Colocar Texturas Diferentes em Faces Diferentes de um BOX

Por: arq.marceltoledo  

Em: 30/01/2008 17:01

Sou novato no 3DSMax É que faço todo o modelamento no AutoCAD e depois importo no 3DSMax para dar "vida" a ela... E estou tendo dificuldades para aplicar um material em uma face de um box, e um outro material na sua outra face. Eu li e reli os tutoriais UVW Maping e Multi-Sub Objetc aqui da 3D1, mas não estou conseguindo... Por favor, peço a colaboração de vocês. E no que eu puder a ajudar, me prontifico a fazê-lo o mais breve possível. Abraços
ai cara, bem vindo aqui no site. se vc ja leu o tut de multi/sub-object, fala ai onde está tendo problema. vc tem que selecionar as faces do box pelo editable mesh e colocar um ID igual ao que colocar no material do multisub-object
Fala Colega! Seja bem -vindo aqui no forum do 3d1!! A dica do amigo supermax de usar IDs seria o método mais correto para se trabalhar de forma organizada. Principalmente quando temos um objeto com muitos materiais como uma árvore ou um robô. No caso de um box, ou de uma sala, onde temos o mesmo material aplicado em todo o objeto exceto em uma face, eu costumo esquecer um pouco o lance dos IDs e faço da seguinte maneira: Primeiro vc aplica o o material que vai predominar, depois seleciona o objeto e converta para editable poly (clica no botão direito para ter acesso). depois no menu modifier, tu seleciona "face" e clica na face do cubo ende vc vai aplicar o outro material. Essa face deve ficar vermelha ao ser selecionada. Daí é só aplicar o outro material. Espero ter ajudado! abraço!
Valew SUPERMAX, agora sim... Obrigado EDUARDOQF, valew pela dica da questão de organização..., mas tb é bom saber que tem métodos diferentes... Não vejo a hora de terminar a texturização e renderizar minha primeira imagem para postar para o grupo... Um grande abraço! Marcel Toledo
E aí Arq. Macellotoledo, tudo blz ? Seja bem vindo ao forúm de 3D + movimentado do Brasil. Essa dica do Eduardoqf aí é uma boa pra não ter tanto trabalho, eu mesmo utilizo isso em muitos casos, como exemplo faço isso em box quando preciso utilizar apenas dois materiais e mapeamentos diferentes. Nesse caso você aplicaria o material aplicaria o mapeamento depois utilizaria o recurso dito pelo Eduardoqf pra aplicar o segundo material e mapeamento. Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Oi Marcel, tudo bem? Quando terminar a texturização, posta aqui para gente ver, e se tiver qualquer problema, posta aqui também que damos uma força. No começo parece difícil, mas logo você vai estar texturizando o projeto todo em minutos. Tome cuidado com objetos primitivos do Max porque eles já vem com ID definido, então, se você seleciona uma face e coloca um número de ID que ele já usou, vai misturar com o ID pré definido. As portas e janelas por exemplo, já vem com 5 IDs, os dois primeiros são da parte interna, os dois últimos da parte externa e o ID número 3 é o do vidro. A parede vem com 4 IDs, um de cima e de baixo, um das laterais, um para a face interna e outro para a face externa. O box primitivo do Max já vem com 6 IDs, um para cada lado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 741, sendo 13 membro(s) e 728 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.