Oi Darlan, tudo bem?
Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente.
Sobre a sua dúvida, depende muito da situação, realmente não tem uma receita de quantas luzes usar na cena, depende do tipo de ambientação que deseja fazer e depende do seu projeto.
A iluminação do seu teste não ficou ruim, é só uma questão de prática para melhorar, no começo é assim mesmo.
Sobre a questão do piso, você deve usar o mapa Tile para criar os rejuntes e os ladrilhos.
Isso não tem nada haver com o V-Ray, é um recurso padrão do Max como muitos outros que vai usar, por isso que é muito importante aprender o Max primeiro e deixar o render para depois.
Já que sem conhecer bem os recursos de materiais e de iluminação do 3ds max, ficará muito mais difícil para aprender qualquer render.
O mapa Tile deve ser aplicado no Diffuse basicamente para controlar a cor do material.
No mapa Tile você pode configurar a cor ou a textura que vai aplicar no piso e no rejunte.
Para saber se o tamanho está correto, basta calcular quantos pisos cabem num lado do ambiente, em seguida, você coloca este valor na quantidade de ladrilhos do mapa Tile.
Se a parede tem 3 metros e cada piso tem 3 centímetros, vai caber 10 pisos nesta parede, então, você coloca 10 no ladrilhamento do mapa Tile, para criar 10 pisos nesta lateral.
Se o piso for quadrado, é só colocar o mesmo valor do outro lado, se for retangular, então, precisa ver quantos pisos cabem do outro lado para usar o valor certo.
Você pode estudar melhor sobre o mapa Tile e sobre outros mapas do 3ds max neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15257
Vai testando e postando aqui conforme surgirem as dúvidas, ai a gente vai te ajudando.
Abraços