Ai Darlan, dá para fazer bem legal e até respeitando objetos como o piso, o rodapé e até um enfeite que esteja perto da janela.
Para ficar bem natural é melhor fazer animando a cortina se abrindo, porque ai ela vai aparar no lugar certo igual uma cortina de verdade.
Leia o tutorial que o Mateus te indicou, ai você vai ficar conhecendo o recurso.
Depois, você só precisa criar um Plane no lugar da cortinha e algumas esferas pequenas na parte de cima, elas vão funcionar como argolas que puxam a cortina.
Você usa o lance de anexar os vértices do tecido nas esferas, para alguns vértices da parte de cima do tecido ficarem anexados a uma esfera, tem que fazer isso em todas as esferas, então, cada uma vai pegar uns 2 ou 3 vértices do tecido.
Pronto, é só animar as esferas se movendo para o lado e o tecido vai acompanhar.
Quando parar na posição que você quer, transforma o tecido em Mesh, deleta as esferas e a cortina está pronta, só precisa aplicar um turbo smooth no final para deixar suave.