Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
Luiz   São Paulo - SP
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Luciano BT   Araras | SP - SP
guiguerra   Fortaleza - AC

Portfólios Ver Mais

g2guilherme   Curitiba-PR - PR
danilolimatattoo87   Taubaté / São Paulo - SP
DigO   São Paulo

equipamento estação total sobre topografia

Por: Andreia desenhista  

Em: 29/01/2008 13:58

Olá amigos, estive bastante afastada e estou retornando, rsrsrs. mas estou preocupada com a quantidade de duvidas no cad 2D, não vi mas nenhuma, peço que não me abandonem pois preciso muito do auxilio de vc's sempre, rsrsrs, falando nisso tive uma proposta para free lance para Topografia com coordenadas que vem de um equipamento chamado estação total, alguem de vc's conhece este equipamento, sabe como ele descarrega as coordenadas em utm? ;) abraços, sucesso a todos , Andreia.
O MELHOR DA VIDA É ESTAR VIVO...
Ai Adriana, eu não conheço muito disso, mas deve ser um teodolito mais moderno. Antigamente o teodolito mandava os pontos para o AutoCAD e ai a gente brincava de ligar os pontinhos para fazer as curvas de nível. Acho que hoje esse equipamento já deve mandar com as linhas feitas e se duvidar até a malha. :) Depois que você tiver as curvas de nível você importa no Max e aplica o Creat>Compound Objects>Terrain. Ai ele cria a malha do terreno.
bom estaçao total é basicamente isso mesmo, na empresa q trabalho usa-se o soft Geosis pra descarregar os dados, e importa-se dentro de outro chamado Topographpra depois mandar pro CAD...mas depende do q vc for fazer ae ok? fala mais q as vezes posso ajudar abraços
Olá Andréia! Felizmente acabei de fazer um trabalho utilizando esse tipo de equipamento aqui em manaus e estou bem por dentro de como funciona. A estação total é um equipamento que serve para medir espaços de forma cartesiana, ou seja, sem considerar a curvatura do globo terrestre. Utiliza-se uma máquina sobre um tripé e um prisma sobre um bastão nivelado. Assim, a máquina armazena os dados em 3 dimensões que podem ser descarregados no computador num programa chamado topograph. No topograph chegam os pontos que devem ser ligados e também chegam todas as coordenadas desses pontos como azimute etc... a estação total é muito mais do que um teodolito, porque o trabalho é armazenado e as tabelas já chagam praticamente prontas. Antigamente era tudo feito manualmente. Outro aparelho muito utilizado em topografia é um gps de georeferenciamento. Esse é mais indicado para grandes áreas e utiliza leitura por satélite. A desvantagem do georeferenciamento em relação ao uso de coordenadas cartesianas é que o GPS sofre com falta de sinal em áreas fechadas como floresta, nuvens carregadas ou áreas internas... no mais é isso.. espero ter ajudado! abrsço!
Olá amigos, obrigada pelas dicas, eu já trabalho com cartografia, mas faço a planta de situação e detalhes encima da folha cartográfica, depois que ela esta na escala de 1:50,000 ou 1:100,000 eu vetorizo todo o desenho, as curvas de nivel eu ainda me bato bastante pra fazer, com off set nao dá certo, geo referenciamento tbem uso as linhas da folha. quando a imagem permite uso o google pra ajudar mas nem sempre a imagem ta boa. trabalho com mineração jazidas com varios tamanhos em hectares. gosto do que faço, esse é um free lance que já foi fixo, aprendi a trabalhar no cad trabalhando nessa área, gostaria de conhecer esse progarma de topografia pra melhorar meus conhecimentos. obrigada, abraços, Andreia. ;)
O MELHOR DA VIDA É ESTAR VIVO...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 665, sendo 10 membro(s) e 655 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Leonardo, Victor Mendonça, Geraldo Nunes, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.