Oi Slash, tudo bem?
A sua cena é externa, certo?
Neste caso só precisa do Daylight com as luzes MR Sun e Sky, então, não pode ser a iluminação, pois você não tem muitas luzes na cena.
As texturas você já testou e não são, e sobre a geometria, se for muito densa tem inflência na cena sim, não muda muito de 100 mil para 200 mil polígonos, mas de 100 mil para 1 milhão já dá uma boa diferença no consumo de recursos do sistema e no tempo de render.
Mas bem por isso que tem o Use Placeholder Objects, para só enviar a geometria que aparece no Bucket de Render.
Seja como for, com o Render Passes tem que renderizar, nem que seja necessário dividir a imagem em muitas partes.
Se não for em 4 partes, por exemplo, divide em 6, se não for, divide em 8 até a hora que for.
Cenas pesadas são complicadas para renderizar, ainda mais em alta resolução.
Você pode renderizar em Layers também, para compor depois, mas dá mais trabalho do que dividir pelo Render Passes.
Se tiver como otimizar a malha como o Marcelo disse, certamente é a melhor opção, tem que economizar em tudo, só deve colocar na cena o que vai aparecer, o que não aparece deve ser descartado.
Abraços