"tirmey" disse: Mucio, ... não se consegue simular com exatidão a iluminação no mundo real, onde se consegue sim uma iluminação muito mais rica e homogênea, apenas com uma fonte de luz externa, como uma janela por exemplo.... abraços!Olá Tirmey!! Achei interessante fazer uma pequena observação quanto a esse detalhe, pois na real não existe apenas uma luz iluminando. Existe sim uma fonte de luz que é o sol. Porém ele incide sobre a superfície terrestre que reflete seus raios levando-os até a nossa atmosfera onde eles são novamente devolvidos para a gerar a chamada iluminação global. Basta observar filmes ou fotos tiradas num ambiente sem atmosfera, como o espaço sideral. Perceba que a luz se comporta igual a uma luz de scanline render, iluminando apenas o lado onde ela incide. O uso de luzes area nas aberturas, ou do novo recurso do max 2008 (sky portal), é realmente necessário. Basta observar na vida real um ambiente com a luz do sol entrando pela janela e perceber uma area de sombra difusa marcando a parede que contém essa janela... Mas mesmo tendo a noção de como funciona o mundo real e também como representar isso no mundo do max, não existe uma receita de bolo. Existem sim situações bem parecidas, mas iguais não. abraços!
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