Oi gente, tudo bem?
É facinho de fazer mas difícil de entender.
Primeiro não pode mudar as unidades do sistema, dentro do Customize>Units Setup>System Units Setup deve estar com Unit = 1 e Inches na lista.
Assim o Max está no sistema que ele vem da Autodesk, que é em polegadas.
Mas você pode fazer ele mostrar as unidades da forma que você quiser.
Então, entrando no Customize>Units Setup você liga a opção Meters no Display.
Só que ai que vem a questão importante, o Max trabalha em polegadas e tudo nele vem configurado em polegadas.
Se você trabalhar com metros vai ficar muito distante de polegadas e quando o Max converter para esta unidade, muitas coisas vão ficar com medidas minúsculas.
Neste caso acontecem dois problemas graves, um é que você tem que usar medidas minúsculas em muitas coisas, normalmente com 3 casas decimais, obrigando a trabalhar com mais casas decimais e complicando a vida.
O outro problema é mais grave, alguns recursos já vem com medidas pequenas, quando são convertidos para metros ficam com medidas muito pequenas, menos de 2 casas decimais e como o Max está configurado para trabalhar com duas casas decimais, alguns parâmetros podem ficar zerados e causar muitos problemas.
Principalmente quando a pessoa não domina bem o programa, porque vai ver o parâmetro zerado e vai achar que o normal é ele estar zerado, sem perceber que ele é justamente o problema.
Então, para evitar tudo isso é bem simples, em vez de colocar Meters na lista do Display no System Units, vocês colocam Centimeters.
Assim, tudo ficará maior e não terão problemas.
Trabalhem no Max sempre pensando em centímetros depois disso que vai correr tudo bem.
Especificamente sobre as luzes que o Bobby perguntou, veja que uma luz de 60 velas fica fraca mesmo num ambiente, mesmo pequeno.
Se levar em conta que em 3D a luz bate num objeto e "morre", em vez de ricochetear pelo ambiente até perder força e "morrer", como acontece na realidade, é normal ficar mais escuro.
Quando você usa o GI na cena, a luz passa a ricochetear pelo ambiente e tudo fica mais claro.
Faça um teste com uma luz comum, ela não tem Decay por padrão e não perde intensidade com a distância, veja que neste caso tudo fica claro.
Por isso é melhor usar Photometrics com GI, pois fica mais realista.
Abraços