Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Mineirinho   Varginha/MG - MG
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
RHD3sign   Rio de Janeiro
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS

Portfólios Ver Mais

sassa   Piracicaba-SP - AC
sandrosp5   Brasil - SP
rodrigo bispo   SÃO PAULO - AC
druga1992   Fortaleza - CE

Duvidas com luzes fotometricas

Por: Bruno  

Em: 23/12/2007 17:13

Seguinte... estou com 2 problemas 1º Estou tentando fazer uma casa, usando medidas reais... porem qnd passo o unit para meters, as coisas ficam minimas... tipo 30 centimetros de grossura de parede parece um filete uma linha... queria saber como faço pra aumentar essa relação espaço na viewport x medidas reais 2º coloco uma luz fotometrica.. e ela fica preta... pra conseguir q ela ilumine algo, tenho q botar trocentas vezes mais forte no options dela.. ai estoura a iluminação da viewport pessoal me ajude hehehehehe abraços
cara, parece que você está fazendo um monte de coisas erradas. Primeiro que nunca pode trocar as unidades do sistema com objetos no arquivo, no Help do Max adverte sobre isso, só pode trocar o Display, para trocar as unidades tem que ser num arquivo zerado e depois importar os objetos. o segundo é ter certeza que você está trabalhando mesmo em escala real e com as unidades certas, porque é raro alguém que entenda o sistema de unidades e trabalhe na escala correta, quase todo mundo trabalha errado achando que está em escala real. terceiro que nunca deve trabalhar em metros no Max, é muito ruim e cria muitos problemas, porque tem que trabalhar com medidas minúsculas e muitas casas decimais. O Max é fixo em polegadas, então, tem que trabalhar em centímetros que é mais próximo. leia este tópico que o André explica tudo isso: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 Pelos problemas que esta tendo com photometrics, é certeza que não está na escala certa, porque quando está na escala certa as photometrics ficam perfeitas sem ter que ajudar nenhum valor.
Múcio
po vc sabe uma configuração legal pra me dizer? tipo, deixa em unidades do max e no system units uma relação boa pra trabalhar?
olha soh, eu coloquei o display como generic units e no system botei q 1 unit = 5 centimetros visualmente fico bom.. 30 centimetros estao do tamanho q eu queria q ficasse na viewport porem a target point q eu botei fico mt fraca!! ai eu n entendi nada hahaha.. pq fiz uma parede de 3 metros, e um quarto de 4x4 metros.. era pra iluminar numa boa n era? estou bolado hahahaha
Para mais informações, acessem meu blog: http://www.bobby3d.blogspot.com
não pode mudar nada no system units setup, deixa lá com Unit = 1 e Inches na lista. ai coloca centimeters no display, ai fica legal. vai pensar em centimetros no max, o que é 4 metros tem que colocar 400 quando importar do autocad desenhado em metros, vc liga o rescale na janela de importação e coloca meters na lista, chega perfeito. vc leu o tópico que eu indiquei, lá fala tudo isso.
Múcio
fala cara, to seguindo suas dicas aqui! coloquei system units de novo em inches, e deixei 1 pra 1 a relação! e coloquem em centimeters... fiz um ambiente soh pra testar de 4x4 e 3 metros de altura... um ambiente sem nada d+ .. ai botei uma target point com suas configurações originais! e olha como ficou ta mt escuro... fiz td q vc falou e ta escuro!
tá escuro porque não tem gi na cena, no mundo real tem gi. além disso depende da configuração certa dos materiais, porque a luz reflete por eles quando tem gi e se os valores não estiverem certos, vai criar muito ou pouco gi, deixando claro demais ou escuro demais, vai ficar certo quando tudo estiver certo.
Múcio
como faço para trabalhar em escala real???
vê esse tópico aqui que o pessoal discutiu bastante sobre isso e explicou como fazer: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=27899&highlight=escala
Oi gente, tudo bem? É facinho de fazer mas difícil de entender. Primeiro não pode mudar as unidades do sistema, dentro do Customize>Units Setup>System Units Setup deve estar com Unit = 1 e Inches na lista. Assim o Max está no sistema que ele vem da Autodesk, que é em polegadas. Mas você pode fazer ele mostrar as unidades da forma que você quiser. Então, entrando no Customize>Units Setup você liga a opção Meters no Display. Só que ai que vem a questão importante, o Max trabalha em polegadas e tudo nele vem configurado em polegadas. Se você trabalhar com metros vai ficar muito distante de polegadas e quando o Max converter para esta unidade, muitas coisas vão ficar com medidas minúsculas. Neste caso acontecem dois problemas graves, um é que você tem que usar medidas minúsculas em muitas coisas, normalmente com 3 casas decimais, obrigando a trabalhar com mais casas decimais e complicando a vida. O outro problema é mais grave, alguns recursos já vem com medidas pequenas, quando são convertidos para metros ficam com medidas muito pequenas, menos de 2 casas decimais e como o Max está configurado para trabalhar com duas casas decimais, alguns parâmetros podem ficar zerados e causar muitos problemas. Principalmente quando a pessoa não domina bem o programa, porque vai ver o parâmetro zerado e vai achar que o normal é ele estar zerado, sem perceber que ele é justamente o problema. Então, para evitar tudo isso é bem simples, em vez de colocar Meters na lista do Display no System Units, vocês colocam Centimeters. Assim, tudo ficará maior e não terão problemas. Trabalhem no Max sempre pensando em centímetros depois disso que vai correr tudo bem. Especificamente sobre as luzes que o Bobby perguntou, veja que uma luz de 60 velas fica fraca mesmo num ambiente, mesmo pequeno. Se levar em conta que em 3D a luz bate num objeto e "morre", em vez de ricochetear pelo ambiente até perder força e "morrer", como acontece na realidade, é normal ficar mais escuro. Quando você usa o GI na cena, a luz passa a ricochetear pelo ambiente e tudo fica mais claro. Faça um teste com uma luz comum, ela não tem Decay por padrão e não perde intensidade com a distância, veja que neste caso tudo fica claro. Por isso é melhor usar Photometrics com GI, pois fica mais realista. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138759

Últimos membros registrados: dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls.

Usuário(s) on-line na última hora: 633, sendo 12 membro(s) e 621 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Nuno, Carla Franco, Leonardo, Eng Damasceno, Moura, Sergio1987, fcaraujo2000, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, dan_df, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.