Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
EvandroGP   Paraná - PR
Alexandro   Cascavel - PR
Rolnei   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

SulivanSS3   Cubatão-SP
Rafaelbn   Recife - PE
Crysstek CG   Campinas - SP
Cleber Luiz Beraldo   Santo André, SP - SP

ProBoolean - porque isso??

Por: Brian Ouro  

Em: 14/01/2008 18:24

Bom, estou com um problema.. sempre q corto a casa com um outro objeto com o proboolean acontece uma mancha nas paredes... como posso fazer isso de forma correta??
Ola Brian Toledo, ja tive esse problema tb... eu solucionei aumentando o numero de vertices da box (ou qualquer material que esta usando) la na aba Parameters... Lenght Segs.... é esse ae.. mas aumenta nos 3.... è issoo... flw
www.project3d.carbonmade.com
http://estandes3d.blogspot.com
Não é bom usar boolean no max, ainda mais para abrir vãos de portas e janelas. Se for para abrir assim, é melhor abrir editando os polígonos em Poly. fazendo as paredes com o Wall, depois é só lincar as portas e janelas que os buracos são abertos automaticamente. tenta aplicar o modificador Smooth para resolver o problema das manchas, mas usando boolean pode aparecer outros problemas e criar defeitos na malha.
Eu fiz as paredes com o Wall mesmo... valeu vcs por me ajudarem!! supermax, valeu pela dica! até mais!
Então cara, faz as portas com o Doors e as janelas com o Windows do menu Creat. Depois de colocar na posição na parede, usa o Select And Link para lincar com a parede, ai vai abrir os vãos e se quiser mover as portas e janelas depois, os vãos acompanham. :) Só no caso desta porta diferente ai que você vai ter que abrir o buraco manualmente mesmo, mas ai é melhor editar com Poly clicando Edges para deletar os polígonos da abertura, porque o boolean dá muito problema e estraga a malha.
olá pessoal... me corrijam se eu tiver errado... mas o problema do boolean (pro-boolean tb) é que ele "detona" a malha... precisa acertá-la... provavelmente tem alguma edge "quebrada".. ou mal "cortada" pelo boolean... dá um zóio nisso.. mas segue as dicas do pessoal aí... rsrs eu nunca usei o wall to aprendendo a modelar ainda... e já tive uns contratempos com o boolean... abraço.
É, o próprio André não aconselha vc usar o Boolean do max, pq ele funciona considerando a malha sem volume, ao contrári do boolean do AutoCAD, que considera os objetos com volume mesmo, preenchidos. Para isso tem o plugin Superboolean(acho que é esse o nome), que se não me engano é um plugin comercial, que faz o que o AutoCAD faz mas no Max, considerando a malha como sólido mesmo, resolvendo o problema de não dar problema na malha após a operação. Abraços
Oi gente, tudo bem? O problema do Boolean é que ele dá muito problema, quando funciona direito, então, tudo bem, só não serve para aplicar Mesh Smooth ou Turbo Smooth depois, mas na maioria dos casos não funciona direito. Já o Pro Boolean que vem a partir do Max 9 é muito melhor, permite aplicar Mesh Smooth e Turbo Smooth, mas mesmo assim ainda não é perfeito como um Boolean do AutoCAD ou do Rhinoceros, só em programas de CAD que o Boolean é perfeito. Por isso que antigamente, quando não tinha o Wall para fazer a parede, a gente tinha que modelar com Box e editar manualmente os polígonos para abrir os vãos, como faz em qualquer tipo de modelagem, criando Edges, deletando a face do vão e criando as faces na espessura da parede. Porque se usar muitos booleans na mesma malha da problema. Só que as postas e janelas lincadas no Wall também usam o Boolean, então, também pode dar problema, só que é muito mais fácil de fazer de novo e de resolver. Por exemplo, não é bom ter uma parede muito grande com muitas portas e janelas, é melhor fazer a parede em pedaços menores então. Também é melhor fazer o link de todas as portas e janelas da parede de uma vez só, em vez de fazer o link de uma por uma. E depois de tudo pronto, é bom converter a parede para Editable Mesh, fixando os burados de vez e transformando o Wall num Mesh comum, para não correr o risco de perder os vãos. Abraços
Mas essas manchas sai desmarcando o smooth groups, não?!
Oi Brian, tudo bem, como ja foi explicado aqui os sistemas de boolean do max não funcionam tão bem quanto o do autocad por exemplo, por que no max não existem sólidos, e as operações boolean funcionam melhor em sólidos do que em poligonos... mas isso não é problema, as vezes a malha vem zoada com o uso do boolean, mas é facil de consertar, normalmente vem com uns vértices em locais onde não deveriam estar, bastar apagar esses vértices em editpoly, as vezes a malha vem com as arestas mais escuras, para consertar isso basta apenas aplicar o modificador smooth e não aplicar nenhum smoothing group, por que é o fato de o boolean ter aplicar smoothing groups que a deixou assim. Enfim, espero que ajude. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 702, sendo 15 membro(s) e 687 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Leonardo, Carla Franco, Luan, Frederico Wagner N. R., Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Renatto, lack francisco, Fabio Catelleno, Fabián, Roberto Movanni, Adalberto Rocha, WFortunato3D, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.