uma pequena duvida sobre photometrics - Mental Ray

Por: Diogo F. Pucci  

Em: 16/01/2008 13:10

boa tarde a todos! eu estou com uma pequena duvida sobre luzes fotometricas: há uma configuração na Free Area, q diz respeito ao tamanho q ela vai abrangir, mas eu nao entendi se eu tenho q regular esses parametros para o tamanho total da minha sala (ex: 2 metros X 4 metros) ou se eu tenho q regular para o tamanho real da luz (ex: uma luminária de teto de 60cm X 20cm)... se vcs puderem me ajudar ficarei grato! obrigado a todos!
Cara, não sei se é o correto, mas, quando eu quero simular lampadas fluorescentes tubulares, eu costumo setar as dimensões da lampada nas photometric free area.
Site sendo reformulado!!!
Oi Diogo, tudo bem? Isso depende do efeito de iluminação que você quer fazer com esta luz. Se você quer simular a iluminação da sua luminária, então, deve fazer com o tamanho dela. Mas se é uma luz secondária usada para ajudar na iluminação, ela normalmente é bem grande, para a sombra ficar bem difusa e a luz quase não ser percebida, apenas a iluminação dela. Se você olhar making of de fotografias profissionais de ambientes ou mesmo making of de filmes, vai perceber que usam diversos equipamentos de iluminação para ajudar a deixar a cena adequada para a câmera. Normalmente as luzes são colocadas viradas para o lado oposto e tem um guarda-chuva branco que reflete essa luz justamente para deixar bem difusa e não ser percebida. Em 3D fica ruim de simular exatamente igual na realidade, porque fazer a luz refletir para iluminar depende de muito mais Samples de GI e deixa o render mais pesado. Então, colocamos a luz bem grande apontada para a cena, simulando a iluminação refletida pelos rebatedores que usam em fotografia profissional, entende? Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 832, sendo 13 membro(s) e 819 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Carla Franco, Luan, Frederico Wagner N. R., Celso Borttoloto, Renatto, lack francisco, Fabio Catelleno, Fabián, Roberto Movanni, Adalberto Rocha, WFortunato3D, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.