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Radiosity

Por: silvoni  

Em: 25/11/2007 21:53

Oi galera! uso o max 9 e o Mental Ray, no 7 tinha um Plug-in, o Radiosity, que aprendi usar para cálculos de luz e transparencia mais realistas. no max 9 onde se encontra ou tem outro meio de obter o mesmo resultado. abraços Silvoni
silvoni, certamente tem meios de se conseguir excelentes iluminação e transparência usando o Mental Ray... Aprendendo a controlar os fótons (quantidade, tempo de vida e reflexões/refrações destes) você consegue iluminações perfeitas, com simulação de radiosidade na medida certa, e com baixo tempo de render, o que pode ser importante se você utiliza o software profissionalmente. Mas é claro que isso requer tempo e estudo... O plugin pode facilitar o processo, mas certamente não ficará tão bom quanto o ajuste manual. Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
tirmey, valeu pela dica é que as vezes na ancia de resultados pulamos algumas etapas, mas vou continuar estudando. abraço!
ai silvoni, o radiosity vem com o max desde a versão 5, ele é o antigo lightscape do autocad. o radiosity funciona em cima do scanline para gerar gi, mas é demorado e deixa o arquivo pesado, porque aumenta o mesh dos objetos. o mental ray vem com o max desde a versão 6 e é muito melhor, faz gi e muitos outros efeitos, além do gi ser melhor e mais rápido, não deixa o arquivo pesado, não aumenta o mesh. vc habilita ele no menu assign render dentro da janela render scene, olha os tuts de mental ray aqui do site, estão neste link: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681
Múcio
Realmente Silvoni, se vc aprender a utilizar o Mental Ray corretamente não vai querer mais utilizar o Radiosity, porem o comando de Radiosity é muito simples e facil. Se vc não souber utilizar o MR usa o radiosity mesmo é só digitar o numero "9" do teclado.
Oi Silvoni, tudo bem? O Radiosity não é um plug-in como os amigos já comentaram, ele é o antigo Light Scape. As luzes Photometrics do max vieram junto com ele, o Radiosity é muito bom na criação de radiosidade e o Light Scape já foi muito famoso. Mas na época que eu brinquei com ele, ainda fora do Max, levava o dia todo para calcular a radiosidade de uma cena bobinha, nem existia V-Ray, nem nada disso. Já existia o Mental Ray, mas não tinha conexão com o Max. O Alexandre da Ejem deve lembrar disso também, porque ele já manjava de 3D quando eu estava começando. :) Depois que colocaram o Light Scape dentro do Max com o nome de Radiosity, ele ficou muito mais rápido e muito melhor, mas só gera GI e os recursos padrões de materiais do 3ds max são muito limitados, isso complica a vida. Com o Mental Ray que já vem com o Max também, você pode criar todos os efeitos que imaginar em termos de renderização 3D e os que não imaginar também, não tem limitação alguma de materiais, inclusive ele é o render mais robusto que existe nesta ponto. Vale mais a pena usar o Mental Ray hoje em dia, que além de fácil está super rápido. Abraços

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