Oi squalllh, tudo bem?
Parabéns, você está indo muito bem.
Sobre as dúvidas, o reflexo está ficando ruim porque você está usando uma imagem chapada de fundo com a opção Screen, não fica bom para refletir assim.
Você pode manter a imagem de fundo desta forma se quiser, mas para refletir certo nos materiais você vai ter que aplicar a imagem no Environment de cada material, mas usando a opção Spherical Environment, assim o reflexo fica certo.
Para ficar certo com o reflexo do fundo sem ter que aplicar no Environment de cada material, você deve usar uma imagem panorâmica de fundo com a opção Spherical Environment.
Existem Shaders de terceiros que permitem usar dois mapas no Environment, um para o reflexo e outro para mostrar no fundo da cena, isso facilita porque não precisa aplicar o Enviornment em todos os materiais.
O Max 2008 já vem com este Shader, mas vem desabilitado, precisa habilitar manualmente.
Por enquanto eu acho melhor você configurar tudo manualmente para pegar as manhas e entender o proque das coisas.
Sobre o material do vidro, cria ele com Dielectric que é ótimo para isso.
Você tem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, nele eu explico como criar os principais materiais e como usar os principais Shaders.
Para fazer um teste rápido, use o material Glass Physics Phen neste vidro, vai ficar bem melhor.
O ideal seria configurar o Dielectric num material Mental Ray para ter controle sobre a sombra, mas o Glass é a mesma coisa que o Dielectric, só não tem controle da sombra.
Se for configurar com Raytrace como esta fazendo, então, use 120 no Specular, 80 no Glossiness, use um Falloff para fazer o Fresnel no Reflect.
Isso para os materiais de vidro internos, para as janelas não.
Para o material de vidro das janelas você pode fazer uma cópia deste Raytrace, mas deve aplicar o Shader Transmat no Slot Shadows e no Slot Photons do menu Mental Ray Connection.
Isso vai fazer os photons e as sombras não identificarem o vidro, deixa o render mais rápido e evita problemas.
Neste caso o material do vidro poderia ser preto e sem transparência que os raios do sol entrariam normalmente.
Sobre o reflexo borrado do piso, você deve aumentar o valor de Blur no Flat Mirror.
Quanto maior o Blur, mais borrado ficará a reflexão.
Só que o Flat Mirror será convertido para o Shader Mib_Glossy_Reflection na hora do render e este Shader exige bastante Samples para ficar suave, então, o piso pode ficar meio granulado.
Para resolver teria que aumentar o Antialiasing na ficha Renderer do Mental Ray, só que isso faz aumentar o tempo de render.
Uma alternativa seria aplicar o Shader Metal (lume) no Reflection de um material Standard, habilitando o Blur Reflection dele você faz reflexo borrado.
Logo abaixo tem o Spread e o Samples para controlar o quanto borra e a qualidade, respectivamente.
Qual versão do Max você usa? Se está no Max 9, então, esquece todos os materiais e passe a usar apenas o material Arch&Design.
Sobre as manchas no teto, pode ser a configuração do mapa de Photons que está errada, se for isso, vai ter que gastar muito Final Gather para poder arrumar, o certo é configurar melhor o mapa de Photons.
Mas se o mapa de Photons estiver certo, então, basta aumentar os Samples de Final Gather para sumir as manchas.
Sobre as configurações do Render, é estranho e inadequado colocar 7 no Multipler, o Multipler deve ser 1 ou muito próximo disso.
Se com 1 não está adequado, está escuro, então, a escala da cena está errada ou as luzes estão fracas, porque apenas com 1 no Multipler que a solução se mantém fisicamente correta.
O Radius dos Photons não dá para saber se está bom ou ruim, depende do tamanho da cena.
Se a cena estiver na escala certa, 100 é imenso, porque é o mesmo que 1 metro.
O certo era o Radius ficar por volta do tamanho do pé da mesa de centro.
A quantidade de Photons está boa, já que tem 4 luzes, vai dar 800 mil photons na cena.
O Decay por ter 1,9 ou menor para realçar o GI, é mais adequado do que aumentar o Multipler.
E no final você fala que usou o Preset Low, então, você está no Max 9, use materiais Arch&Design.
E não use Presets, aprenda a configurar o render, as manchas no teto podem ser por causa do Preset Low.
Abraços