! Eu ainda não mexi com os materiais Arch&Design. Irei dar uma bela estudada sobre esse shader. Valeu pelo elogio! E pelas ótimas dicas! Com certeza foram de grande valia! :D Vou testar hoje de noite quando chegar em casa. Tou na vida de estagiário... sabe como é né? kkkkk E quem sabe um render novo com algumas das alterações que vc falou! Bom é isso! Valeu pessoal! Até o próximo render ou dúvidas! ehehe!
Djalma Vale
hauhauaha é q vc disse q mexeu no photoshop nas imagens rss abraços
@dadorrodrigues adkad´pkad! Tou ligado! Mas só mexi no brilho e no contraste das imagens! ehehe! Esse aqui que tou postando agora não mexi em nada! só config do render mesmo! Acho que essa setagem ficou bem legal! Graças a dica do André! ehehe! Dá uma olhada ae! :P @Andre Vieira E ae cara! Nos vidros eu dei uma mexida! Nos vidros internos coloquei um template que já vem no shader Arch&Design. Ficou bem legal, emitindo caustics e tudo mais! ehehe! Mas tem que mexer ainda... o vidro ficou um pouco escuro, e o reflexo muito espelhado... talvez um pouco de blur melhoraria esse reflexo. Nos vidros da janela fiz o que vc disse. Coloquei o Specular em 120, e Glossiness em 80. Falloff e tal. E transmat no Shadow e Photon. No piso também coloquei um template do Arch&Design. Ficou muito bom, mas ficou um pouco estranho no lado direito da cena... deve ter sido o bump muito acentuado... vou dar mais umas mexidas. Quanto a iluminação não mexi muito hehee! Já era tarde da noite (ou cedo?), e eu queria deixar logo renderizando eheh! Só aumentei um pouco a intensidade das luzes das janelas. Daí no MentalRay mexi no GI, coloquei em 1,5. 1,9 no decay. Mexi no FG, coloquei no preset Medium 1,5, e habilitei o caustics pra ver como ficava nos vidros! Bom é isso! Estudar mais! E postar mais! ehehe! Vcs ajudam muitooo como sempre! E podem jogar pedra no render! heheh!
squalllh acho q ta bem bacana assim hehehe soh duas coisas: o piso esta com as linhas acentuadas demais, num sei se eh por causa do specular ou reflexo mesmo, acho q se vc diminuir um pouco num desses itens pode ser q fica mais interessante ou pode ser o bump tmbm... o BG ta baixo, imagine a linha do horizonte e tenta alinhar fora isso a cena fico muito bacana parabens =DDD
opa! e ae! blz? cara consegui dar uma ajeitada no piso ehehe! mas o reflexo ainda n está bom! tenho q mexer no blur eu acho... da uma sacada:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138756

Últimos membros registrados: Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks.

Usuário(s) on-line na última hora: 680, sendo 6 membro(s) e 674 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Figurol696, artizynt, JesusEnzo , Thiago Couto, nildoe, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.