Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Kassio Massa   São Paulo - SP
resident11   Piracicaba - SP
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Eliot   Santos - AC
guarabana   Galicia, España
Ricardo Ambos   GUAIBA RS - RS

Ingrediente secretoooooo!!!!! Iluminação interna

Por: Lenny Kravitz  

Em: 05/12/2007 16:01

OLá para todos. Leio e releio tutoriais, mas nenhum dá o ingrediente secreto do bolo. Gostaria de saber como fazer iluminação interna diurna, tipo a luz do sol entrando pela janela e ilumina toda a cena, já q a noturna podemos usar mais fontes de luz e ninguem deixa luz acesa durante o dia. Normalmente eu coloco uma area light, mas vi em alguns sites usarem spot e outros omni. Devo utilizar gather na interna tambem ou só GI? Eu uso o mental ray. Grato
Fábio, iluminar com uma fonte externa de luz no Mental Ray é utopia, dependendo da cena.. Mesmo aumentando consideravelmente o valor do trace depth, algumas áreas podem ficar mal iluminadas, se forem iluminadas apenas por iluminação indireta, se for um cômodo em L com uma única fonte de luz em uma das extremidades, pelo menos. Por isso usa-se pelo menos mais uma luz para simular a iluminação indireta, sempre usando sombras borradas. Essa luz é posicionada normalmente nas aberturas por onde a luz incide. Eu gosto de usar area lights, mas você pode usar ms spot também. MR omni não é recomendada neste caso, pois muitos fótons iriam para fora do ambiente. Mas não existe formula secreta, e sim bom senso para dosar a iluminação de forma que o conjunto das luzes pareça natural. abraço e bons estudos!
Doe medula óssea! Doe vida!
vlw tirmey eu tava com o mesmo problema do Fábio! =P
não é que seja utopia no mental ray, é utopia na realidade e o mental ray simula a realidade. pega uma sala que só está entrando luz pela janela e tira uma foto, fica escuro mesmo!!! a luz não fica ricocheteando pelo ambiente para sempre e ilumina tudo, tem que usar outras luzes. em foto profissional usam equipamentos de iluminação para ficar com uma luz boa, tem que fazer igual em 3D, criando mais luzes do que só as luzes reais do lugar ou só iluminação externa. para fazer cena realista, interna ou externa, tem que estudar muito bem o render e materiais, sem bons materiais não fica realista também. Eu indico o curso de mental ray aqui do site, é muito bom e explica todas as técnicas de iluminação. Mas tem que estudar, ninguém faz cena realista do dia para noite, tem que treinar muito.
Múcio
Mucio, Mesmo que o Mental Ray seja um dos renderizadores que mais se aproxima da realidade, pois usa complexos algorítmos baseados em fórmulas físicas para gerar iluminação global, ainda assim não se consegue simular com exatidão a iluminação no mundo real, onde se consegue sim uma iluminação muito mais rica e homogênea, apenas com uma fonte de luz externa, como uma janela por exemplo. Talvez por que na natureza são emitidos trilhoes, quatrilhões de fótons por milésimo de segundo. Ou posso estar falando uma grande bobagem por não conseguir configurar o render apropriadamente ainda. Mas no vídeo curso do MR, no capitulo que fala do trace depth, um cômodo que seria iluminado tranquilamente em uma situação normal com apenas uma fonte de luz, precisa de uma luz adicional no Mental ray. Se forçarmos a iluminação de todo aquele ambiente apenas com a fonte de luz original, aumentando absurdamente o valor do trace depth, até conseguimos iluminar um pouco o ponto mais escondido da emissão dos fótons, mas a luz estoura muito no local da emissão. Por isso eu defendo que, mesmo o MR sendo um baita renderizador, para simular iluminação natural, podemos precisar de luzes artificiais em pontos onde a luz simulada pelo render dificilmente alcançará, sem comprometer a iluminação próxima ao ponto de emissão (uo seja, estouros na iluminação). Espero que tenham entendido, pois fica meio confuso ler sem ver as imagens de exemplo! abraços!
então, mas agora no max 2008 tem o skyportal para fazer isso sem ter que usar trilhoes de photons e de samples, ele concentra os raios externos e faz todos eles entrarem pela janela, ai não perde photons para o lado de fora da cena e a iluminação fica mais homogênia sem gastar tanto tempo de render. já testaram? é bem legal.
O ingrediente secreto é estudar, estudar, estudar, estudar, estudar e estudar.
O Rogério acabou de resumir de forma magistral todo o blá, blá, blá acima! rsrsrs
"tirmey" disse: Mucio, ... não se consegue simular com exatidão a iluminação no mundo real, onde se consegue sim uma iluminação muito mais rica e homogênea, apenas com uma fonte de luz externa, como uma janela por exemplo.... abraços!
Olá Tirmey!! Achei interessante fazer uma pequena observação quanto a esse detalhe, pois na real não existe apenas uma luz iluminando. Existe sim uma fonte de luz que é o sol. Porém ele incide sobre a superfície terrestre que reflete seus raios levando-os até a nossa atmosfera onde eles são novamente devolvidos para a gerar a chamada iluminação global. Basta observar filmes ou fotos tiradas num ambiente sem atmosfera, como o espaço sideral. Perceba que a luz se comporta igual a uma luz de scanline render, iluminando apenas o lado onde ela incide. O uso de luzes area nas aberturas, ou do novo recurso do max 2008 (sky portal), é realmente necessário. Basta observar na vida real um ambiente com a luz do sol entrando pela janela e perceber uma area de sombra difusa marcando a parede que contém essa janela... Mas mesmo tendo a noção de como funciona o mundo real e também como representar isso no mundo do max, não existe uma receita de bolo. Existem sim situações bem parecidas, mas iguais não. abraços!
Perfeito Eduardo! Realmente isso tem que ser levado em conta! A iluminação indireta é causada também pelo rebatimento dos fótons que são refletidos pela atmosfera. Eu não tinha levado em conta que não só a luz incidente do sol, mas também esta luz da atmosfera é que incidem num ambiente fechado. Provavelmente se não houvesse esta segunda fonte de luz (inexistência de atmosfera) iríamos ter na vida real uma situação semelhante àquela que encontramos no Max.... resumindo: O MR é f..... E quem "gera" essa iluminação atmosférica no max são as luzes sky, e o skyportal força que esta luz entre no cômodo! Muito bem observado mesmo! você é o cara! Acho que este tópico vai ajudar muita gente a entender melhor como funcionam as luzes no mundo real, e como traduzir isso no max. abração!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138756

Últimos membros registrados: Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks.

Usuário(s) on-line na última hora: 556, sendo 7 membro(s) e 549 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Figurol696, artizynt, Varney, JesusEnzo , Thiago Couto, nildoe, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.