MentalRay-Espaço insuficiente de armazenamento para processa

Por: Thiago Araújo  

Em: 13/11/2007 19:50

ufá ! não está fechando mais ! - um problema !!!!!!!!!! obrigado mais uma vez !! já posto mais notícias! Abraços Thiago
Eae pessoal! Eu estava tendo o mesmo problema! Com a explicação do Adminin deu pra eu tirar a minha grande dúvida! Agora com relação ao sistema de 32 bits eu não sabia que ele só oferece 2GB de memória para cada aplicativo... Isso quer dizer que para o 64 bits ele oferece 4GB? e nos computadores de Apple? como funciona a liberação de memória por aplicativo?
então cara, isso é uma limitação de sistemas 32 bits, seja de que empresa for, porque é uma limitação da tecnologia que não aceita gerenciar mais memória. Igual era antes no Windows de 16 bits, não aceitava 2 GB de RAM. a máquina pode ter 3 GB de RAM e ajuda um pouco, porque em vez de dividir 2 GB com o Max e Windows, vai sobrar 2GB livres para o Max, mas o Max não vai usar mais de 2 GB e nenhum outro programa. Tem um lance que fazem modificando o boot.ini para aceitar 3 GB por programa, só que ai tem que chamar um exorcista porque a máquina parece tomada por algum capeta de tanto problema estranho que dá. :) :) :) Com 64 bits a coisa muda de figura, tudo é mais pesado e tudo exige mais, então, enquanto o máximo no 32 bits é 2 GB, o mínimo recomendável com 64 bits é 4 GB. Para trabalhar legal em 64 bits tem que ter mais do que isso, porque tudo é bem mais pesado e 4 GB é como se tivesse 1 GB no sistema de 32 bits
Múcio
Oi burajirujin, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, é como o Múcio disse, o sistema de 32 bits tem uma quantidade limitada de memória que consegue gerenciar. É igual número de telefone, antes tinha números do tipo 99-9999, mas com o crescimento de linhas não comportava mais, então, agora os números são do tipo 9999-9999 para aceitar mais linhas. O mesmo acontece com os bits do sistema, com menos bits ele consegue trabalhar com uma certa quantidade de informações e com 64 bits também tem um limite, mas é muito maior. Usar 4 GB em máquinas 32 bits é desperdício, 3 GB é o ideal. Com 64 bits é bom usar mais de 4 GB, porque tudo exige mais como o Múcio disse. Abraços
mucio Valeu por tirar a minha dúvida cara! Quase tive uma crise de risos ao ler aquela parte em que você falava do exorcista rssss Mas então rapaz, eu que achava que mais memória resolveria o problema, quando na verdade não é bem assim que as coisas funcionam. É como o Adminin disse acima: vale mais a pena investir em conhecimento do que em equipamento. Eu que tava querendo comprar o novo MacPro Quad Core Xeon configuração original, pra ele funcionar legal então eu teria que aumentar para uns 8GB de memória, oque elevaria o preço para mais 1500 dólares!! Isso é um pouco assustador rssss mas deixa pra lá. Preciso aprender primeiro essas técnicas para optimização de render para não despediçar dinheiro com máquinas de configurações absurdas. Andre Vieira, Valeu pelo toque ae cara! Deu pra entender legal a diferença entre os dois sistemas. Até então nunca tive problemas com falta de memória ou coisas do tipo. Nem fazia idéia de que existiam limites de memória por aplicativo. usando o After Effects já cheguei a usar 1.4Gb da memória mas nunca passou disso. Só agora com o render do mental ray do max que deu esse problema de falta de memória. De qualquer forma antes de migrar para um 64 bits acho melhor estudar bem a optimização desses renderes no meu "fusquinha" hauauahuahau
os computadores pararam de evoluir como antes, que passou de 100 mhz para 1 ghz rapidinho. Hoje faz anos que está entre 4 e 5 Ghz, ai inventaram o negócio de multicore e nem todos os programas usam, ainda bem que o Max e o Mental Ray usam. Em cenas super pesadas é jogo passar para 64 bits, mas só em cenas muito pesadas, porque cenas normais de maquete dá para fazer com 32 bits sem problema. O André mesmo disse uma vez aqui que todos os filmes que a ILM fez com o Mental Ray foram em 32 bits, só Transformers que foi em 64 bits, então, se eles fazem filmes em 32 bits, maquete tem que fazer de boa também. Só que 1 PC apenas é pouco, é ai que está o segredo da questão. Para renderizar em tempo viável tem que usar várias máquinas em rede. Os programas de 3D continuaram evoluindo e são muito mais pesados do que o melhor PC suporta. Se não configurar direito faz travar até em cenas simples. E burajirujin, não vale a pena comprar um MAC, porque o Max não roda em MAC, tem que ser um PC Intel Xeon Quad Core então, ai vai ser o bicho!!!!
supermax, Valeu pelo toque cara. Poisé mano, fiquei surpreso quando disseram que a ILM fez todos os filmes em 32 bits. Pensei que essas empresas tivessem super computadores para renderizar cenas como nós vemos em filmes. Quanto ao Mac, é porque eu tava querendo migrar para o maya... o pessoal aqui do japão é uma invocação com maya que são poucas as escolas que ensinam max. Sem falar nas produtoras que quase todas utilizam o Maya, algumas Maya e Max e outos programas, mas a quase todas pedem Maya. Renderizar em rede deve ser outro bixo de sete cabeças não? Pra começar, isso só é possível em empresas, a menos que você tenha mais de um PC em casa, caso contrário, tem que botar pra renderizar enquanto dorme heheheh
então cara, o ponto é esse mesmo. eles usam PC com sistema 32 bits, não usam super computadores. a questão é que usam milhares de PCs :) :) :) Eu já vi aqui no fórum o pessoal falando que no renderfarm da Pixar tem 2500 CPU Intel Dual Xeon. Imagine isso!!!! Renderizar em 2500 Dual Xeon!!! Mas mesmo assim os caras levam meses de render para fazer um longa na resolução de cinema. O pior é o dono da Pixar ser o dono da Apple e usar PCs Intel no renderfarm. :) :) :) Para você ver que Mac não tá com nada para 3D. :) E sobre o Maya, depende da região, aqui no Brasil dá mais o 3ds max, postaram um tópico no fórum do buteco com a descrição dos softs que as principais produtoras do Brasil usam, a maioria é max. Até a Rede Globo só usa o Max com o Mental Ray. E sobre render em rede, tem que ter mais de 1 PC em casa, mas é facinho, tem um tut aqui no site que explica, vc usa o backburner que já vem com o Max. Se a rede estiver configurada legal, é facil renderizar.
2500 Dual Xeon!?!?!?!? Issó só pode ser brinadeira! Mas pensando bem, aqui no Japão existe um tal de The Earth Simulator Center, que são super computadores que simulão os fenômenos naturais da terra e etc. São 640 super computadores SX-05 da NEC, que dá um total de 5120 CPUs. Você poder ler mais sobre o assunto em http://en.wikipedia.org/wiki/Earth_Simulator Quanto aos programas, eu vi esse tópico onde eles falam sobre os programas que os estúdios brasileiros utilizam. E eu já imaginava que seria 3D Max. Afinal de contas, na maioria dos casos, quando se procura tutoriais sobre 3D em português, eu diria que 80% são do Max. E por isso, talvez por esse fato, deduzi que houvessem mais usuários de Max do que Maya no Brasil. Agora com relação a qualidade dos tutoriais disponíveis na internet, eu achei que para o Maya está superior. Mas eu digo isso de tutoriais em inglês. Como por exemplo: Gnomon, Digital Tutors, e demais escolas americanas produzem tutoriais jamais vistos para o Max. Obs.: Até o ponto em que eu conheço. Mas em quantidade, acho que o Max seja superior. Não sei exatamente porque. Talvez seja pelo tempo em que está no mercado (não sei quanto tempo rsss). Já o Maya me faz sentir um clima de superioridade pelo fato de ter participado de grandes filmes hollywoodianos. E aqui no Japão, como os japoneses são muito paga pau dos americanos, entraram na onda do Maya. Mas a questão é como todos disseram no outro tópico: O que faz a diferença é aquela pecinha que fica na frente do computador. Queria aprender Maya porque os estúdios japoneses exigem. Não porque eu não goste do Max. Se possível gostaria de arrumar emprego em um estúdio que trabalhe com Max.
Estava com o mesmo problema do companheiro do topico, ai segui todas as orientações, ai renderizar renderiza, mas... Estou renderizando a imagem com 4000 x 3000, com materiais arch design, no mental ray...ja tirei todas as vegetações, rpcs, etc mesmo assim da este pau... Esta sem displacemente e so com o mr sun - sky padrao... Alguem tem alguma luz Obrigado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 474

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.