Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

irenapalermo   españa - PR
nuts165   são bernardo do campo - SP
Ale   Joinville SC - AC
Alexandro   Cascavel - PR
ycneiva   Barcarena PA - AC

Portfólios Ver Mais

Jho   ES - AC
wagnersenior   São Paulo - SP
Igor   Uberlândia - MG
lucasberto7   Recife, PE - PE

Modelagem Grande

Por: slashdefenix  

Em: 29/11/2007 13:16

Olá pessoal, tudo blz ? Estou com um problemão aqui, rs, e preciso da ajuda de vocês. O que se passa é o seguinte: Estou com um projeto grande pra fazer de estruturas metálicas, apesar de não ter muita experiência no Max, eu já fiz alguns projeto de estruturas metálicas em 3D no próprio AutoCAD, e por isso tenho confiança de terminar esse projeto. Porém surgiu um problema aqui, pois o projeto tem vários galpões iguais a esse da imagem e mais um galpão de suprimentos em alvenaria. Já fiz o Galpão e não ficou assim tão pesado e também estou no meio do galpão de estruturas metálicas. Só que antes mesmo de começar a montar o projeto inteiro percebi que o mesmo ficou muito pesado, mesmo as partes separadas sem material. Meu pc é um Core2Duo 1.86, 1Gb de Ram, VGA Radeon 1300 256mb/128bits. A técnica de modelagem que utilizei para o projeto é através de primitivas e shapes básicos. Acredito que seja esse o grande problema. Tenho algum tempo, posso refazer a parte das estruturas metálicas utilizando outra técnica de modelagem que faça com que o projeto fiquei mais leve que o atual. Estava pensando em fazer o projeto com escalas dimunuidas, mantendo a proporção entre os galpões. Mas não sei se fica legal e se funciona assim, mas acredito que assim daria para se ver mais detalhes da obra toda, pois o mesmo na escala que está não dá pra visualizar muita coisa de detalhes. Mas antes gostaria que quem tem experiência em projetos grandes me desse umas dicas ou me explicasse algo acerca do assunto. Desde já fico grato pela atenção de todos. :D
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
faz só as linhas da estrutura no autocad e importa no max, lá você liga o renderable da linha e ajusta a espessura. ai vai ficar com o peso de linhas apenas e só aparece a malha na hora do render, vai ficar muito mais leve
Múcio
Vlw mucio pela ajuda, vai ser de grande valia isso aqui, fiz uns teste e parece que vai ficar bom. Depois posto a imagem aqui. Só acrescentando, existe algum auxiliar de limpeza no 3ds Max, tipo o PURGE do AutoCAD ?
então slash, você pode fazer a linha com espessura redonda e quadrada, então, é uma mão na roda para estruturas, porque desenhar as linhas no autocad é fácil e quando importar, se quiser já pode ligar o renderable das linhas na importação, fica na última aba da janela de importação do dwg. mas purge não em no max não e nem precisa, o max não deixa lixo no desenho, você vê tudo que tem pelo select by name e não tem essa de não poder deletar coisas e ter coisas escondidas.
Múcio
Blz, Mucio, testei aqui e ficou legal mesmo, agora vou poder continuar modelando sem problemas de Viewports carregada. Brigadão pela ajuda, é de caras como você que o forúm precisa mesmo, e quando crescer quero ser igual a você ,rs. Abraços.
E aí meu amigo, tudo bem contigo? Cara, meu estilo de trabalho tem muita coisa de CAD, costumo levantar o 3D todo usando o CAD, desde fundação, alvenaria, metálica, dá uma olhada nesses posts: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=27558&highlight= http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28780&highlight= feito isso, importo o arquivo no max e vou editando, provavelmente você vai ter problema na cobertura, tipo esse do frigorífico, é uma telha TPR40, tentei desenhar, mas só uma folha que eu fiz, ficou mais pesada que o arquivo inteiro, a solução foi fazer a cobertura plana e aplicar um vraydisplacement. Essa idéia do Múcio, de estrudar as linhas é ótima, acho que fica mais prático ainda...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
Opa Salomão por aqui tudo blz e por aí ? O que fiz na modelagem foi levar os shapes e o formato da treliça pro Max, lá extrudei e fui colocando na posição correta, só que o arquivo ficou muito grande, só na parte desse galpão aí, tipo, um galpão ficou assim, ainda falta colocar mais 9 com outras coisas dentro, então vai ficar enorme. E o galpão de apoio que é coberto eu fiz a alvenaria toda e cobri com treliças e telhas métalica também TPR40. O arquivo não ficou tão pesado. Mas imagine aí. Esse galpão em alvenaria com telhas, mas 9 galpões desse aí no mesmo arquivo, como vai ficar pesado! Então resolvi seguir a ídeia do MÚCIO e fazer todo esqueleto dos galpões como linha e mandar pro max e ligar o Renderable delas. Quando eu terminar de montar sem texturizar eu posto uma imagem aqui e se possível agente vai comentando mais algo sobre ela, pois acredito que pode te ajudar em alguma coisa depois. :D Abraços.
se vc usa vray tem a opção de proxy caso os galpões sejam identicos....e tb tem outras opções como xref....eu não uso essas coisas, mas sei q existem e funcionam bem.... de uma busca pelo fórum sobre proxy e xref e ve se alguma dessas coisas te ajudam....
Abração Té+
Eu tinha visto esse ultimo tópico ( Industria Biodisel ) anteriormente, mas não tinha notado que era seu. Queria lhe perguntar algo mas acho que lá não era o local. Se não se importa.... Você modelou tudo aquilo em sistema CAD ou utilizou alguma técnica de modelagem avançada do Max ? Queria aproveitar pra te convidar pra gente criar um grupo de estudo pra criação de cenas grandes, tipo essas que você fez e a que estou fazendo. Obs.: Agora que vi seus trabalhos fiquei instagado pra terminar logo o meu pra postar aqui também, rs.)
"LeandroM" disse: se vc usa vray tem a opção de proxy caso os galpões sejam identicos....e tb tem outras opções como xref....eu não uso essas coisas, mas sei q existem e funcionam bem.... de uma busca pelo fórum sobre proxy e xref e ve se alguma dessas coisas te ajudam....
Vlw Leandro vou dar uma pesquisada nisso também. Eu até tinha ouvido falar sobre proxi, mas bem de longe. Brigadão pela dica. :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 801, sendo 14 membro(s) e 787 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Hot, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.