Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

resident11   Piracicaba - SP
eduardoqf   Maceió - AL
J.F.Verissimo   Recife - AC
rabellogp   São Carlos - SP - SP
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ

Portfólios Ver Mais

ttnunes   Brazil, São Paulo - SP
Silvio Peters   Rio de Janeiro - RJ
kanauan   Santa Catarina

Modelagem Grande

Por: slashdefenix  

Em: 29/11/2007 13:16

Ae galera, fiz um teste usando o scanline sem luzes nenhuma so as luzes default... essas partes pretas na cena é pq ta um detach e ta muito proximo do chão.. mais a cena ta normal...maaaas se eu ligar o vRay o travamento da no começo dos calculos do light cache =/ .. Ah! o render em scanline não demora nen 1 minuto... ainda não testei com o mr, mais quando der testo aqui tb, no vray so estava usando uma luz vray sun... to meio com presa aqui...abraços e até breve.. o/ p.s: aqui ta o topico da cena http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=191301#191301 esta um pouco desatualizado =[ por causa desse problema...
the page cannot be found.
"ricardo pavani" disse: vcs estão usando GI?...talvez seja o GI... pois ja fins alguns projetos bem grande e não tive problemas.... segue imagem de uma parte do aterro sanitario mas se for pesado na hora da modelagem ai ja não sei.....quem sabe se não esta muito fora das medidas que o max trabalha....diminui tudo ou aumenta tudo...e testa abraço
E aí Ricardo, tudo blz ? O projeto está todo nas medidas sim, inclusive eu fiz do jeito que parece ser o mais certo.. desenhei a planta baixa no CAD e importei utilizando Reescale pra mesma unidade de medida que parece ser a melhor pra trabalhar no Max, que é centímetros. Agora qual foi o pc que você utilizou pra fazer esse trabalho do aterro aí que tamanho ficou o arquivo ? Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Dae galera blz? Uma coisa q talvez possa ajudar vcs em projetos grandes seria agrupar objetos existentes que nao sao muito ultilizados clicar no botao direito e nas propriedades na area display properties abilitar o DIPLAY AS BOX dai esses objetos ficarao somente representados por linha em formato de box assim a viewport fica mais leve e pode melhorar o projeto de vcss Talvez isso ajude Vaeluu
http://www.flickr.com/photos/30692236@N08/
Oi Error, tudo bem? Em cenas complexas com o V-Ray você precisa transformar os objetos complexos em Proxy, porque o V-Ray não gerencia tão bem a memória, ele envia tudo para a RAM. Então, em cenas complexas vai dar pau mesmo, a única opção é transformar os objetos em Proxy para o V-Ray não carregar eles na RAM. O problema é que quando o objeto é transformado em Proxy ele fica mais limitado, não é tudo que aceita. Não sei como está agora, mas antes não aceitava Displacement por exemplo. No Mental Ray você não precisa se preocupar com isso porque ele gerencia a memória de uma forma mais eficiente. Basta ligar a opção Use Placeholder Objects e Use Mental Ray Map Manager, como os amigos falaram. Quando você faz isso, apenas o que estiver dentro do Bucket de Render que vai para a RAM, então, se mesmo assim tiver problema, é só diminuir o tamanho do Bucket para enviar menos informação para a RAM. Ainda tem as outras opções de otimização que os amigos comentaram, como o Large BSP, que é próprio para renderizar cenas pesadas. Mas tem muitas outras opção, inclusive envolvendo Shaders e isso tudo permite renderizar imagens muito mais complexas do que supostamente a máquina suportaria. Uma opção prática e rápida para renderizar cenas muito grandes é usando o Render Passes do Mental Ray, com ele você divide a imagem em pedaços menores e assim não tem como dar pau de RAM, mesmo em máquinas modestas. Abraços
Olá pessoal, tudo blz ? Eu não estava conseguindo renderizar tudo junto, por causa da falta de atenção. Eu li sobre o Xref scene e esqueci de um detalhe, quando você referencia a cena, você tem a opção de deixar ela vísivel ou não.. e quando eu desmarquei a visibildade deu quase certo.. no ultimo arquivo a cena deu pau... Mas já é um longo caminho, pois antes mal mal chegava na metade. Logo percebi que dá pra trabalhar desse jeito, mas não deixa de ter um limite e ainda me parece que o tamanho da cena tem a haver com o peso também, é o que penso. De qualquer forma brigadão pelas dicas. Mas tarde vou tentar renderizar no meu pc e modificar o arquivo que deu pau na cena pra ficar mais leve. Assim que terminar posto aqui com todas as estátisticas da mesma. Abraços.
Olá Pessoal tudo blz ? Eu tentei fazer o render aqui, mas agora quando eu inicio ele trava o Max logo no começo do render TRANFORMING VERTICES... e depois de 15 minutos ele fecha e pede pra salvar a cena, isso no Mental Ray. Ah sim e isso com o Placeholder Objects, Map.. e BSP Large acionado. No Scanline eu consigo fazer o render simples, mas quando eu aciono o LIGHT TRACER, ele dá a seguinte mensagem... THERE ISNT ENOUGH MEMORY FOR THE RAYTRACER TO BUILDS ITS ACCELERATION DATA STRUTUCTURES. THE RENDER IS BEING ABORTED. Isso mesmo com o Sample Ray em 5, pois ele inicia com 250 e eu abaixei até 5 pra ver se era isso, mas mesmo assim continou. Se algum de você já tiver ouvido falar desse erros e como resolve-los, dá uma força aí, pois esse negocio de ficar renderizando por partes e montando no Photoshop é um saco e não fica bem feito.. Brigadão pela atenção de vocês. Abraços. :D
Ai cara, se deu erro no Transforming Vertices, então, nem chegou a chamar o Mental Ray, estava só preparando a cena para o render e não conseguiu por falta de memória RAM. A cena está pesada demais. A primeira coisa que eu faria era olhar todos os modelos para otimizar, deve ter modelos super exagerados na cena, porque o erro deu no cálculo da geometria. Se não resolveu nem com placeholder objects, large bsp e diminuindo o bucket, então, esta cena é muito pesada para renderizar na sua máquina. A única opção é renderizar por partes, mas não precisa montar no PhotoShop, usa o Render Passes do Mental Ray que ele mesmo monta a imagem final para você
Múcio
Slash, por acaso vc está usando displecement na cena? Tive um problema parecido numa cena que eu precisei renderizar em alta e tava dando pau. Daí consegui resolver otimizando o displacement na janela de render do MR. Outra coisa é verificar as texturas tbm. Dependendo do detalhamento que você precisa dá pra reduzir e muito o tamano delas em KB sem perder qualidade. Mas no geral, não se preocupa que é assim mesmo. Você está tendo problemas porque está evoluindo em 3d e isso é natural. Fazer renders em alta definição requerem mais experiência mesmo. abraço!
E aí Múcio tudo blz ? Rapaz eu acredito que seja erro de geomtria sim, vou verificar pra ver se tem alguma coisa sobreposta, pois isso pode gerar erros né ? Agora eu não sei se os recursos que foram citados não funcionaram porque não era pra funcionar na cena ou se eu não soube configura-los, por exemplo, eu apenas marquei a opção de Placeholder Objects, Map.. e Large BSP, o Bucket eu abaixei de 48 pra 12. Mas como tu disse deve ter algo errado na geometria. Já vi que esse fim de semana eu não vou dormir, rs. Eduardoqf, tudo na paz ? Não tem Displacement não, e também o render era em baixa apenas 1280x1024 com o 64 no Samples do FG e 1 no Bounces. Texturas eu coloquei poucas, pois a estrutura dos galpões é toda pintada, então eu coloquei no calçamento, no piso, um nas paredes de um prédio e um de grama. Vou olhar também as texturas. Assim que eu terminar algum render, e eu vou terminar, eu posto aqui. Muito obrigado pela força de todos, vocês são 10! Abraços.
Eu não pensei em nada sobreposto não, eu pensei em exagero na geometria dos objetos, ter muito mais polígonos do que seria necessário. Por exemplo a estrutura metálica que mostrou nas primiras postagens. Cada linha vem com 12 quando liga o Renderable, mas não precisa de 12 lados, vai pesar sem necessidade, porque vai ser visto de longe, então, é só diminuir para 6 lados que o peso do projeto cai pela metade e não muda nada na qualidade. É este tipo de coisa que eu estava falando, os PCs são muito fracos ainda para 3D, se não fizer tudo com cuidado, pensando em otimizar ao máximo, sempre vai dar pau na hora de renderizar. Tudo tem que ser usado no mínimo, porque se exagerar pode não conseguir renderizar.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 692, sendo 1 membro(s) e 691 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jgarquides3d.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.