Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Antonio   São Paulo - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
mixel.amorim   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

alairjr1   Juiz de Fora - MG - MG
gustavorios2   Brasil - RJ
nicollaw   caxias do sul
Italocb   Goiania

Como fazer p/ Luz IES não gerar GI (VRay)?

Por: Juliano Azeredo  

Em: 02/12/2007 03:23

Como fazer p/ Luz IES não gerar GI (VRay)? Testei algumas maneiras de reduzir influência causada pelas IES no GI da cena. Mas o que realmente gostaria de saber é se é possível desabilitar o GI gerado pelas IES, deixando somente a "marca" de luz nos objetos onde elas incidem diretamente. Render: VRay. Segue abaixo os exemplos: Sem o GI ligado no render Com o GI ligado no render Com o GI ligado no render, mas nesse foram excluídos o Piso e Teto das luzes IES. Somente a parede recebe luz, mas nota-se que mesmo assim, mesmo que bem reduzido, acaba por influenciar o restante da cena. Gostaria de obter o resultado da primeira imagem, mas com o GI ligado, ou seja, que a luz "marcasse" bem a parede, mas sem influenciar no restante da iluminação da cena. Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Juliano, e se vc instalasse elas dentro de um objeto (luminária) como um lampada normal. Acho que assim acabaria com a gi no teto e ela ficaria mais direcional.
Alexandre Agradeço a dica. Até poderia ser uma solução, desde que as luminárias, no caso de spots tivessem profundidade ( o que precisaria sem um model mais detalhado). Mas o que preciso realmente é saber da possibilidade de eliminar o GI das IES, deixando somente o facho de luz.... :S Abraços.
no settings do v-ray não tem aquele lance para diminuir a intensidade do GI? Acho que se selecionar o piso e o teto, entrar lá na aba settings na janela de render e pegar o settings dos objetos, tem essa opção. se zerar ela as paredes não vai mais receber gi
Múcio
Mucio... isso eu to "ligado"... rsss Mas foi como falei... queria saber é realmente da poasibildade das IES não gerar GI para não afetar a iluminção da cena... Mas como a base das IES é o GI, tô começando a achar que não tem jeito... :S
Olá pessoal! Fui dormir ontem tentando me lembrar se isso seria possível ...rsrsrs! Múcio, se habilitar-mos os objetos para não recer GI, eles não receberão GI de luz nenhuma. Juliano, fazer isso no vray eu nunca nem pensei, mas como alguns parametros dos render são parecidos, eu fiquei imaginando se o vray tivesse uma opção de controle de photons individualmente por luz, como no mental. Mas isso se o usuário usar photommap no vray, o que é pouco comum. Então será que essa opção existe para os 3 tipos de GI do vray? (photommap, lightcache e irrmap?). tem que estudar isso... abraço!
Não existe esse controle de GI para luzes (separadamente) no QuasiMonteCarlo, Irradiance Map ou LightCache, apenas para PhotonMap que você pode decidir se determinada Luz vai emitir photons ou não. Mas esse modo ja está super obsoleto no Vray, ninguém usa mais. Perguntinha.... qual é a finalidade de usar uma luz e não emitir GI? Você quer só o caustic na parede? Isso é simples de fazer com luzes standard, é só usar o projector map. Ainda de sobra vai ganhar em tempo de render, pq luzes photometricas + IES no max são pra ferrar com qualquer tempo de render. O mapa você pode fazer colocando uma parede/camera na viewfront e renderizando a photometric + IES com GI e tudo mais e depois só acerta no PS fazendo um mapa PB. O André ja postou essa dica no fórum há um tempo atrás, inclusive disponibilizou o mapa.
Dae Eduardo Cara, eu tentei algumas alternativas... mas nenhuma delas deu o resultado que eu esperava. Agora foi assim mesmo... HAWF Pow Hawf!! Vlws ae pela "luz"... hahha Pelo menos me tirou um peso das idéias! Achei que dava para fazer, mas eu que não estava sabendo como... ufaaa!!! :D Quando a dica de usar um mapa... puta macete "baum"!!!! Pena que o render já foi... mas no próximo vai assim então!! Abração ae velho
Oi Juliano, tudo bem? Pelo que você escreveu e mostrou nas imagens, eu imagino que você quer fazer um mapa para composição, você quer aplicar apenas o efeito das luzes sobre a imagem, por isso que deseja apenas as luzes e o resto preto, certo? Para poder usar o modo Screen no PhotoShop, certo? Se for isso, porque você não renderiza sem GI mesmo, já que a a forma de projeção da luz só depende do arquivo IES usado, não depende do GI. Mas o certo mesmo no caso de composição é você renderizar em Elements, se renderizar só o Element Light, vai ter apenas o mapa de iluminação, é só colar sobre a imagem no PhotoShop e mudar para Screen. Abraços
Afff.. cada dia que passa noto que cada vez sei menos de CG!!!! hahahahahah Vlws ae Andre!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138756

Últimos membros registrados: Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks.

Usuário(s) on-line na última hora: 557, sendo 7 membro(s) e 550 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Figurol696, artizynt, Varney, JesusEnzo , Thiago Couto, nildoe, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.