MentalRay-Espaço insuficiente de armazenamento para processa

Por: Thiago Araújo  

Em: 13/11/2007 19:50

Caros Companheiros de Trabalho, Parabéns pelos conteúdos do site e do fórum onde aprendo muito, Na minha última maquete, uma externa com vegetação no MENTAL RAY, me deparei com o seguinte problema: Na hora de calcular o Final Gather da sena, o render na parte Mental Ray Messages acusa: Mental Ray Messages: MSG 0.5 error 011105: cannot start thread 7: Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando. ou ainda este: Mental Ray has Encountered a fatal error and the applicaton will now shutdown. The error is: MEM 0.4 fatal 031008: can´t allocate 24128904 bytes ...o render para e nas piores, trava e fecha o max... DADOS DA MAQUETE e micro usado: -Max 9 , e Mental Ray -Pentiun 4 - 2 GB de ram e muito espaço de HD ( já li que faz a diferença ! ) -Usei blocos de vegetação em .3Ds da Onyx tree importados para o Max ( estes blocos aumentaram em muito o tamanho do arquivo, cerca de 100 MB, está com 130 MB de arquivo ) -Estou usando apenas Final Gather do MR -Tinha acusado problema na textura, acho que muito pesada, já as troquei. -Renderiza direitinho SÓ a vegetação e SÓ a edificação, mas quando junta, erro. -O projeto tem muito Vidro, pode ser um problema ? -O micro que uso é em rede, pode diminuir a disponibilidade da ram do micro para a renderização sendo usado em rede ? -Na guia Processing , já ativei a opção USE MENTAL RAY MAP MANAGER E já aumentei o limite de memória do mental ray. O que poderia renderizar esta sena ? Espero uma ajuda se possível, Desde já agradeço pelas outras postagens no fórum ! Tem sido de grande valia para o aprendizado de todos ! Muito Obrigado ! Abraços a todos, Thiago
Vou apenas citar algumas alternativas para contornar o seu problema de falta de memória: * Aumentar o arquivo de paginação * Habilitar as opções: - Use placeholder objects - Conserve memory * Aumentar o memory limit de uso do mental ray * Comprar mais 2 GB de memória RAM No mais isso ja foi discutido varias vezes, por informações adicionais podes fazer uma pesquiza pelo fórum. Abraço.
Oi Thiago, tudo bem? Eu sinto discordar do Caio sobre comprar mais 2 GB de RAM, porque não vai fazer a menor diferença se você usa um sistema de 32 bits, já que sistemas de 32 bits por padrão só liberam 2 GB de RAM para cada aplicativo, pode liberar até 3 GB se editar o boot.ini, mas isso pode deixar o sistema instável. Portanto, é impossível que o Max, o Mental Ray ou qualquer outro programa use 4 GB de RAM em qualquer windows de 32 bits. Como sempre falo aqui, vale mais a pena investir em conhecimento do que em equipamento, porque conhecendo bem você renderiza até com 512 de RAM. Com 2 GB de RAM você pode renderizar imagens grandes e com muita geometria sem problema, porque a ILM fez todos os filmes usando 32 bits, apenas em Transformers que usaram 64 bits. O Mental Ray oferece muitos recursos de otimização e se tudo não der certo, ainda pode renderizar em Passes ou Elements, assim, mesmo que tivesse só 512 MB de RAM iria renderizar sem problema, claro que vai demorar muito, mas vai renderizar. Habilite as opções que o Caio disse Use Mental Ray Map Manager, Use Placeholder Objects e Conserve Memory. Se você tem 2 GB de RAM, então, o valor que deve ser colocado no Memory Limite é 3000. Depois, acessa a ficha Renderer e mude para Large BSP na lista RayTrace Acceleration. O ideal é configurar corretamente o Size e o Depth de acordo com a sua cena, se você tem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, eu explico detalhadamente como configurar estes parâmetros e serão muito importantes para o desempenho desta cena, eles dependem de testes para encontrar o valor correto. Isso é feito pelo Diagnostic, que eu também explico no vídeo curso de Mental Ray. Com o Diagnostic você consegue saber precisamente o que está prejudicando a cena. Logo abaixo, diminua para 4 nos 3 valores do Trace Depth, eles vêm com 6 em cada. Coloque 4 no Max Depth, Max Reflections e Max Refractions. Faça isso também no Trace Depth que tem na ficha Indirect Illumination. Ainda na ficha Renderer, diminua o tamanho do Bucket para 12, ele vem com 48 por padrão. Por acaso você tem Displacement na cena? Se tiver, pode ser ele que está prejudicando, porque gasta muita memória fazer o Displacement subdividir muito o objeto. É melhor aplicar um Mesh Smooth no objeto e diminuir a quantidade de subdivisões nas configurações do Displacement. Tente renderizar com estas configurações, que é a forma mais simples de resolver. Se não renderizar mesmo assim, posta aqui de novo que a gente explica coisas mais avançadas para solucionar o problema. Fora o Render Passes e o Render Elements, você ainda pode usar Shaders para controlar o Final Gather e o AA individualmente nos objetos, então, pode deixar o FG menos detalhado nas árvores. Sem falar em transformar os objetos em primitivas do Mental Ray e as texturas em mapas do Mental Ray. Abraços
Cara, te juro que esqueço que ainda existe 32 bits... hahahha To usando o win 64 a mais de um ano ja. Abraço.
Muito Obrigado Caio e Adminin !! Estou indo testar meu render !!! Q vcs sejam retribuidos !! Muuuuuuuuuuuuito obrigado, Bons Trabalhos a todos, Abraços, Thiago
ps.: Já já posto notícias e o resultado !!! valeu mais uma vez ! abraços Thiago
agora está fechando max. Acho que é na hora que calcula o render dos vidros. Thiago
vou mudar o material para testar
Oi Thiago, tudo bem? Você tem certeza que fez as configurações corretamente? Se mudou o Size e o Depth sem saber exatamente o que esta fazendo, pode deixar o render super pesado para fazer qualquer bobeira, aqueles valores devem ser ajustados com muito cuidado e com certeza do que está fazendo. Porque fechar o Max é estranho, não é para acontecer. Se der erro de memória tudo bem, caso contrário, não é para fechar o programa, era para dar algum outro tipo de erro antes. Você disse que acha que é o vidro, se for mesmo, pode tentar aplicar o Shader Transmat no Slot Photons e no Slot Shadows que fica no menu Mental Ray Connection de todos os materiais. Assim, os vidros ficarão invisíveis para estes efeitos, não muda nada no visual, mas melhora o tempo de render. Se agora não dá mais pau de RAM, é porque o Mental Ray está conseguindo calcular com a RAM disponível, qual é o tamanho do Bucket que está usando? Tem Displacement na cena? Tente usar o Render Passes, com ele você pode renderizar em partes menores e vai ficar mais leve para o computador, dá um pouco mais de trabalho, mas daria ai para renderizar até num 386. :) Abraços
Estou usando o Bucket de 12 como foi sugerido. Não tem nenhum Displacement na cena ! ( Neste ponto está super simples o 3D ! ) Vou confirmar o Size e o Depth e testar as modificações com o Vidro. Muiiiito Obrigado pela Ajuda, espero não estar atrapalhando seu trabalho. Muito obrigado ! Abraços, Thiago

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 690

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.