Ajuda com materiais

Por: bruno alves  

Em: 29/01/2008 06:32

Ola. Tou com alguma dificuldade na aplicação de materiais no desenho que fiz , pois queria aplicar um material num lado de uma parede e outro material na outra face so que esta a aplicar na parede toda o mesmo material.Alguem me pode ajudar? Quem diz numa parede diz noutras partes do projecto que tou a fazer. Abraços
Olá bruno alves Uma maneira é você aplicar um editor de malha e depois o Material Mult/Sub-Object. Selecionar a parede, clicar com o botão direito do mouse, vá em Convert to e escolha Convert to Editable Poly. Feito isto no painel Modify escolha em Selection e escolha Polygon. Assim você pode selecionar o lado da parede que quiser. Em seguida vá em Polygon Properties numere os ID's para cada lado selecionado. No Material Editor clique em Get Material, e escolha o Material Mult/Sub-Object, definido a quantidade de materiais que quer criar e de acordo com o número de ID’s definidos. Aqui no Site da 3D1 tem um tutorial do André explicando melhor e detalhadamente tudo isso: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988
Oi Bruno, O Max trata os objetos por faces, e cada face tem um "nome" por assim dizer; esse nome se chama ID; e os materiais são aplicadas as faces do objeto conforme a instrução de ID que tais materiais tem. Existem duas formas de resolver o seu problema (pelo menos eu resolvo assim, com certeza existem outras formas de resolver algumas até mais fáceis). Vou tentar exemplificar a forma rápida, embora essa nem sempre seja a melhor forma, mas no caso que vc colocou ela resolve bem OK ? Fiz um exemplo rápido no max e numerei os passos nas imagens a seguir. 01. Começamos com um Box simples, e dois materiais que vamos aplicar em faces distintas do nosso box. 02. Selecionando o box, e no menu de modificadores selecione o "Edit Mesh" com isso o modificador vai ser aplicado ao BOX permitindo que façamos a seleção das faces dele isoladamente. 03. Selecionamos o material que queremos aplicar e usando o modo de seleção de polígonos do Edit Mesh, selecionamos as faces em que queremos aplciar o material escolhido. 04. Aí é só aplicar o material, e repetir a operação para as outras faces do objeto tantas vezes quantas forem necessárias. 05. Quando fazemos isso o max aplica o material as faces selecionadas e cria um novo material na cena, do tipo Multi-SubOject, que na verdade é material que está aplicado ao objeto.Cda submaterial dentro do MultiSubObject está orientado para as ids das faces que selecionamos para esse material. Com certeza o pessoal mais experiente pode dar umas dicas mais eficientes do que a minha; mas espero que essa informação te ajude, tenha uma boa semana:D
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Olá Bruno, para você fazer isso é necessário aplicar ID's diferentes nas faces do objeto e depois usar o material Multi-Sub, para aplicar as ID's, primeiro selecione o objeto ao qual pretende que tenha duas ou mais faces com texturas ou materiais diferentes, clique com o botão direito do mouse e escolha Convert To: Editable Poly, dai acesse a subdivisão polygon (tecla 4), pressione CTRL + A, todas as faces do objeto foram selecionadas, agora ainda na subdivisão, desça até Polygon Properties > Material, e na caixa Set ID digite 1 por exemplo, dai clique na face ou nas faces que deseja que fique com o outro material, e em Set ID digite 2 (pode ser o número que você quiser) e assim por diante para cada face que desejar aplicar um material diferente. Feito isso, abra o material editor (tecla M) e onde está Standart, clique e na janela que aparece escolha Multi/Sub-Object, aparecera uma janela perguntando se deseja manter ou descartar o material atual, clique em descartar (Discard) e OK, depois em Set Number, clique e digite quantos materiais pretende aplicar e confirme, agora é só clicar nas caixinhas escritas Material #? (Standart) e setar o material da maneira que deseja, para voltar, clique no botão Go To Parent e clique na outra caixinha de material e configure ele também e assim por diante. Pronto, agora é só aplicar o material ao objeto em questão, não se esquecendo de usar o modificador UVW Map na face que for usar bitmap. Espero ter ajudado... Abraço e bons estudos!!!
Site sendo reformulado!!!
Obrigado pela ajuda acho que entendi mas vou ter de treinar para aprender. Mas fazendo esta maneira isto aplica se a qualquer coisa que faça no max ou so é para paredes posso fazer isso noutro tipo de coisas tipo ( uma porta com um puxador se é feito da mesma maneira ) quem diz uma porta diz outro tipo de coisas . Obrigado a todos que poderem ajudar
Material Multi/sub pode ser usado em qualquer objeto ao qual você pretenda aplicar mais de um material...
Site sendo reformulado!!!
krys.mangini conforme foce explicou o max criaria automaticamente um terceiro slot com material mult/sub isso realmente acontece? sim pqe tentei fazer aqui e não aconteceu isso não , tem que habilitar alguma coisa no max para que isso aconteça?
Avila, O material criado fica aplicado ao objeto, mas não aparece instantaneamente no editor de materiais, para que ele conste lá vc precisa selecioná-lo. Para isso vc tem que ir em GET MATERIAL -> SCENE -> e selecionar o material em questão, ou então simplesmente usar o "conta-gotas" que fica ao lado do nome do material e clicar em cima do objeto com o material aplicado na cena para que o material em questão abra no slot selecionado no editor de materiais. Não sei se é bem isso que vc queria saber...espero ter ajudado. Abraço
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Bom todo mundo falou sobre IDs, mas olhando rapidamente o que os demais escreveram, me parece que faltou uma opção. E se o meu obejto for um plane, e eu quero colocar em cada lado uma textura diferente. Com IDs não é possível fazer isso. Pra fazer isso tem que se usar um recurso de "double side". Segue ai como fazer: Utilize o material Double Side, no primeiro canal vc coloca o material que vai ficar nas faces da frete, e no segundo as faces de traz. Pronto! :lol: :lol: Mas ainda tem mais uma opção, o translucency, onde vc pode definir se esse material vai ser translucido e uma face vai interferir na outra: Segue um exemplo de uma ótima utilização para esse recurso:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 826, sendo 13 membro(s) e 813 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Carla Franco, Luan, Frederico Wagner N. R., Celso Borttoloto, Renatto, lack francisco, Fabio Catelleno, Fabián, Roberto Movanni, Adalberto Rocha, WFortunato3D, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.