Modelagem Grande

Por: slashdefenix  

Em: 29/11/2007 13:16

Ah sim agora entendi Múcio, de qualquer forma já conferi os dois, as linhas renderizaveis não são RADIAL e sim RECTANGLE, mas já modifiquei uns polígonos de uns cilindros aqui e fiz uns testes. O arquivo no total ficava mais ou menos 280mb eu modifiquei algumas coisas e deletei umas desnecessárias e o arquivo caiu para 132mb. Achei estranho, pois antes no Scanline eu conseguia fazer um render simples e agora não consigo mais com o arquivo menor e otimizado.. vai entender né ,rs. Mas no MR agora ele já passa do TRANSFORMING VERTICES, mas não consegui terminar o render. Mas talvez eu esteja configurando errado segue acima as configs. Meu pc tá com 2Gb de ram eu devo modificar pra mais ou menos o Memory limit ? Já testei pra ver se era as texturas.. renderizei tudo cinza padrão e mesmo assim não consegui terminar o render. O Samples eu deixei baixo pro teste 1/4-1 e a resolução 800x600. Também não tentei utilizar FG ainda, mas acredito que vai dar pau também. Pra dizer a verdade eu estou achando muito estranho isso, pois depois de passar 17:00 no preparativos do render.... o render em si vai muito rápido.. porém quando chega em 48% as vezes em 53% ele vai ficando lento, lento até travar, mas isso em partes iguais as que ele renderizou rápido, é como se a memoria fosse acabando ou algo do tipo, eu não entendo muito de render, mas acho que depois de processado uma parte aquela memoria deveria ser liberada, será que tá acontecendo algo e o meu Windows não tá liberando a memoria depois de utiliza-la ? Eu queria também agradecer a ajuda de todos vocês, pois tão me ajudando muito, pois depois de tantos testes estou aprendendo algumas coisinhas. Ah fiz outro teste também modelando no AutoCAD, pra ver se ficava mais leve.. mas ficou um pouco mais pesado, então a possibilidade de modelar tudo novamento no CAD eu já descartei. Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Oi Slash, tudo bem? O Memory Limit deve ter uma vez e meia a quantidade de memória física da máquina, portanto, se você tem 2 GB de RAM, deve colocar 3000 no Memory Limit. Habilite também a opção Conserve Memory. Não diminua tanto o valor do Bucket, isso deixa o render mais lento e pode dar problema. Deixe com 24 que está ótimo. Agora, se a cena for realmente muito pesada para renderizar na sua máquina, você pode usar o Render Passes do Mental Ray para renderizar em partes e depois ele monta a imagem completa para você. Abraços
E aí André tudo blz ? Eu configurei tudo aqui do jeito que você me explicou, só que mesmo assim deu pau.. será a iluminação ? Ou as linhas renderizaveis ? A cena agora tá com 132Mb o tamanho do arquivo influencia no peso ? as texturas acredito que não são pois eu testei com tudo cinza padrão e também... deu pau ,rs. Eu fiz a cena tudo utilizando o XREF SCENE, ou seja todos galpões, caixa dagua tá tudo refenreciado. Agora só falta eu fazer o teste com o Render Passes, mas e se der pau, é problema no sitema, no pc ou na cena ? Brigadão pelas dicas aí Múcio, André e também todos os outros que postaram dicas aqui pra mim, pois apesar de ainda não ter resolvido o problema, já aprendi muito e espero aprender mais. Abraços.
Oi gente, estou pegando o bonde andando! Já fiz alguns cenários grandes e animados. Parques de exposições, pequenas cidades e fazendas. A única maneira de deixar o arquivo leve (no meus caso) foi realmente otimizar a malha. No caso dos galpões as treliças internas não precisam nem estar lá, e as estruturas que tem que estar presente podem ter apenas 3 lados. Numa imagem aérea não fara diferença. Se houver necessidade de close em algum momento o negócio é fazer um arquivo separado de um elemento e ai sim detalha-lo. Planos de apenas um poligono e a aplicação de gradiente no bump e difuse funcionam muito bem com telhas onduladas. Espero ter ajudado Até
Cara estou ancioso pra ver o resut final.... eu acho q vai ficar show....
\" Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos \" ( Buddha)
Oi Slash, tudo bem? A sua cena é externa, certo? Neste caso só precisa do Daylight com as luzes MR Sun e Sky, então, não pode ser a iluminação, pois você não tem muitas luzes na cena. As texturas você já testou e não são, e sobre a geometria, se for muito densa tem inflência na cena sim, não muda muito de 100 mil para 200 mil polígonos, mas de 100 mil para 1 milhão já dá uma boa diferença no consumo de recursos do sistema e no tempo de render. Mas bem por isso que tem o Use Placeholder Objects, para só enviar a geometria que aparece no Bucket de Render. Seja como for, com o Render Passes tem que renderizar, nem que seja necessário dividir a imagem em muitas partes. Se não for em 4 partes, por exemplo, divide em 6, se não for, divide em 8 até a hora que for. Cenas pesadas são complicadas para renderizar, ainda mais em alta resolução. Você pode renderizar em Layers também, para compor depois, mas dá mais trabalho do que dividir pelo Render Passes. Se tiver como otimizar a malha como o Marcelo disse, certamente é a melhor opção, tem que economizar em tudo, só deve colocar na cena o que vai aparecer, o que não aparece deve ser descartado. Abraços
Eu não to no meu pc que esta a cena e nen na cidade que ele esta, mais eu testei so com o scanline e não deu travamento na cena do Age of Empire III - Amsterdam, quando dava pau, era quando começava a fazer calculo de light cache... bom quando eu estiver na cidade onde esta o meu pc, eu vo fazer um teste na cane so usando o irradiance map e desligar a segunda opção de iluminação no vRay, vo ver se so o irradiance vai dar pau... vlw pela ajuda pessoal e até mais o/.
the page cannot be found.
Olá pessoal tudo blz ? Dei uma sumida, estava arrumando umas coisas pra minha viagem. Eu fiz como o Marcelo falou, deletei algumas e modifiquei outras. Como eu esto utilizando tudo referenciado, na parte do galpão o arquivo estava com 6mb pois eu tinha todas as telhas modeladas um por uma, quando eu deletei elas o arquivo caiu pra 454kb, rs. Aí seguinda a linha do Marcelo eu consegui também fazer umas telhas trapezoidas só modifiquei as cores do Bump. O tamanho total da cena caiu de 132mb pra 61mb, daí consegui renderizar tudo sem utilizar nada da aba processing. Só que ainda acho estranho um detalhe, no ínicio ele demora 3minutos na parte TRANSFORMING VERTICES e no fim de render ele também fica parado uns 15 segundos, isso é normal ? De qualquer assim que conseguir terminar, pois estou esperando uma parte do projeto que não constava antes chegar, eu posto aqui o resultado. Brigadão aí pela ajuda de todos, aprendi e continuo aprendendo bastante aqui. Abraços.
Oi Slash, tudo bem? É normal o programa ficar um certo tempo na parte do Transforming Vertices, depende da geometria da cena. Por exemplo, se tem muitas linhas com a opção Renderable, é nessa hora que o render gera a geometria, ou então quando tem objetos com Turbo Smooth ou Mesh Smooth usando a opção de subdivisão apenas no render, é nesta hora que ele faz a subdivisão. Quando tem Displacement ele também faz a subdivisão nesta hora. Se tiver partículas na cena, a geometria delas também é criada nesta hora. No final pode ficar um tempo parado dependendo dos efeitos aplicados na cena, como Hair and Fur pelo Buffer, Glare e efeitos de Output, ou mesmo para salvar imagens grandes quando termina de renderizar. Abraços
E aí André, tudo blz ? Agora estou achando estranho outra coisa que aconteceu, antes demorava 3 minutos no ínicio do render na parte Transforming Vertices agora só demora 12 segundos, detalhe eu migrei pro Max 9, antes estava no 8, e no fim do render ele também não está demorando mais não. Estranho... mas agora eu gostei ,rs. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 548, sendo 1 membro(s) e 547 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.